Alguem me consegue responder essa sobre intervalos

    Autor Mensagem
    nIgHtWoLf
    Veterano
    # mar/04


    Eu fiz essa pergunta a varios guitarristas, musicos, e ninguem me soube responder o porque.É o seguinte.

    Na música nós temos os intervalos consonantes e dissonantes.

    Consonantes são os intervalos de:

    Terças e Sextas Maiores e Menores;
    Quartas, Quintas e Oitavas justas;

    Dissonantes são os intervalos de:

    Segundas e Sétimas Maiores e Menores;
    Todos os intervalos aumentados
    E todos os intervalos diminutos.

    A pergunta é: por exemplo o acorde C5+ (Dó maior com a quinta aumentada) é formado por:

    C - Tônica
    E - Terça Maior
    G#- Quinta aumentada ou Sexta Menor

    se a quinta for aumentada ele é dissonante, e se a sexta for menor ele é consonate.

    Então esse acorde será dissonante ou consonante, já que a quinta aumentada e a sexta menor são as mesmas notas? Há explicação pra isso?

    Alan Matos
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    nIgHtWoLf

    O q acontece é o seguinte. Ao analisar teoricamente os intervalos desse acorde, não podemos dizer que G# é sexta menor de C, pq teoricamente classificamos os intervalos de acordo com a quantidade e a qualidade, ou seja, G é 5ª de C, então G# será 5ª aumentada e não 6ª menor.
    Pra mostrar um exemplo teórico,
    Ab seria a sexta menor de C e não é quinta aumentada, claro que isso ocorre apenas na teoria, mas como é a teoria que define isso, por se tratar de 5+ o G#, isso o torna um acorde dissonante.

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Alan Matos

    mas a nota é a mesma

    Alan Matos
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    nIgHtWoLf

    Na prática sim.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    nIgHtWoLf

    Na prática é a mesma coisa, mas a maneira de pensar sobre o intevalo é diferente.

    Quando você fala em quarta aumentada (#4), automaticamente o que vem na cabeça é o modo Lídio, que contém este intervalo. Quando você fala em quinta diminuta (b5) você já pensa em algo mais tenso, diminuto... o que facilita o raciocínio fazendo você ser mais rápido na hora de escolher entre um modo e outro.


    veja isto:
    http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?forum=3&topic=41601

    O mistura
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Então Sexta menor seria reprsentada por C(b6)

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    O mistura

    Não... em um acorde maior não tem sexta menor. Este intervalo só existe em acordes menores. Então se você tiver um acorde "aparentemente maior", este terá um intervalo b13 e não b6... ok?!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    Seria C(b13) e este acorde também tem sétima menor. Portanto C(b13) é só uma maneira abreviada de C7(b13)... muita atenção nestes detalhes!!!

    Dieguinho
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    se naum me engano isso se chama enarmonia,


    eu acho heheheh
    falows

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    é... mas então por que criaram intervalos que são maiores que 7, sendo que na pratica não quer dizer que o 13 é mais agudo que o 6?... Isto é só pra ajudar a classificar os acordes... por exemplo: se você ver um acorde com tensão 13 você já sabe que ele é dominante. Se você ver um acorde com tensão 6 ele pode ser tônico ou subdominante ou menor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguem me consegue responder essa sobre intervalos