Autor |
Mensagem |
junioruespi Veterano |
# mai/04
E ai galera! Eu to com problemasna hora de improvisar, eu sei fazer as escalas em todo o braço, mas na hora de improvisar em não sei como aplicá-las. Eu queria umas dicas de como aplicar as escalas , por exemplo , numa progressão EM-G-C-D, eu sei q o campo Harmonico é G Maior, agora eu não consigo aplicar as escalas......Eu tenho q começar de qual grau da escala , para em qual????
|
AgSarola Veterano |
# mai/04
· votar
Cara eu tb estou estudando escalas, mas nesse caso não há regras eu acho..... não tem um grau certo pra se começar.... Uma vez colocaram akino foram que geralmente começando pela tônica ou pela terça opu pela quinta geralmente soam melhor... mas acho que depende do arranjo da idéia que vc quer passar no solo..... o negócio é ir tocando e improvisando até vc pegar a manha eu acho... mas sem regras..
|
nobre Veterano |
# mai/04
· votar
É questão de prática realmente.. pra iniciar ou finalizar alguns graus vão soar melhor, mas acho mais musical e mais interessante você descobrir isso improvisando ao invés de decorar que tal grau vai ter tal sonoridade... Depois de um certo tempo improvisando isso vem naturalmente.
|
Bug Veterano |
# mai/04
· votar
junioruespi
Eu estou com o mesmo problema...
:(
[]s
|
Motley Crue Veterano |
# mai/04
· votar
nao existe regra no improviso.. como ja disseram algumas notas vai sor melhor em determirnado momento e tals, mas vc tem que ir tocando mesmo.... toca o que vier na sua cabeca, pegas as escalas de G e sua relativa menor e sai tocando... use bends, vibratos, ligados, faca o que vc quiser,,, use pausas, fique algum tempo descansando em algumas notas, emfim, invente... pegue alguns licks de outros guitarristas e tranasponha para esse tom, isso pode ajudar um pouco no comeco, mas eu nao gosto de usar licks de outros, gosto de inventar os meus... tente nao existe regra alguma, desde que vc toque dentro da escala....
|
yvo Veterano |
# mai/04
· votar
junioruespi
Se todas essas notas tao no campo harmonico de G (eu sei que tao, ms eu to falando como se fosse qualquer progressao) vc pode usa a escala de G mesmo... ms se quiser dar uma incrementada pode usar uns modos derivados de G jonio ( D mixolidio, C lidio, E eólio)
|
junioruespi Veterano |
# mai/04
· votar
Mas tipo assim, vcs quando tão improvisando , por exemplo em uma progressão Em-g-c-d, qual a forma de raciocinio q vcs usam, quando a progressão tá EM vcs usam uma escalas , quando vai o G vcs usam outra..e aasim por diante.
|
Motley Crue Veterano |
# mai/04
· votar
junioruespi
olha... se vc quiser vc pode apenas pegar as escalas no tom de G maior, e as relativas menores e apenas usar elas, nao precisa necessariamente trocar quando muda o acorde, eu faco assim, mesmo pq ainda nao so muito experiente nesse assunto e acho mais facil assim...
mas se vc quiser vc pode sim usar uma determinada escala para o acorde, soh que disso eu num entendo nada... vc pode fazer os dois...
|
Homem Cueca Veterano
|
# mai/04
· votar
existem milhoes de topicos sobre isso
|
Agente Smith Veterano |
# mai/04
· votar
Ta em G maior. Aplica a escala maior de g, em qqer dezenho
|
LeandroP Moderador |
# mai/04 · Editado por: LeandroP
· votar
junioruespi
Se você já sabe qual escala corresponde a cada acorde, tente observar o desenho do acorde dentro do desenho da escala. Não sei se dá pra sacar, vou tentar ilustrar um exemplo em um dó lídio:
.
e---------------------------------------2-|3|-5--------
B-------------------------------3-|5|------------------
G--------------------2-|4|-|5|-------------------------
D----------|2|-4-|5|-----------------------------------
A----|3|-5---------------------------------------------
E------------------------------------------------------
.
As notas do acorde eu coloquei em destaque (||). Estas notas são as melhores notas de resolução: C, E, G, B (T, 3, 5, 7M).
Você também pode usar outras notas de tensão, como a 6(Lá) e a #4(Fá#).
