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Marcão Veterano |
# mar/03
Pessoal li uma reportagem sobre guitarristas no estudio, e gostaria de trocar idéias pra saber como se portar no estudio, como gravar, que equipamentos usar.
Vi em uma reportagem que o (Marcão_CBJ) que na parte em que a música sobe como no refrão, ele grava com uma Gibson SG com Humbucking e distorção fazendo o acorde com tonica e quinta, e grava uma Fender com encordoamento pesado com som limpo, fazendo os mesmos acordes porém inteiros e com cordas soltas, gostaria de saber quais técnicas outros guitarristas usam?
Vamos debater.
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NeoBH Veterano |
# mar/03
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hehe caixa de ovo na parede ampli no talo e guita desafinada.hehe...
sem frescura
= )
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nobre Veterano |
# mar/03
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Putz caixa de ovo na parede eh foda huehuehuehuhuehue
Nao apela tb ne NeoBH
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snd Veterano |
# mar/03
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pow, eh horrivel tocar com a guita desafinada
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Bramires Veterano |
# mar/03
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NeoBH
Caixa de ovo na parede rox!! Já tive um quarto todo forrado assim..
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nobre Veterano |
# mar/03
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Bramires
Caixa de ovo na parede nao serve pra nada cara... soh pra zuar com as frequencias medias-agudas.
Nao serve como difusor, mto menos como isolante...
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FELIPE RAMON Veterano |
# mar/03
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caixa de ovo no meu estudio isola o eco do som. e teto de isopor, com carpete no chao... o som fica 10
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Bramires Veterano |
# mar/03
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nobre
Claro q serve... Além de dar isolamento acústico o visual fica massa..
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joao balao Veterano |
# mar/03
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Marcão
vc pode fazer overdubs, que é como "camadas" de guitarra. vc grava uma, depois grava a mesma coisa por cima e vai gravando. tenta timbres diferentes nas camadas. quem usava muito overdubs era o brian may do queen (chegou a gravar 20 ovewrdubs em uma música), david gilmour, jimmy page...
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NeoBH Veterano |
# mar/03
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Tipo q eu tenho um quartim aki em casa com 2 camadas de caixa de ovo na parede...hehe isola sim e dá meio q "absorve" akele ecozin...ficou bem massa...eu tenho uma batera e um guita q eu toco no talo sem incomodar os vizinhos...
;o)
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Bramires Veterano |
# mar/03
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NeoBH
Duas camadas????? Putz, é pra isolar mesmo..
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NeoBH Veterano |
# mar/03
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Bramires
É sim...eu moro do lado de um conjuntinho de predios aí tem q abafar o som mesmo...mas lá dentro é um inferno hehe..
tem uma batera peal e uma caixa marshall...d+
= D
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NeoBH Veterano |
# mar/03
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A idéia de isopor é bem legal pois além de isolar o som ( no teto) serve tbm como isolante térmico... ;o)
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Bramires Veterano |
# mar/03
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Teto de isopor tb seria uma boa... Mas assim, colado???
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NeoBH Veterano |
# mar/03
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Bramires
Não...eu coloquei tipo suportes de madeira...eles ficam a uma distância de 20 cm do teto..vc pode colocar e retirar quando quiser
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Bramires Veterano |
# mar/03
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NeoBH
Boa... Mas isola o som mesmo longe do teto 20cm???
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NeoBH Veterano |
# mar/03
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isola sim...ele tem q cubrir todo o espaço e tem q ser um isopor bem grosso...não sei bem a marcação mas temq ter mais ou menos uns 5 cm de largura...mó grosso
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Bramires Veterano |
# mar/03
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Ptz..... Mais ou menos quanto vc gastou nesse teto ????
Pq isopor dessa grossura deve ser caro...
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NeoBH Veterano |
# mar/03
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kara meu icq é 100984091 entre aí...
barato...né karo não...
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nobre Veterano |
# mar/03 · Editado por: nobre
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Cara... Sinto acabar com a alegria de vcs, mas infelizmente a realidade é dura.
Caixa de ovo: pra isolar som o material precisa ter MASSA. A caixa de ovo é fina demais pra isolar alguma coisa. Absorver "eco", a caixa de ovo absorve somente as frequencias medio-agudas, ou seja, seu estudio vai ficar sem brilho, e com graves ressonantes... Difusao (espalhar o som por igual na sala, pra vc ouvir o mesmo som em todos os pontos da sala), a caixa de ovo tem saliencias muito pequenas, por isso não difunde os graves, que sao o q mais embolam o som num estudio.
Isopor: ele é apenas isolante TERMICO. Como isolante acustico ele é uma ótima prancha de surf. Inútil.
O que faz mais diferença nisso é o lado psicologico. Depois de colocar duas camadas de caixa de ovo nas paredes do estudio da minha banda (fica na casa do batera), e botar um isopor de 10 cm na porta, não mudou nada , soh senti q tenho q tirar mto mais graves na equalizaçao do meu pedal senao zoa o som todo. Agora convencer o baterista da minha banda - e vocês do fórum - que essas paradas são inúteis, eh outra historia!
Pesquisem na net alguma coisa sobre tratamento acustico de estudios, vcs verao coisas mto legais, como saber o tamanho ideal da sala onde vai ser o estudio, quais frequencias vc deve absorver ou difundir, etc...
http://planeta.terra.com.br/educacao/audiolist/faq/faq_acustica_mat_3. htm#1 , http://www.digitalprosound.com/2002/10_oct/tutorials/acoustic_treatmen t.htm , http://www.studiocovers.com/articles15.htm
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caíto Veterano |
# mar/03
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Receita para uma boa gravação... São bons arranjos e bom desempenho por parte dos integrantes da banda... Simples assim, hehe :)
Mas existem algumas técnicas maneiras para gravação:
Microfonar ou ligar direto em linha?
O ideal para gravar sons distorcidos é microfonar o ampli, mas sons limpos podem ser ligadas direto em linha mesmo. No caso do violão, é obtido melhor resultado quando gravado microfonado mesmo, usando dois ou três microfones (um mais próximo do violão e outro captando o som do violão no ambiente).
Guita e os efeitos...
É muito comum nas gravações dobrar as guitas, deixa o som mais cheio. E o reverb, muito usado pelos músicos no palco, costuma embolar muito o som nas gravações. Nem tudo que sai bom ao vivo, sai bom na gravação. E o ideal é que a guita grave com cordas novas e regulada.
Outros instrumentos e vocal...
Aqui no cifraclub, tem um texto super interessante de técnica de vocal com o microfone, me ajudou muito, já... tudo o que tá escrito pode ser aproveitado.
A afinação é muito importante. Todos os intrumentos são sempre afinados pelo mesmo afinador, ou pelo teclado. É importante também verificar a afinação de tempo em tempo, ou a cada música gravada.
E outra coisa, eu costumo gravar direto com baixo em linha... Mas tem baixistas que conheço que gravam duas linhas de baixo: uma microfonada e a outra direto na linha mesmo, e depois misturam o som...
falaí, baixistas do Cifraclub, como vocês costumam gravar?
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