Escala Menor Harmônica

    Autor Mensagem
    Fábio Lyrio
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: Fábio Lyrio


    A Escala Menor Harmônica origina-se da escala relativa menor, VIº grau da escala maior - Modo Eólio, substituindo-se o intervalo de sétima menor (7) pelo intervalo de sétima maior (7+).

    Escala menor Relativa

    A (eólio): A B C D E F G A
    T 2 3b 4 5 6b 7 8
    1 1/2 1 1 1/2 1 1


    Escala Menor Harmônica

    A (eólio7+) A B C D E F G# A
    T 2 3b 4 5 6b 7+ 8
    1 1/2 1 1 1/2 1e1/2 1/2


    A escala menor harmônica é muito explorada por vários guitarrístas, dentre eles Yngwie Malmsteen, Borislau Mitic e George Bellas em Mind Over Matter (São alguns).

    Aqui vai uns licks pra quem quiser brincar... Porém dou um conselho: não fique viciado decorando licks, patterns, etc... ficar igual um louco procurando tirar famosos trechos de músicas, por do exemplo: guns, não te leva a nada... Procure estudar bastante teoria, primeiro saber o que vc está fazendo, aí vc pode estudar licks que são como leques de opções na hora do improviso... Pegue na Net um metronomo ou compre um, e estude... falei

    Atenção: não vou escrever H nem P... entenda pelo sentido dos dedos, mas todos os licks é executado com H e P

    bpm=150


    ~
    e-------------10--12--13--12--10-----------------------
    B-10--12--13----------------------13--12--10--9-s--23--
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    [T]
    e----16--17------16---------------------------------------
    B------------18------17--16--15--17------17------17-------
    G------------------------------------17------16------14---
    D---------------------------------------------------------
    A---------------------------------------------------------
    E---------------------------------------------------------




    ~
    e-----------13----------------13----------------13---------
    B-----10-12----12-10----10-12----12-10----10-12----12-10---
    G--13----------------13----------------13----------------13
    D----------------------------------------------------------
    A----------------------------------------------------------
    E----------------------------------------------------------





    e---------------------------------13-10-------13-16-13-10----16-s-19-- --
    B--13-10-12-9------12-15-12-------------12----------------13---------- --
    G-------------10------------13-------------10------------------------- --
    D----------------9-------------12------------------------------------- --
    A--------------------------------------------------------------------- --
    E--------------------------------------------------------------------- --





    e----------------12-16-17-13-17-12-13----13----13----13----------
    B-------------13----------------------15----13----12-------------
    G----------14-------------------------------------------14--13--
    D-------14-------------------------------------------------------
    A-10-15----------------------------------------------------------
    E----------------------------------------------------------------

    Fábio Lyrio
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    desculpa ai, é a primeira vez que edito essas tabs... as 3 ultimas sairam meio juntas... e as linhas ficaram meio desiguais... mas valeu... na proxima capricho!!!

    Fábio Lyrio
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Solo do Ardanuy, legal por que é cheio de string skipping (diversos saltos de corda), que dá pra treinar pontaria e ataque, inclusive se vc domina arpeggios, pode usar com saltos. A célula rítmica deste solo é em quintinas (cinco notas por tempo), se puder ouça a música e tente executar.
    bpm = próximo a 150
    4/4


    C#m

    e------------------------------9-11-12-11-9--------------------
    B--------------------------------------------------------------
    G--------------------------------------------13-11-9-11-13-----
    D--11-14-13-11-------------------------------------------------
    A--------------------------------------------------------------
    E--------------16-14-12-14-16----------------------------------


    G#m

    e--------------------------------------------------------------
    B--9-10-12-10-9------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D----------------13-11-9-11-13-6-7-9-7-6-----------------------
    A--------------------------------------------------------------
    E----------------------------------------11-9-7-9-11-----------


    A

    e---------------------------5-7-9-7-5------------------------
    B------------------------------------------------------------
    G-------------------------------------9-8-6-8-9--------------
    D------------------------------------------------------------
    A--7-9-11-9-7------------------------------------------------
    E-------------12-11-9-11-12----------------------------------



