escala curva..

Autor Mensagem
    Cyber Vegeta
    Veterano
    # mai/04

levei minha guita no luthier ontem.. pq ela tá trastejando mto.. segundo ele, eh pq a minha escala não é retinha, ela é curva(como é o nome certo para esse tipo de escala?).. tipo, os trastes são meio q convexos. por outro lado, a minha ponte é retinha, e daí eles ficam incompativeis.
    quando eu for fazer uma troca de trastes, eu aproveito e mando ele deixar a escala reta.. diz ele que vai me cobrar só a troca.
    agora eu pergunto: quais as vantagens e desvantagens de uma escala plana, e uma que é curva?

Muriciobr
    Veterano
    # mai/04
    · votar

Uma vez um luthier me disse que essa curva chama-se abaudulamento. Isso tem muito nas guitarras modelo stratocaster. Guitarras com abaudulamento acentuado são mais para ponte fixa, com abaudulamento menos acentuado ou reto são para guitarras com floyd.
    Pegue uma Fender e compare com Jackson ou Ibanez com Floyd para vc ver a diferencia dos braços.

Dizem q a escala curva é mais gostosa pra dar bends e vibatos.

Eu particularmente não vejo tanta diferencia entre as duas

Cyber Vegeta
    Veterano
    # mai/04
    · votar

hum..
    bem.. na minha, ou eu deixo a escala plana, ou troco a ponte.. acho que fica mais em conta mexer na escala hehe

Tripa Seca
    Veterano
    # mai/04
    · votar

quanto mais plana for a escala melhor para bends, sem trastejos

Alex Pires
    Veterano
    # mai/04
    · votar

Na verdade quanto mais reta, mais legal de dar bends e vibratos. Como o bend e o vibrato nada mais é do que uma movimentação vertical na corda...se a escala for curva a corda vai ter que se adaptar a curva da escala tanto no bend quanto no vibrato, ja se a escala for mais reta, essa adaptação é quase nula.

O nome disso é radius (abaulamento) em ingles e ele é medido em polegadas. Vai de 7,5'' até 16''. Quanto maior o número, mais reta será a escala. Se eu não me engano as mais abauladas (Com menos radius, Mais curva) são as das fenders antigas, as menos abauladas são da Ibanez,Jackson,Carvin...São escalas que tem mais de 12'', são braços bem retos.

Alex Pires
    Veterano
    # mai/04
    · votar

A escala curva é melhor para se fazer acordes (Principalmente aqueles com pestana), só que ela não permite uma ação tão baixa quanto as escalas mais planas e o bend e o vibrato fica mais dificil pela própria altura das cordas.
    A escala plana funciona de maneira oposta, é melhor para fazer bends e vibratos por causa da altura das cordas, mas é um pouco desconfortavel para executar os acordes com pestana.

Cyber Vegeta
    Veterano
    # mai/04
    · votar

as golden são planas também, né?
    e se o luthier deixar a escala plana.. o serviço será q fica bom?
    acho q no meu caso, o melhor é a escala sem abaulamento...

Muriciobr
    Veterano
    # mai/04
    · votar

Cyber Vegeta
    Eu acho q sim

kaskudo
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: kaskudo
    · votar

Cyber Vegeta
    sua guitarra não tem ajuste individual de altura das cordas?

qual a marca e modelo?

CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar

Alex Pires,perfeita a sua explicação. Gostaria de acrescentar apenas para efeito informativo que as escalas das Fender antigas e das reedições têm em geral raio de 7.25 e as novas têm raio de 9.5 graus. Existem raios maiores (escalas mais planas) de até 20.0 graus e as pontes (as boas) de modo geral têm os carrinhos acaptaveis às escalas,possuindo parafusos individuais que fazem cada carrinho subir ou descer conforme a necessidade. Pontes tipo Floyd Rose não combinam com escalas que tenham raios menores do que 16.0 graus, embora as Fender que vêm de fábrica com essa ponte tenham a mesma escala de 9.5 graus. A tendência das guitarras mais modernas para os "frita-bifes" é a de escalas com raios maiores nas escalas. Quanto ao som, segundo o Leo Fender disse certa vez em uma entrevista, a sonoridade do instrumento é afetada pelo raio da escala, tanto que as primeiras Strato tinham raio de 9.5 graus e no início da década de 60 ele mudou o raio para 7.25 graus. As datas certas eu não sei direito mas sei que as escalas das Strato começaram com 9.5, passaram para 7.25 e depois passaram para 9.5 novamente, não sei se quando a CBS comprou ou quando a CBS vendeu. O certo é que a reedição 57' tem raio de 9.5 e a reedição 62' tem raio de 7.25 graus.

Cyber Vegeta
    Veterano
    # mai/04
    · votar

a minha ponte é floyd rose, nao tem ajuste individual de altura das cordas

CORVO
    a sonoridade do instrumento varia de acordo com o raio da escala..... mas um raio maior, afeta a sonoridade para a melhor ou para a pior? ou isso depende do gosto da pessoa?

CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar

Cyber Vegeta, não existe melhor e nem pior nesse caso, apenas diferente, e sim, depende do gosto de cada um. Agora eu modéstia à part sei de muita coisa nesse campo de sonoridade mas confesso não saber ao certo qual a diferença entre duas guitarras exatamente iguais apenas com curvaturas de escala diferentes. Nunca fiz esse teste.

G123
    Veterano
    # abr/15
    · votar

alguém aí sabe sobre raio composto/cônico da escala?

LeandroP
    Moderador
    # abr/15
    · votar

G123

Nunca ouvi falar. Raio da escala, pelo o que eu entendo é, quanto maior o raio, mais plana é a escala.

Iversonfr
    Veterano
    # abr/15
    · votar

G123

No raio composto a escala tem 2 raios, indo de um raio mais curvo no começo da escala e um raio mais plano la na frente da escala depois da 12a. Logico que não é uma mudança brusca. Por exemplo uma escala 9,5-16, começa com 9,5 e termina com 16 nas últimas casas. Tem guitarras da Suhr que usam bastante 10-14, a Warmoth faz braço assim, etc.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a escala curva..