Estúdio

    Autor Mensagem
    Marcão
    Veterano
    # mar/03


    Pessoal li uma reportagem sobre guitarristas no estudio, e gostaria de trocar idéias pra saber como se portar no estudio, como gravar, que equipamentos usar.
    Vi em uma reportagem que o (Marcão_CBJ) que na parte em que a música sobe como no refrão, ele grava com uma Gibson SG com Humbucking e distorção fazendo o acorde com tonica e quinta, e grava uma Fender com encordoamento pesado com som limpo, fazendo os mesmos acordes porém inteiros e com cordas soltas, gostaria de saber quais técnicas outros guitarristas usam?
    Vamos debater.

    NeoBH
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    hehe caixa de ovo na parede ampli no talo e guita desafinada.hehe...
    sem frescura

    = )

    nobre
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Putz caixa de ovo na parede eh foda huehuehuehuhuehue
    Nao apela tb ne NeoBH

    snd
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    pow, eh horrivel tocar com a guita desafinada

    Bramires
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    NeoBH
    Caixa de ovo na parede rox!! Já tive um quarto todo forrado assim..

    nobre
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Bramires
    Caixa de ovo na parede nao serve pra nada cara... soh pra zuar com as frequencias medias-agudas.
    Nao serve como difusor, mto menos como isolante...

    FELIPE RAMON
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    caixa de ovo no meu estudio isola o eco do som. e teto de isopor, com carpete no chao... o som fica 10

    Bramires
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    nobre
    Claro q serve... Além de dar isolamento acústico o visual fica massa..

    joao balao
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Marcão
    vc pode fazer overdubs, que é como "camadas" de guitarra. vc grava uma, depois grava a mesma coisa por cima e vai gravando. tenta timbres diferentes nas camadas. quem usava muito overdubs era o brian may do queen (chegou a gravar 20 ovewrdubs em uma música), david gilmour, jimmy page...

    NeoBH
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Tipo q eu tenho um quartim aki em casa com 2 camadas de caixa de ovo na parede...hehe isola sim e dá meio q "absorve" akele ecozin...ficou bem massa...eu tenho uma batera e um guita q eu toco no talo sem incomodar os vizinhos...
    ;o)

    Bramires
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    NeoBH
    Duas camadas????? Putz, é pra isolar mesmo..

    NeoBH
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Bramires
    É sim...eu moro do lado de um conjuntinho de predios aí tem q abafar o som mesmo...mas lá dentro é um inferno hehe..
    tem uma batera peal e uma caixa marshall...d+
    = D

    NeoBH
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    A idéia de isopor é bem legal pois além de isolar o som ( no teto) serve tbm como isolante térmico... ;o)

    Bramires
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Teto de isopor tb seria uma boa... Mas assim, colado???

    NeoBH
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Bramires
    Não...eu coloquei tipo suportes de madeira...eles ficam a uma distância de 20 cm do teto..vc pode colocar e retirar quando quiser

    Bramires
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    NeoBH
    Boa... Mas isola o som mesmo longe do teto 20cm???

    NeoBH
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    isola sim...ele tem q cubrir todo o espaço e tem q ser um isopor bem grosso...não sei bem a marcação mas temq ter mais ou menos uns 5 cm de largura...mó grosso

    Bramires
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Ptz..... Mais ou menos quanto vc gastou nesse teto ????
    Pq isopor dessa grossura deve ser caro...

    NeoBH
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    kara meu icq é 100984091 entre aí...
    barato...né karo não...

    nobre
    Veterano
    # mar/03 · Editado por: nobre
    · votar


    Cara... Sinto acabar com a alegria de vcs, mas infelizmente a realidade é dura.
    Caixa de ovo: pra isolar som o material precisa ter MASSA. A caixa de ovo é fina demais pra isolar alguma coisa. Absorver "eco", a caixa de ovo absorve somente as frequencias medio-agudas, ou seja, seu estudio vai ficar sem brilho, e com graves ressonantes... Difusao (espalhar o som por igual na sala, pra vc ouvir o mesmo som em todos os pontos da sala), a caixa de ovo tem saliencias muito pequenas, por isso não difunde os graves, que sao o q mais embolam o som num estudio.

    Isopor: ele é apenas isolante TERMICO. Como isolante acustico ele é uma ótima prancha de surf. Inútil.

    O que faz mais diferença nisso é o lado psicologico. Depois de colocar duas camadas de caixa de ovo nas paredes do estudio da minha banda (fica na casa do batera), e botar um isopor de 10 cm na porta, não mudou nada , soh senti q tenho q tirar mto mais graves na equalizaçao do meu pedal senao zoa o som todo. Agora convencer o baterista da minha banda - e vocês do fórum - que essas paradas são inúteis, eh outra historia!
    Pesquisem na net alguma coisa sobre tratamento acustico de estudios, vcs verao coisas mto legais, como saber o tamanho ideal da sala onde vai ser o estudio, quais frequencias vc deve absorver ou difundir, etc...
    http://planeta.terra.com.br/educacao/audiolist/faq/faq_acustica_mat_3. htm#1 , http://www.digitalprosound.com/2002/10_oct/tutorials/acoustic_treatmen t.htm , http://www.studiocovers.com/articles15.htm

    caíto
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Receita para uma boa gravação... São bons arranjos e bom desempenho por parte dos integrantes da banda... Simples assim, hehe :)
    Mas existem algumas técnicas maneiras para gravação:

    Microfonar ou ligar direto em linha?
    O ideal para gravar sons distorcidos é microfonar o ampli, mas sons limpos podem ser ligadas direto em linha mesmo. No caso do violão, é obtido melhor resultado quando gravado microfonado mesmo, usando dois ou três microfones (um mais próximo do violão e outro captando o som do violão no ambiente).

    Guita e os efeitos...
    É muito comum nas gravações dobrar as guitas, deixa o som mais cheio. E o reverb, muito usado pelos músicos no palco, costuma embolar muito o som nas gravações. Nem tudo que sai bom ao vivo, sai bom na gravação. E o ideal é que a guita grave com cordas novas e regulada.

    Outros instrumentos e vocal...
    Aqui no cifraclub, tem um texto super interessante de técnica de vocal com o microfone, me ajudou muito, já... tudo o que tá escrito pode ser aproveitado.
    A afinação é muito importante. Todos os intrumentos são sempre afinados pelo mesmo afinador, ou pelo teclado. É importante também verificar a afinação de tempo em tempo, ou a cada música gravada.
    E outra coisa, eu costumo gravar direto com baixo em linha... Mas tem baixistas que conheço que gravam duas linhas de baixo: uma microfonada e a outra direto na linha mesmo, e depois misturam o som...

    falaí, baixistas do Cifraclub, como vocês costumam gravar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estúdio