    E B


    e------------------------------------------------------
    B--5-7-9-7-5----------------------------------------------
    G----------------------4-6-8-6-4-----------------------
    D------------9-7-6-7-9---------------------------------
    A--------------------------------9-7-6-7-9-------------
    E------------------------------------------------------


    C


    e------------------------8-10-12-10-8--------------------------
    B--5-7-8-7-5--------------------------8-7-5-7-8----------------
    G--------------------------------------------------------------
    D------------10-9-7-9-10---------------------------------------
    A--------------------------------------------------------------
    E--------------------------------------------------------------



    Am

    e------------------------5-7-8-7-5--------------------------
    B--5-7-8-7-5------------------------------------------------
    G----------------------------------9-7-5-7-9----------------
    D------------10-9-7-9-10------------------------------------
    A-----------------------------------------------------------
    E-----------------------------------------------------------



    Em

    e----------------------12-14-15-14-12-----------------------
    B--5-7-8-7-5------------------------------------------------
    G--------------------------------------16-14-12-14-16-------
    D------------9-7-5-7-9--------------------------------------
    A-----------------------------------------------------------
    E-----------------------------------------------------------



    B

    e--11-12-14-12-11------------------------------------------------
    B----------------------------------------------------------------
    G-----------------14-12-11-12-14---------------------------------
    D---------------------------------13-14-16-14-13-----------------
    A------------------------------------------------17-15-14-15-17--
    E---------------------------------------------------------------12-


    flpmartin321
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    qual a finalidade do topico????

    Fábio Lyrio
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    flpmartin321,

    dar dicas quem não sabe tocar ainda... vc se enquadra?

    Ice Bergh
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    começo a brigar ja?

    Vern
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    flpmartin321
    Fábio Lyrio

    Sem brigas.

    Fábio Lyrio

    Se quer ajudar explicar para todos o que é A B C D E F G A que muitos podem não saber, por incrível que pareça. E para explicar a menor harmonica explica 1° escala diatonica (maior) depois a menor, os intervalos, o porque para depois entrar na menor harmonica. De nada adianta o cara saber as notas e os shapes e não saber UTILIZA-LAS.

    Jason
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Vern
    isso ae

    4QU1L4
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    pow.. descente esse topic... valeu.. me serviu bastante..
    nao sabia q existia essa escala..

    Agente Smith
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Topico loko!

    Fábio Lyrio
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Qué isso gente... não estou brigando não... acontece que o cara tá na minha cola desde que comecei a visitar o forum, não sei porque...

    Vern, Não entrei aqui pra dar aula, dou umas dicas que acho interessante, e tambm coleto bastante informação aqui. Veja bem, não entrei explicando a escala diatonica, campo harmonico, intervalos e afins porque existe um tópico levantado pelo LeandroPanucci que dá conta do recado, e talvez existam guitarristas que já manja de básico e procura algo um pouquinho mais além do habitual, ok? Muitos guitarristas manjam de campo harmonico, escalas Maiores, menores, arpeggios e não sabe nem o que é CAGED, cadência Harmonica ou acorde de emprestimo modal. Não aconselho ficar preso em licks, shapes, mas como frisei, o cara tem que manjar teoria, e saber quando e onde aplicar. Se o topico não serve pra vc (independente do seu nivel tecnico), apenas contribua com o que vc achar que vale a pena, mas pra muita gente deve servir.

    não quero e nem to arrumando briga aqui, só tou afim de dar umas dicas pra rapaziada, o que eu não tive quando comecei a tocar, valeu?

    Desculpa a todos se estou encomodando.

    Mr Laney
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Mandou bem .... Tanto no topico como no nivel da resposta, muito bom.

    Vern
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Fábio Lyrio

    apenas contribua com o que vc achar que vale a pena, mas pra muita gente deve servir.


    Repentindo estou contribuindo fazendo a "errata" do seu tópico. Antes de entramos em algo "novo" necessitamos do que vem antes, já voi o tópico do Leandro, mais não custa nada colocar, SÓ LEMBRANDO e cita para não pegarem o bonde andando. Não precisa dar aula, mais sim dicas completas. Porque ao meu ver está muito vaga a dica.

