Autor |
Mensagem |
Ninja I Am Veterano |
# mai/04
Ola pessoal do forum, eu ja participo dele mas com outro nick e como meu topico de hj jah era e eu tinha mais uma duvida criei outro.Bom mas minha duvida é o seguinte eu tirei uma base de uma musica, Used to love her do gnr, e quero improvizar um solo em cima dela, são os seguintes acordes: D,A,G,A, alguem me corija se eu tiver errado. Mas como eu descubro qual escala devo usar, para essa base ?? qual é seu campo harmonico ?? como eu descubro isso ??
|
gustavo macaco Veterano |
# mai/04
· votar
sola em D, oia o campo harmonico:
D7+ Em7 F#m7 G7+ A7 Bm7 C#m7(5b)
|
Ninja I Am Veterano |
# mai/04
· votar
gustavo macaco
Tah e como eu faco pra saber issoD7+ Em7 F#m7 G7+ A7 Bm7 C#m7(5b) é o campo harmonico
|
# mai/04
· votar
putz cara dá uma lida em campo harmonico que vc vai entender melhor, mas pra simplificar vc pega a escala maior e monta os acordes segiundo isso aqui:
IM7+ IIm7 IIIm7 IVM7+ VM7 VIm7 VIIm7(5b)
sendo os algarismos romanos os graus da escala.
ah, no caso vc pode solar em D ou em Bm, que é sua relativa ok?
|
thifm Veterano |
# mai/04
· votar
Ninja I Am
www.bendseligados.hpg.com.br
tem um material bacana sobre campo harmonico
|
_Wander_ Veterano |
# mai/04
· votar
gustavo macaco
tá mandando bem em garoto...
tá estudando!? = ]
|
# mai/04
· votar
_Wander_
eheheh de leve
|
_Wander_ Veterano |
# mai/04 · Editado por: _Wander_
· votar
gustavo macaco
ah, no caso vc pode solar em D ou em Bm, que é sua relativa ok?
exatamente, mais pra ficar legal também, voce pode solar na "relativa segunda", que é o III grau do campo harmonico.
Como o campo harmonico que voces estão citando é de D, a relativa segunda será F#m
Relativa segunda = Modo Lídio
Relativa Segunda de D = D Lídio
=]
|
maggie Veterana |
# mai/04
· votar
thifm
www.bendseligados.hpg.com.br
Boa dica, vou acrescentar no Site List.
|
LeandroP Moderador |
# mai/04
· votar
Você pode usar pentatônica de Bm e F#m, além da penta de D para o acorde D. Veja no tópico "glossário de acordes" que D, Bm e F#m exerce uma função de tônica. Então essas 3 escalas soam bem em D.
Para o acorde A, uma penta maior do acorde é ótima, e se for uma penta b7 melhor ainda. A penta de F#m também soa bem.
E para o acorde G pentatônica de Em, que é relativo de Sol maior.
Pra todos acordes os arpejos também são boas ferramentas.
Divirta-se!
|
Tenente Villa Veterano |
# jul/04
· votar
veja só. vou dar minha opinião. faço assim e sempre dá certo. primeiro descubra o tom da música. No caso desta música do gun's, o tom é D. Consequentemente você pode pegar a escala de ré ou então de sua relativa, ou seja, o Bm, e, quanto ao improviso, aí é só se divertir. Espero que tenha entendido sua pergunta.
|
Tenente Villa Veterano |
# jul/04
· votar
por outro lado, se pegar, por exemplo, Knockin on a heaven's door do Gun's, o tom é G. Sendo assim, utilize-se das escalas de G e de Em que é sua relativa. fui.
|
Richard Guitar Veterano |
# jul/04
· votar
primeiro c testa algumas pasagens q c vai fazer, é bom "ensaiar" o improviso antes.. se é q vc me entende
|
claretimus Veterano |
# jul/04
· votar
claro q isso tudo q a galera falou ta mais ou menos correto...
é legal vc ter uma "escala q vc sabe q da pra usar" etc...
mas o importante é vc saber q não existe algo do tipo:
"Olha, é isso q vc usa, e é assim q vc faz"...
o legal é vc usar a escala como uma referencia para nao sair da tonalidade...mas vc deve explorar a sonoridade de cada nota e o intervalo criado pela mesma em cima de cada acorde, entende?
experimenta solar em cima de uma harmonia um poko diferente tipo, acordes com 7ªMaior ou 5ªdiminuta...vc vai ver, isso é bom pra treinar... :)
valeu
|
Marisco Veterano |
# jul/04
· votar
Algo que também pode ser feito é encarar essa harmonia modalmente. Nesse caso usando a escala de Re Maior se consegue a intenção jônio, já que o D é o centro tonal da progressão.
Procura ressaltar o intervalo característico (nesse caso a sétima maior - C#) e veja a alegria que transpira do solo...
|
Digao Veterano |
# jul/04
· votar
claretimus
assino em baixo...
Ninja I Am
mas voltando ao assunto... mete uma classica penta de am q vai no ponto...
|