Procurar as notas do acorde que oferecem uma passagem para o próximo acorde. Por exemplo, se estiver em Dó (lídio - IV) e quiser passar para um Sol (Jônio - I), experimente usar o trítono contido no Dó. Este trítono é formada pelas notas C e F# (T e #4):
.
e------trítono------resolução--------------------------
B-------------------3----------------------------------
G---------5---------4----------------------------------
D-----4-------4-----5----------------------------------
A------------------------------------------------------
E------C------------G----------------------------------
|
LeandroP Moderador |
# mai/04
· votar
Tudo depende também da sua intenção. Como você imagina o solo. Não existem regras a serem seguidas, mas existem algumas pegadas que podemos pisar com segurança.
Criei um tópico sobre "motivos melódicos"... talvez possa ajudá-lo:
http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=44993
|
junioruespi Veterano |
# mai/04
· votar
[b][/b]LeandroPanucci
Dá p vc dá uma explicada sobre tritono????
|
LeandroP Moderador |
# mai/04
· votar
junioruespi
Se você contar, de Dó a Dó, a quantidade de tons, vai notar que possui seis tons inteiros. Se você dividir isso ao meio, obviamente que terá três tons inteiros.
Trítono é isso, são duas notas da escala, separadas apenas por três tons. Isso gera uma tensão ou uma preparação.
Dentro do Campo Harmônico de Dó maior, os acordes que têm trítonos são esses:
G7 - trítono entre as notas Si e Fá (T e 7),
Bm7(b5) - trítono entre Si e Fá(T e b5),
F(#4) - trítono entre as notas Fá e Si (T e #4).
Como os trítono é a divisão exata da escala ao meio, tanto faz se for de Fá para Si ou de Si para Fá. O importante é que as duas notas juntas formam um trítono.
O trítono, no final, acaba gerando um intervalo de quarta aumentada (#4) ou quinta diminuta (b5)... aí só depende do contexto harmônico.
Dúvidas?
|
LeandroP Moderador |
# mai/04
· votar
Partindo desse princípio que a tensão #4 (quarta aumentada) foi adicionada a escala pentatônica. Esta escala você já deve conhecer ou pelo menos ouvido falar, qué é a penta-blues e o intervalo de #4 é chamado de blues-note. O blues é um dos gêneros musicais (popular) que mais explora o trítono, fazendo muitas vezes soar como tensão ou out-side.
|
hugoms Veterano |
# mai/04
· votar
cara... nesse caso:
campo harmonico de G (G joinio), E eolio relativo ou ateh E dorico...
alem disso vc pode usar as pentatonicas de Em e G, tente aplicar as triades em cima de cada acorde em forma de arpegios...
nao tem uma nota certa pra comecar... utilize as notas da escala de acordo com a sua intuicao... musica nao eh soh teoria...
|
LeandroP Moderador |
# mai/04
· votar
hugoms
É verdade, música só é teoria aqui no fórum porque não tem outro jeito.
O lance é se expressar, com poucas ou muitas notas. Uma ou dez escalas, arpejos... desde que isso faça parte da sua melodia...
|
feker Veterano |
# mai/04
· votar
eu to começando a aprenmder arpegios e pah..
mas para eu fazer um arpegio eu preciso saber as notas do braço da guitarra? ou não?
|
feker Veterano |
# mai/04
· votar
???
|
guitartrek Veterano |
# mai/04
· votar
feker
olha, a menos que você ache outra maneira melhor, eu acho que vc deve saber as notas no braço sim, o que não é coisa tão dificil de memorizar, basta só ter força de vontade.
tem um exercicio que peguei na net que chama, magic triangle, nele você treina todos os C, depois os C#, etc,
até chegar ao B. Você pode usar ele como aquecimento todos os dias antes de começar a treinar. claro que você deve começar a estudar tipo 2 notas por semana até memorizar todas e conseguir estudar todas todos os dias.