    Outra coisa, encara uma opinião como OPINIÃO e não como crítica.

    i am
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    ninguem é obrigado a entrar nos topicos e nem postarem as suas ideia, vc posta aki as suas duvidas ou o q vc pode contribuir para o conhecimento do seu proximo. se o cara quis postar sobre menor harmonica, legal, para alguem vai ser interessante, mas se algeum nao souber nem sobre cifra , q esse alguem procure um topico q trate do assunto ou poste assim "quero aprender cifras"ou coisas do genero, garanto q vai haver milhares de pessoas para lhe explica-lo. acredito eu q aki nao tem ninguem para ensinar e sim para compartilhar conhecimentos, pq se alguem quiser ensinar q procure os seus alunos e estipule um valor pois ensinar de graca fica dificil.
    agora, procuremos ser mais compreensivel.

    Vern
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Por exemplo, eu sou Professor, dou aula, sou formado pelo Villa Lobos, continuo estudando até hoje, eu não preciso ficar colocando nada aqui saca. Se você quer colocar ótimo, é de grande ajuda para a galera, e uma coisa aprenda a ouvir críticas e opiniões diferentes da sua. Isso é totalmente normal, presta atenção no que eu escrevi que só tem a acrescentar no seu tópico.

    i am
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Vern
    o cara postpou sobre menor harmonica, se vc acha futil a ideia do cara pq vc nao procura falar entao sobre algo q vai ser util aos iniciantes. Em vez de criticar o cara procure contribuir para q as pessoas possam aprender. se nao quiser td bem mas entao nao o critique e nem opine.

    Vern
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    i am

    1° - CRITICO SIM, estou criticando para melhor entendimento do tópico.
    2° - Esse cara já está doido para arrumar pinimba comigo,
    3° - "se vc acha futil a ideia do cara pq vc nao procura falar entao sobre algo q vai ser util aos iniciantes."
    R: Você sabe ler ? Falei Fútil algum momento ? Se falei me mostra porque não lembro (rs). Eu não preciso mostrar para ninguem em FORUM não, a galera aqui me conheçe tem meu contato e já ajudei MUUUUUUUUUUUUUUUITA gente que frequenta esse forum. Não preciso colocar VITRINE aqui não, eu ajudo quem quiser é só me procurar.
    4° - Por favor não pega o bonde andando para não falar besteira como falou agora. Não Critiquei O CARA como você disse. E sim dei uma dica para melhorar o tópico.

    king_arthur
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    i am
    ninguem perguntou nada sobre menor harmonica... se alguem tivesse com duvidas perguntaria... pra isso que o forum serve... o cara chego tentando mostra que eh bom , que ajuda os iniciantes e que sabe sobre menor harmonica...

    Vern
    isso nao t lembra o nosso velho amigo Beto Guedes?

    Vern
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    king_arthur

    hehehehe, um pouco mais Betão tá sussegado.

    ziotti
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    king_arthur
    o cara chego tentando mostra que eh bom , que ajuda os iniciantes e que sabe sobre menor harmonica...

    q q o kra fez pra mostrar que é bom? escreveu um post bem massa sobre menor harmonica?

    o kra soh ta tentando ajudar!

    i am
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    certa vez lancei este topico: http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&topic=427 05&forum=3&page=-1

    que tem como titulo "Tudo q vcs precisam", q tem um link com varias coisas sobre instrumentos, ampli e efeitos.

    SERA Q FIZ ISSO PARA DIZER Q SOU SINISTRO????? E SINISTRO EM Q????????


    nao tenho motios para me vangloriar de nada, nao aprendi a tocar sozinho (alguem me ensinou), minha guitarra nao fui eu q fiz (foi comprada), nao toco pra mostrar o q sei (toco pq gosto), portanto nao existe motivos para me exaltar, pois se sei o q sei é pq aprendi com alguem q tb aprendeu com outro alguem. E aki tb ninguem pode se exaltecer pq tudo q vc's sabem foi pq alguem um dia ensinaram a vc's, caso contrario desisto de tocar guitarra!!!!!!!

