Autor |
Mensagem |
brucosta99 Veterano |
# abr/04
Ae, eu nao entendo NADA disso!! Tipo, eu aprendi a toca sozinho, e nao sei esses negocios... Alguem poderia me explicar o que e uma escala? Para que serve? Quando eu uso? Alguem poderia me explicar tb outras coisas tb de teoria?? Ou dar algum site que tenha tudo explicadinho.
Valew Galera!
|
nothing else matters Veterano |
# abr/04 · Editado por: nothing else matters
· votar
brucosta99
escala eh a sequencia de notas q harmonizam dentro de um tom,..por exemplo,...quando tem uma base,...E B7 C#m A
estah dentro do tom E,....consequentemente,...quandot u criar um solo para a musica vc "terah" q tocar no tom E,na escala de E maior ou Cm,......ou E lidio,...blablabla,nos modos gregos e talz sobre a tonica d E
|
# abr/04
· votar
aki tem alguns exemplos de escalas,entrae
|
brucosta99 Veterano |
# abr/04
· votar
eu vi esse topico...por isso q eu resolvi criar esse...pq eu nao to entendendo nada.... Ah nao...eu nao entendo nada de teoria... Como vc sabe q o exemplo q vc me deu ta no Tom A? Como q eu sei em q tom q esta a musica?
|
# abr/04
· votar
tom E,eu errei ali na digitacao,..
por causa do campo harmonico cara,......eu fiz uma parada q pode te ajudar
xo procura-la
vc sabe o tom da musica atrtaves das notas/acordes utilizados nela,
|
brucosta99 Veterano |
# abr/04
· votar
Putz...ta ai...otra coisa q eu nao sei nada... Campo Harmonico...
|
# abr/04
· votar
campo harmonico eh uma escala de acordeds gerada a partir de uma tonica.Todas as organizacoes das notas dentrto da escala sao encontrtados no CH.DUETOS,ESCLAAS,ACORDES,ARPEJOS,PROGRESSOES,...
PRIMEIRO PASSO :
Colocar as notas até a 8ª
ex:c d e f g a b c
SEGUNDO PASSO:
Aplicar o padrao diatonico maios
t t s t t t s
TERCEIRO PASSO:
Harmonizar a escala:
t 3M 5J=triade maior
t 3m 5J=triade menor
t 3M 5#=triade aumentada
T 3m b5=triade diminuta
ex:CH de G
g am bm c d em f#m7(b5)
formula:
I,IV,V=maiores
II,III,VI=menores
VIII-tetrade m7(b5)
|
# abr/04
· votar
brucosta99
cara,bota suas duvidas ae q agora eu vou sair,mas amanha quando eu entrah eu respondo todas perguntas cara,...poded dexar
|
brucosta99 Veterano |
# abr/04
· votar
kralho kra....entendi nada.....
q droga viu....
|
new guy Veterano |
# abr/04
· votar
aí eu também tenho um monte de dúvidas hehehehehe. Poh qdo um guitarrista vai lá no show e improvisa um solo, como é q ele cria na hora esse improviso ??
brucosta99
Fica calmo kra , :)
|
ziotti Veterano |
# abr/04
· votar
new guy
ele primeiramente observa a harmonia da base, sabendo isso ele já sabe quais notas estão dentro e quais estão fora do tom em que a base está
brucosta99
calma kra, é meio complicado mesmo isso... vo fazer um texto aki e depois eu posto
|
ziotti Veterano |
# abr/04
· votar
brucosta99
Alguem poderia me explicar o que e uma escala?
A escala representa uma sucessão de notas que soam em harmonia em um determinado tom. Existem vários tipos de escalas: Maior natural, menor natural, menor harmonica, menor melodica, pentatonica, escalas exoticas...
Para que serve? Quando eu uso?
A escala serve pra vc saber quais notas estão dentro de um determinado tom. Por exemplo, se você quer fazer um solo e o tom da base é G, as notas desse solo devem estar na escala de G.
Para saber em que tom está uma determinada escala, basta observar as notas que compoem a mesma.
|
ziotti Veterano |
# abr/04 · Editado por: ziotti
· votar
brucosta99
Você sabe a ordem das notas musicais né? Caso não saiba abaixo listarei as mesas em ordem ascendente e em ordem descendente, la vai:
Ascendente:
A A# B C C# D D# E F F# G G#
Descendente:
A Bb B C Db D Eb E F Gb G Ab
Logo:
A
A# ou Bb
B
C
C# ou Db
D
D# ou Eb
E
F
F# ou Gb
G
G# ou Ab
Obs: Na forma ascendete, nem E nem B possuem sustenido, já na forma descendente, nem C nem F possuem bemol.
Note que na forma ascendente, os acidentes musicais(sustenidos'#' e bemóis'b') são expressos em sustenido. Já na forma descendente, eles são expressos em bemóis.
Agora vamos para a parte da construção de escalas. Observe a escala abaixo:
I II III IV V VI VII VIII -> Graus
C D E F G A B C -> Notas
T T ST T T T ST -> Intervalos
T: Tom
ST: Semi-tom
TODA escala é composta por graus, notas e os intervalos(através deles você contrói a escala). No caso da escala acima, que é a escala maior natural de C, os intervalos são organizados em T T ST T T T ST. Veja abaixo o que significa tom e semi-tom:
C - D: Aqui existe 1 tom de diferença, pois entre a nota C e a nota D, existe um C# ou Db.
E - F: Aqui existe 1 semi-tom de diferença, pois entre E e F não existe nenhum acidente.
G - G#: Aqui existe 1 semi-tom pois entre G e G# não existe nenhuma nota.
G - B: Existem 2 tons de diferença, confira o porquê:
<pre>
ST ST ST ST
G G# A A# B
|------2-TONS-----|
</pre>
Agora que você já entendeu os dois intervalos básicos(tom e semi-tom, chameme-os assim por enquanto) fica fácil entender a construção das escalas. Abaixo segue a escala maior natural de D(tente construir você e confira abaixo):
<pre>
I II III IV V VI VII VIII
D E F# G A B C# D
</pre>
Agora construa você mesmo todas as escalas maiores naturais em todos os 12 tons. Lembre-se que a fórmula 'T T ST T T T ST' é SEMPRE a mesma paras as ESCALAS MAIORES NATURAIS. O que eu escrevi aqui foi só o comecinho, existem ainda muitas e muitas coisas relativas à escalas que devem ser estudadas.
|
Phillipe Mutschaeweski Veterano |
# abr/04
· votar
brucosta99
CHEGOU SUA SALVAÇÃO
|
Black_Guardian Veterano |
# abr/04
· votar
www.bendseligados.hpg.com.br site do leandropannuci(acertei??????)
|