livros de harmonia

    Autor Mensagem
    derf
    Veterano
    # mar/04


    ae galera, tava querendo dar uma aprofundada no assunto harmonia, começar a mexer c/ umas harmonias complexas(em tds estilos, de jazz e mpb principalmente, q sao estilos mt ricos em harmonia) q livro vcs me indicam sobr esse assunto???

    Bigode Ozzy
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    naun sei c tem livro deles, mas da uma pesquisada sobre Toninho Horta, chamado de o mestre das harmonias...

    derf
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Bigode Ozzy
    eu to tentando achar, mas num consigo nenhum material didatico dele......... se vc souber de algo me avise..... valeu

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    derf


    Harmonia e Improvisação volume I e II do Almir Chediack. É um excelente livro. Custa em média R$40,00 e não é dinheiro jogado fora, certamente. Tenho esse livro (vol I) e já li umas 300 vezes e continuo a ler porque gosto. Muito fácil, intuitivo. O volume II apresenta o que é explicado no I de uma meneira mais prática, com escalas e desenhos de acordes e o volume I é essencial. Um Bíblia!

    Enfim, pode comprar!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    O bom que é em português. A grande maioria dos materiais são em inglês ou outro idioma. Este livro vai direto ao assunto sem apelo de estilo musical. Também tem muitas músicas com avaliação e análise harmônica. São três os livros do Almir Chediack que eu recomendo:

    * Harmonia e Improvisação (vol. I e II)
    * Dicionário de Acordes

    Além dos SongBooks...

    stratopeido
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    sobre esse livro, ele aborda so d maneira aprofundada ou ele tem os topicos basicos tb nele?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/05
    · votar


    stratopeido

    Ele é bem objetivo nas explicações.

    Aborda conceitos básicos da música (intevalos, divisão, formação de escala, etc.) até a aplicação de escalas e acordes, cadências, análise de músicas (desde as mais simples até as mais complexas).

    É um livro que vale a pena ter. Mesmo pra quem já sabe, é ótimo pra dar aulas e mesmo rever alguns pontos que sempre passam meio despercebido.

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    LeandroPanucci

    po

    gostei acho que vou comprar esse livro

    vc acha que eu tenho uma noção boa de teoria e que da pra entender o que ele fala no livro?

    (eu nunca vi nenhum livro desse tipo)

    LeandroP
    Moderador
    # ago/05
    · votar


    heathcliff

    Ah sim.

    Tenho certeza que irá ganhar muitos anos de estudo com este livro.

    Como eu disse, o que você já sabe, acaba reforçando, fixando. E o prazer de aprender algo novo é algo que não se mede... só lendo o livro mesmo. (ps: não estou sendo comissionado, vai na fé mesmo hehehe)

    stratopeido
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    LeandroPanucci

    sera q se eu comprar por enquanto so o II eu "sobrevivo"? ehehe to procurando aqui em todas as livrarias e eles por enquanto tem so o vol II, o I seria a explicacao teorica e o II os acordes? valew

    heathcliff
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    LeandroPanucci

    esse livro é famoso cara? da pra achar na maioria das lojas de instrumentos?

    gemeo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    heathcliff

    Sabe as questões q às vezes coloco aqui no forum??? são todas desses livros!! Os livros são maravilhosos, ensinam de uma forma muito boa todos os conceitos!!! Eu fui comprar esse livro na editora (lumiar), o pessoal muito gente boa... pode confiar nesse livro, q é o melhor q eu conheço!!

    LeandroPanucci

    Vc acha q vale a pena comprar o dicionario de acordes do almir, mesmo tendo já esses dois livros??? Eu tava pensando em comprá-lo!!!

    prescot_san
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Aproveitando o tópico, alguém conhece tbm os livros do Arnold Schoenberg? Se alguém conhecer pode me dizer como é o livro: análise de músicas, etc, ou é uma metodologia diferente? Me refiro ao livro "Harmonia"

    LeandroP
    Moderador
    # ago/05
    · votar


    heathcliff

    Dá pra comprar até em supermercado (hehehe brincadeira, mas não é impossível). Como você disse, é um livro muito famoso. Eu acabei de comprar o volume II e na capa está "6a edição"... todo mundo comprou!

    Se liga só na última página do livro... ensina tudo isso: (tabela excel)

    gemeo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Cara, sexta edição??? Comprei na editora a uns 2 meses atrás e é a décima primeira edição!!!
    Cara, eu já tenho esses dois livros... será q vale a pena comprar o dicionario de acordes??? Será q o dicionario de acordes naum vem dando a mesma explicação q nos dois volumes (harmonia e improvisação) ???

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # set/06
    · votar


    gemeo

    ae eu tenho esses 3 e acho q a abordagem do dicionario de acordes eh um pouco diferente... na minha opiniao vale a pena comprar os 3, no caso do dicionario de acordes ele trata + da parte dos acordes mesmo... e no harmonia tem acordes tb porem n eh taum aprofundado

    Zakk Wylde_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Além dos já citados pelo Panucci, eu recomendo Teoria da Música de Bohumil Med, considerado o mais completo manual de teoria da música existente em português

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eis um tópico duplamente ressucitado!

    Os do Chediak são bons pra se iniciar em harmonia, mas há de se ter em vista que ele é voltado unicamente de harmonia funcional - ele NÃO trata de condução de vozes!

    São livro bastante pragmáticos, que tratam as coisas de maneira simples e abrem a possibilidade de estudar sozinho, altamente recomendado pra quem tá iniciando ou começando a se aprofundar na arte da harmonia usada na música "popular", o segundo livro ainda traz de quebra muita coisa sobre improvisação.

    O do Schoemberg é EXCELENTE mas se o cara não tiver algum embasamento prévio fica complicado. É um livro bom de se estudar com professor, ou para ler paralelamente às aulas de harmonia e para consultas em geral. Ele trata da condução das vozes e propõe soluções originais muitissimo bem embasadas a partir da harmonia tradicional, que é explicada e esmiuçada nos mínimos detalhes. É um livro para quem lê e escreve música, utilíssimo para compositores (sérios) e arranjadores.

    Zakk Wylde_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Blue Jazz
    O do Schoemberg

    Qual o nome?

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Zakk Wylde_

    Harmonia.

    Zakk Wylde_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Harmonia.

    :P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a livros de harmonia