campo harmonico duvidas

    Autor Mensagem
    gustavo macaco
    Veterano
    # mar/04


    construi os 12 ch maiores me baseando nas escalas naturais, ai apliquei a regra

    M m m M M m dim

    li num site que é so pegar as notas e aplicar essa regra, tipo o de G seria

    G
    Am
    Bm
    C
    D
    Em
    Fdim

    mas, se vc se basear nas escalas naturais vc terá acidentes correto?

    esse site ta certo, ou o jeito certo de montar é pelas escalas como lil aqui no cifraclub (com acidentes)?

    _Wander_
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Voce tem que levar em consideração os acidentes:

    Ex: Escala de G ==> G A B C D E F#
    Campo Harmonico de G== > G Am7 Bm7 C7+ D7 Em7 F#º

    Tripa Seca
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    F#dim

    gustavo macaco
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    sim os acidentes eu desconfiava por isso não entendi esse site ae

    mas esses acordes com 7 são devido às terças?

    tem que pegar todas as escalas, e pegar todas as terças pra ver qul é o acorde é isso?

    nao tinha sacado essas setimas

    Buck D
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    O acorde de F# na escala de G é o meio-diminuto - F#5b/7 (composto por F B D A)
    O F#º seria F B D G#

    As sétimas (que fazem as tétrades) te ajudam a identificar o grau.

    gustavo macaco
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    como assim?

    nao entendi ainda

    Buck D
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    por exemplo, o D7 te indica que o grau é o V - ele não pode ser I ou IV (que tem 7+). E vice-versa, um C7+ não pode ser V, por causa da sétima.
    Deu pra sacar?

    gustavo macaco
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    entao iusso vale pra todos os CH, os 12 maiores?

    ok, mas entao qual a formula?

    eu achava que era M m m M M m dim

    quais graus tem 7 e quais tem 7+?

    e os ch menores?

    Tripa Seca
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    I, IV tem 7+
    II, III, V, VI, VII tem 7

    Tripa Seca
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: Tripa Seca
    · votar


    mas entao qual a formula?

    I7+, IIm7, IIIm7, IV7+, V7, VIm7, VIIm(5b)7

    Tripa Seca
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    e os ch menores?

    Im7, IIm(5b)7, III7+, IVm7, Vm7, VI7+, VII7

    gustavo macaco
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    valeu, mas quais os ch de triades maiores ou menores (I III IV) sem a 7?

    Tripa Seca
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    gustavo macaco

    é aquilo q vc tinha falado mesmo

    CH maior
    I, IIm, IIIm, IV, V, VIm, VIIm(5b)

    CH menor
    Im, IIm(5b), III, IVm, Vm, VI, VII

    gustavo macaco
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    ah ta, por isso eu me confundi todo com esses acordes com 7...

    entao eu tava certo? é so seguir a ordem que vc falou e respeitar os acidentes das escalas maiores?

    Tripa Seca
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    gustavo macaco
    isso ae..

    usa aquele esquema T-T-ST-T-T-T-ST que não tem erro

    gustavo macaco
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    sim, ja montei as escalas naturais e os CH M e m, mas qdo vi esse monte de setima ae eu me confundi

    isso eu pego nas próximas lições eheh valeu

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    gustavo macaco

    agora você só precisa conhecer as funções destes acordes dentro de uma progressão harmônica

    gustavo macaco
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    me ajuda?

    isso eh aquele papo de dominante, subdominate etc

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    gustavo macaco

    Exatamente.

    Dentro de um campo harmônico os acordes tem características especiais. Como você já sabe, existem (a princípio) 3 funções básicas: Tônica, Sub-dominante e Dominante.

    Os acordes que exercem função TÔNICA são os I°, III° e VI° graus. Dó, Mi menor e Lá menor respectivamente.

    Os acordes que exercem a função SUBDOMINANTE são os II° e IV° graus. Ré menor e Fá maior respectivamente.

    Os acordes que exercem a função DOMINANTE são os V° e VI° graus. Sol e Si diminuto (ou meio diminuto).

    Algumas progressões com essas funções:

    | F | G | C |

    ou

    | F | G | Am |

    ou

    | Dm | G | C |

    Os acordes de função dominante são os que eu particularmente mais gosto, porque eles se desdobram e apresenta muitas substituições, imagine você ter umas 20 opções pra substituir apenas um acorde....

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    Os exemplos que eu postei são os que seguem uma seqüência [/i]Subdominante, Dominante e Tônica.[i] Mas isso não é uma regra geral, é mais pra entender como aquele ou outro acorde pode se posicionar dentro de uma música.

    gustavo macaco
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    VALEUI VEIO VO LER TEU SITE LA DEPOIS COM CALMA EHE

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a campo harmonico duvidas