Polirítmo: quiálteras ao quadrado!

    Autor Mensagem
    Skema
    Veterano
    # mai/04


    Queria saber se alguém já pirou em poliritmias como eu...

    Compassos (ou subdivisões) ímpares em sincronia com compassos pares ou ímpares diferentes.

    Por exemplo:
    Na parte final da música "SANE" do MESHUGGAH (http://www.meshuggah.net) o batera marca no crash um compasso 9/4 , no bumbo ele acompanha a guitarra num 3/4 (acredito eu) e a caixa eu nem sei o q ele faz (se alguém souber me fale)
    tentem pegar essa música...
    Os caras do Meshuggah são aclamados "deuses" da poliritmia, tanto q eles usam isso em TODAS as músicas.
    Outro exemplo é na música "Humiliative", o baixo e a guita fazem um compasso 5/4 e a batera fica no 4/4.

    Por isso que eu falo q se vc treinar poliritmos, as quiálteras acabam ficando fáceis...
    FALOW!!
    Erik

    Leandro
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Skema
    Vou baixar umas músicas deles, depois eu comento aki. ;)

    Skema
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    esqueci de falar...
    O som do Meshuggah é bem extremo, pesadão e gritado...
    O TOOL tb abusa de poliritmias, e fazem um som mais leve...
    Mas sobre eles eu num sei nenhum exemplo...
    flw!

    Johnny
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Qual é o problema com poliritmia? Realmente pra quem inicia um estudo sobre o assunto ou tem dificuldades em pontos mais básicos é mais complicado mesmo! Mas depois que vc passam um tempo tocando em grupo, seja orquestra, banda, dupla, vc passa a pegar uma maior sensibilidade e o negócia fica espontâneo! Chega uma hora que vc passa a tocar com a poliritmia associada a uma boa dinâmica e até com variação de andamento como se fosse algo trivial. Acho que ter uma boa dinâmica é mais dificil que executar bem a poliritmia, pois a poliritmia é só leitura!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    O que é quiálteras?

    Johnny
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Quiáltera é uma outra forma de dividir os tempos de um compasso. Pode ser dividir um tempo em 3,5,6,7,9,10,11,12,13 partes iguais fora do convencional 1,2,4,8,16 que simplesmente divide as partes em 2 iguais.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Johnny
    quais sao as figuras usada pra essa divisão de compasso?

    Johnny
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Vou dar um exemplo! Se o compasso for 4/4 a unidade de tempo será a semínima, certo? Desta forma vc pode ter 2 tipos de quialteras, as lentas e as rápidas! As rápidas vc terá 3 colcheias no tempo de uma semínima e a figura usada são 3 colcheias unidas por uma "ligadura" e assinalado um "3". As quiálteras lentas seriam 3 colcheias no tempo de 2 semínimas e a figura é da mesma forma!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Johnny
    ahhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!

    então já sei o q é quiáltera.

    Já vi isso em partituras, de canto até, mas não sabia o nome que este era o nome.


    Valews!!!! \o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Polirítmo: quiálteras ao quadrado!