Autor |
Mensagem |
nIgHtWoLf Veterano |
# mar/04
Eu fiz essa pergunta a varios guitarristas, musicos, e ninguem me soube responder o porque.É o seguinte.
Na música nós temos os intervalos consonantes e dissonantes.
Consonantes são os intervalos de:
Terças e Sextas Maiores e Menores;
Quartas, Quintas e Oitavas justas;
Dissonantes são os intervalos de:
Segundas e Sétimas Maiores e Menores;
Todos os intervalos aumentados
E todos os intervalos diminutos.
A pergunta é: por exemplo o acorde C5+ (Dó maior com a quinta aumentada) é formado por:
C - Tônica
E - Terça Maior
G#- Quinta aumentada ou Sexta Menor
se a quinta for aumentada ele é dissonante, e se a sexta for menor ele é consonate.
Então esse acorde será dissonante ou consonante, já que a quinta aumentada e a sexta menor são as mesmas notas? Há explicação pra isso?
|
Alan Matos Veterano |
# mar/04
· votar
nIgHtWoLf
O q acontece é o seguinte. Ao analisar teoricamente os intervalos desse acorde, não podemos dizer que G# é sexta menor de C, pq teoricamente classificamos os intervalos de acordo com a quantidade e a qualidade, ou seja, G é 5ª de C, então G# será 5ª aumentada e não 6ª menor.
Pra mostrar um exemplo teórico,
Ab seria a sexta menor de C e não é quinta aumentada, claro que isso ocorre apenas na teoria, mas como é a teoria que define isso, por se tratar de 5+ o G#, isso o torna um acorde dissonante.
|
nIgHtWoLf Veterano |
# mar/04
· votar
Alan Matos
mas a nota é a mesma
|
Alan Matos Veterano |
# mar/04
· votar
nIgHtWoLf
Na prática sim.
|
LeandroP Moderador |
# mar/04
· votar
nIgHtWoLf
Na prática é a mesma coisa, mas a maneira de pensar sobre o intevalo é diferente.
Quando você fala em quarta aumentada (#4), automaticamente o que vem na cabeça é o modo Lídio, que contém este intervalo. Quando você fala em quinta diminuta (b5) você já pensa em algo mais tenso, diminuto... o que facilita o raciocínio fazendo você ser mais rápido na hora de escolher entre um modo e outro.
veja isto:
http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?forum=3&topic=41601
|
O mistura Veterano |
# mar/04
· votar
Então Sexta menor seria reprsentada por C(b6)
|
LeandroP Moderador |
# mar/04
· votar
O mistura
Não... em um acorde maior não tem sexta menor. Este intervalo só existe em acordes menores. Então se você tiver um acorde "aparentemente maior", este terá um intervalo b13 e não b6... ok?!
|
LeandroP Moderador |
# mar/04
· votar
Seria C(b13) e este acorde também tem sétima menor. Portanto C(b13) é só uma maneira abreviada de C7(b13)... muita atenção nestes detalhes!!!
|
Dieguinho Veterano |
# mar/04
· votar
se naum me engano isso se chama enarmonia,
eu acho heheheh
falows
|
LeandroP Moderador |
# mar/04
· votar
é... mas então por que criaram intervalos que são maiores que 7, sendo que na pratica não quer dizer que o 13 é mais agudo que o 6?... Isto é só pra ajudar a classificar os acordes... por exemplo: se você ver um acorde com tensão 13 você já sabe que ele é dominante. Se você ver um acorde com tensão 6 ele pode ser tônico ou subdominante ou menor.
|