Esta aqui é a tab dele:
E||------------------8----|-------------------------|
B||---1-------------------|-------------13----------|
G||*------------5---------|-------------------------|
D||*----------------------|-------10----------------|
A||--------3--------------|-------------------15----|
E||-----------------------|--8----------------------|
2x
--------20---------------------||------------------9----|
-------------------------------||---2-------------------|
--17--------------------------*||*------------6---------|
--------------------22--------*||*----------------------|
-------------------------------||--------4--------------|
--------------20---------------||-----------------------|
2x
-------------------------|--------21---------------||
-------------14----------|-------------------------||
-------------------------|--18--------------------*||
-------11----------------|------------------------*||
-------------------16----|-------------------------||
--9----------------------|--------------21---------||
-----------------------|--10----------------------|
--------3--------------|--------------------15----|
*-----------------7----|--------------------------|
*--0-------------------|--------------12----------|
-------------5---------|--------------------------|
-----------------------|--------10----------------|
2x
--------------22---------------||-----------------------|
-------------------------------||--------4--------------|
--------19--------------------*||*-----------------8----|
------------------------------*||*--1-------------------|
--17---------------------------||-------------6---------|
--------------------22---------||-----------------------|
2x
--11----------------------|-------------------||
--------------------16----|-------------------||
--------------------------|--------20--------*||
--------------13----------|------------------*||
--------------------------|--18---------------||
--------11----------------|-------------------||
---0-------------------|------------12----------|
------------------5----|------------------------|
*----------------------|-------9----------------|
*------------2---------|------------------------|
-----------------------|--7---------------------|
--------0--------------|------------------12----|
2x
-------------------------------||---1-------------------|
--------17---------------------||------------------6----|
--------------------21--------*||*----------------------|
--14--------------------------*||*------------3---------|
--------------19---------------||-----------------------|
-------------------------------||--------1--------------|
2x
-------------13----------|-------------------------------||
-------------------------|--------18---------------------||
-------10----------------|--------------------22--------*||
-------------------------|--15--------------------------*||
--8----------------------|--------------20---------------||
-------------------13----|-------------------------------||
---2-------------------|-------------14----------|
------------------7----|-------------------------|
*----------------------|-------11----------------|
*------------4---------|-------------------------|
-----------------------|--9----------------------|
--------2--------------|-------------------14----|
2x
-------------------------||--------3--------------|
--------19---------------||-----------------------|
------------------------*||*--0-------------------|
--16--------------------*||*-----------------5----|
--------------21---------||-----------------------|
-------------------------||-------------3---------|
2x
-------------------15----|-------------------------------||
--8----------------------|--------------20---------------||
-------------12----------|------------------------------*||
-------------------------|--------17--------------------*||
-------10----------------|--------------------22---------||
-------------------------|--15---------------------------||
--------4--------------|-------------------16----|
-----------------------|--9----------------------|
*--1-------------------|-------------13----------|
*-----------------6----|-------------------------|
-----------------------|-------11----------------|
-------------4---------|-------------------------|
2x
-------------------------||-------------5---------|
--------------21---------||-----------------------|
------------------------*||*-------2--------------|
--------18--------------*||*----------------------|
-------------------------||---0-------------------|
--16---------------------||------------------5----|
2x
-------------------------|--17---------------------------||
-------10----------------|--------------------22---------||
-------------------14----|------------------------------*||
--7----------------------|--------------19--------------*||
-------------12----------|-------------------------------||
-------------------------|--------17---------------------||
-------------6---------|-------------------------|
-----------------------|-------11----------------|
*-------3--------------|-------------------15----|
*----------------------|--8----------------------|
---1-------------------|-------------13----------|
------------------6----|-------------------------|
2x
--18---------------------||------------------7----|
-------------------------||---0-------------------|
------------------------*||*------------4---------|
--------------20--------*||*----------------------|
-------------------------||--------2--------------|
--------18---------------||-----------------------|
2x
------------------------|--------19---------------------||
------------12----------|-------------------------------||
------------------------|--16--------------------------*||
-------9----------------|--------------------21--------*||
------------------14----|-------------------------------||
--7---------------------|--------------19---------------||
junioruespi
O texto abaixo é tirado de um book no formato pdf que eu peguei no kazaa, chamado The art of improvisation. Pelo nome você pode perceber que tá em inglês, mas se você quebrar um galho no inglês, pega lá, que você vai ver que vale a pena ler ele. Estou lendo a pouco tempo, mas to gostando bastante.
Color Tones
Each scale has resting tones (1, 3, and 5) that sound relaxing, and color tones that sound more
tense. In major, dominant, and minor scales, color tones are always 2, 4, 6, and 7.
Naming the Color Tones
Color tones for a C Major scale are shown below (bold-underlined):
1 2 3 4 5 6 7 8
C D E F G A B C
The color tones for a C dominant (Mixolydian) scale are:
1 2 3 4 5 6 7 8
C D E F G A Bb C
The color tones for a C minor (Dorian) scale are:
1 2 3 4 5 6 7 8
C D Eb F G A Bb C
quer dizer, a 1, 3 e 5 da escala são notas que têm um som descanso (ou resolução) e a 2, 4, 6 e 7 são notas que têm um som mais tenso.
|