solo: num consigu....

    Autor Mensagem
    Punkspirit
    Veterano
    # abr/04


    Eae, o gurizada tem como vocês me ajuda, meu problema é assim eu tenho o guitar pro dai lá mostra as escalas e tal...mais eu nao sei nada de teoria e muitas fezes não consigo entender a linguagem que usam em algumas apostilas...eu queria saber um site que ensine EXTREMAMENTE detalhado...tem algum numero de notas que tenha que ser feito na mesma corda em cada tipo de eascala por exemplo pentatonica??me ajudem se puderem, valeu d:P

    ziotti
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    vc faz qnts notas vc quiser por corda, vai de vc isso... por exemplo, temos a escala maior natural de C(Dó): C D E F G A B dae se eu quiser fazer um solo e tocar todas essas notas só no E(mizão) por exemplo, eu posso, nada me impede, mas vai ficar um negocio meio repetitivo, o lance é explorar todas as cordas em várias regiões do braço

    Vega
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    escalas naum tem nd a ver com numero de notas por corda....

    qualquer escala tem algumas notas, no caso da pentatonica, 5 notas.....vc pode tocar elas em qq lugar do braço....exemplo, a escala heptadiatonica de C, que eh C,D,E,F,A,B,C, (dó ré mi fa sol lah si dó)

    vc pode tocar em qq lugar do braço, desde q sejam essas notas....não sei se expliquei alguma coisa ou soh t atrapalhei....ehehe.....naum conheco nenhum site q explique muuutio detalhadamente.....

    Punkspirit
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    mais no caso tipo a pentatonica vem de cinco, quer dizer q eu tenhu q toca 5 notas em cada corda ou nada a ver??

    ziotti
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    se vc quiser tocar 5 notas por corda(na pentatonica por exemplo) vc toca kra, não é proibido...

    ja sei o q vc ta confundindo, vc ta confundindo a composição da escala, tipo, a pentatonica é FORMADA POR 5 NOTAS(por isso recebe esse nome) logo, são 5 notas que COMPOEM a escala pentatonica, isso não quer dizer que vc deve tocar 5 notas por corda.. vc pode tocar 1, 2, 3,... notas por corda, isso vai de vc

    Punkspirit
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    ba valeu cara era essa minha dúvida, mais assim a minha banda tem 2 guitarras eu faço base normalmente pq só sei faze issu por enquantu hehe mais como tdo guitarrista so apaixonado por solo, é que o outro guitarrista da minha banda nunca vez aula tambem mais faz solo em pentatonica d:| queria aprende a fazer tambem, porque naum é akeles solos imensos de metal(q apesar de gostar de musica punk gosto também imos solos pq que musica punk normalmente nao tem solos)mais é uns solos massa, valeu c alguem diver alguma dica pra me da é só escreve aqui que eu agradeço hehe

    ziotti
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    não se prenda somente à pentatonica, aprenda outras escalas também kra, senão fik mto repetitivo

    Punkspirit
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    eu sei kra mais assim oh num so nada bom em fazer solo hehe eles ficam extremamente toscos, e nao se encaixam com a musica, tem como saber que notas tem que ser usadas dependendo das notas que compoem a base???

    ziotti
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    tem sim, vá pelo campo harmonico, por exemplo, começa a rolar uma base C - Am - Dm - G dae vc analiza a harmonia da base e logo de cara já percebe que esses acordes se encaixam perfeitamente no campo harmonico de C então se vc usar por exemplo a escala maior natural de C o problema está resolvido...

    Punkspirit
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    hmmmm, e o campo harmonico é definido como?como sei qual é ele?ele é as notas que se encaixam melhor com a primeira nota tocada da base né??

    ziotti
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    vamos começar do campo harmonico maior, tem-se a escala maior natural de C por exemplo(conhece a escala maior né? se ñ conhecer me fale!):

    [T]
    I II III IV V VI VII
    C D E F G A B
    [/T]

    Através da escala, sabemos as notas que se encaixam se o tom da musica for C(por exemplo), agora que já sabemos as notas, vamos ver quais acordes fazem parte do campo harmonico de C, atarvés da fórmula que segue abaixo:

    I(7) IIm(7) IIIm(7) IV(7) V(7) VIm(7) VIIm(7)(b5)

    Note que os 7 entre parenteses, significa que os acordes podem ou não formar tétrades. Agora vamos substituir as notas que obtivemos atraves da escala maior natural de C, na formula do campo harmonico:

    C(7) Dm(7) Em(7) F(7) G(7) Am(7) Bm(7)(b5)

    Pronto, os acordes acima fazem parte do campo harmonico de C. Construa vc os campos harmonicos em todos os tons para praticar(lembre-se que o que mostrei aqui foi a construção do campo harmonico maior, nos campos menores a historia é outra).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a solo: num consigu....