    Dogs2
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    E aki tb ninguem pode se exaltecer pq tudo q vc's sabem foi pq alguem um dia ensinaram a vc's, caso contrario desisto de tocar guitarra!!!!!!!

    Então desista. hehehe brincadeira

    LeandroP
    Moderador
    # mai/04
    · votar


    Tô sentindo uma certa "maldade" por aqui. O Vern tem uma certa razão em "cobrar" pelo menos uma comparação com a escala menor pdrão pra se ter uma idéia sobre o que diferencia as duas escalas. Vejo isso mais como uma crítica construtiva do que uma coisa pessoal.

    Agora os outros, que não tem uma opinião formada estão simplesmente esnobando o que o Fábio Lyrio postou.

    Pessoal, não é por aí. Isso é, de uma certa forma de utilidade pública. Ninguém me pediu pra escrever um "Glossário de Acordes" e eu fiz por vontade própria com um único propósito, que não é me exibir, e sim fazer com que todos falem a mesma língua (o que parece difícil por aqui).

    Fábio Lyrio

    Só mais uma crítica, que espero que seja construtiva:

    Escreva suas idéias num bloco de notas por exemplo e tente evidenciar as suas explicações.

    Continue trazendo aqui informações que julga ser interessantes e não se assuste com alguns usuários daqui. Pra que muitos sejam "os melhores" é necessário "pisar" sobre as outras pessoas. Aproveite o que realmente valoriza e deixe de lado as críticas que não te levarão a lugar nenhum.

    Seja bem vindo e parabéns pela iniciativa.

    Já tô de saco cheio de "qual guitarra é melhor", "qual o melhor baixo de luthier brasileiro", "o que eu compro" e coisas do gênero.

    Fábio Lyrio
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    em hipotese alguma queria arrumar confusão, e agradeço a todos, os que me criticaram de forma "construtiva" e os que apoiaram o topico. Não preciso provar que sou bom, por que mesmo que fosse, existiria sempre alguem melhor... Quanto ao que Leandro Panucci disse no inicio de sua opinião, eu coloquei uma comparativa escrevendo a menor relativa (no caso A) e a Harmonica e o que altera.... Logico que não deixei tão claro... mas blz, obrigado leandro pelo apoio...

    Vern, vc tc: "Esse cara já está doido para arrumar pinimba comigo"... vc deve ter me entendido mal em qualquer situação... não vou e nem quero arrumar briga com vc ou outro se nem te conheço cara!

    O que acontece, eu tambm dou aula, e sinto prazer de certa forma ajudar, sem egoismo, as pessoas que tenham vontade de se aperfeiçoar na guita ou qualquer outro instrumento... O Vern disse que meu topico começou meio vago, que deveria explicar antes o inicio de tudo, desde de duração de nota, história da música, bater bona, escala diatonica, etc... pra depois explicar a harmonica que não difere em muito da menor relativa. O forum não dá suporte pra tanto vern, aqui só tem TAB... Me sinto um pouco limitado com isso, e achei interessante explicar só um pequeno topico, e simples, sobre harmonica e sobre saltos.... Veja bem, pra alguem serviu! Alguem que ja conhece o inicio e gostaria de arriscar uma a mais da convencional... Mas deixa pra lá...

    falou

    A11anF1y
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Fábio Lyrio

    É isso aí cara, tá bonito o que tú escreveu. Tá legal, muito interessante e bem apresentado, continue assim.
    O conhecimento é para ser compartilhado, mesmo que incomode muitos.
    Eu não entro aqui há muito tempo (fui banido e estava viajando pelo trabalho), e quando voltei para dar uma olhada vi que as coisas não mudaram muito.
    Aqui é a fogueira das vaidades, muitos ficam com medo de quem sabe alguma coisa, outros não sabem porra nenhuma, outros fingem que sabem, outros procuram evitar que outros saibam, outros gostam de aprender, outros de ensinar, outros de malhar, etc...

    Bem vindo ao inferno das vaidades........

    Fear of the dark
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    ah va a merda nem vo ler tudo isso
    (as discuções)

    ja o topico gostei, ja sabia disso, mas ta valendo deixou bem claro pra quem nao sabia

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala Menor Harmônica