MetalJames Veterano |
# há 22 horas · Editado por: MetalJames
Buenas,
Amigos, estou com uma guitarra semi-acústica Giannini GAE06 Sonic Deluxe chinesa, comprei nova. O ano de fabricação deve ser 2025 ou 2026.
Assim que a guitarra chegou, eu decidi trocar todas ferragens por Gotoh (tarraxas 18:1 com trava, ponte, stopbar e um par de strap lock) + nut apropriado pra ES-335 em Graphtech TUSQ XL + cordas Elixir 09 (ela parece ter vindo com 010) e a deixei no luthier. Lá, além da troca das peças que comprei, foi feita também aquela regulagem padrão de uma guitarra nova (retífica e polimento de trastes, regulagem da altura das cordas e oitavas).
Porém, quando fui buscar a guitarra, eu percebi que ela ainda estava com uns problemas de acabamento nas extremidades dos trastes (foto ilustrativa indicando onde: https://i.imgur.com/prAlWbE.jpeg). Determinados trastes ainda estavam com a extremidade levemente levantada - ao ponto de até dar pra ver um pouco do outro lado através do vão, passaria fácil uma linha fina de costura ou um fio dental dos mais finos. Eu até pedi pro luthier dar o acabamento nessa parte e ele disse que faria, não cobrou nada além por isso, então deixei a guitarra lá por mais uma semana.
Passada a semana, fui pegar a guitarra e a recebi em condições muito parecidas (na questão do acabamento). Decidi não apontar isso no ato da entrega, pois queria tê-la de volta em minha posse. Ao chegar em casa, conclui que:
1. Ou eu pago um outro luthier pra fazer esse acabamento; 2. Ou eu mesmo faço em casa
Segundo o luthier, que disse que faria durante a segunda semana que deixei a guitarra lá, pra fazer esse acabamento seria necessário apenas passar Super Bonder (pingos ultra cuidadosos e mínimos) e depois lixar. Se for só isso mesmo, eu me aventuro a fazer em casa. Vai dar um certo trabalho, mas acabamento é assim mesmo, só dá pra ficar satisfeito se for uma pessoa muito cuidadosa fazendo ou o próprio dono. Eu não pretendo deixar ela com o mesmo luthier porque a oficina dele é muito longe da minha casa, cada ida e cada volta é uma odisseia.
Eu até comentei com o luthier dizendo que achava que seria necessário martelar essas extremidades, mas ele disse que não daria certo e poderia desnivelar os trastes (mesmo martelando apenas nas extremidades). Ou seja, aparentemente o caminho a ser seguido teria de ser esse com os pingos de cola. Vocês me recomendariam alguma outra coisa? Não faço ideia da granulometria das lixas que devo comprar, temo usar alguma que arranhe demais.
Além disso, uma outra coisa que queria pontuar e perguntar aqui é se é normal guitarras trastejarem desplugadas. Pergunto isso porque eu recebi a guitarra trastejando muito (seria porquê as cordas são 100% novas, talvez?), e estranhei isso, mas quando a pluguei, eu não consegui ouvir o trastejamento no ampli (nem no clean e nem com distorção). Eu fiquei uns 13 anos sem tocar guitarra, nesses anos eu toquei diariamente apenas violão (de cordas de aço e de cordas de nylon), e no violão trastejamento é algo a sempre ser evitado - até pela característica acústica do instrumento, de não precisar de um ampli pra se ouvir o som verdadeiro do exemplar. Não sei, talvez na guitarra o trastejamento não seja tão importante - exceto se for audível no ampli.
Enfim. Essas são as questões. Eu sei que quase ninguém mais usa esse fórum, mas eu sempre usei e valorizo muito a galera daqui. Considero a experiência dos macacos velhos deste espaço, porque foram eles que me ensinaram há 13 anos atrás quando a guitarra era o meu principal instrumento e o meu gênero favorito era o metal.
Abraços. |
Delson Veterano |
# há 5 horas
· votar
Olá. Parabéns pela guitarra. Se eu já não tivesse uma Semi Acústica, eu iria em uma dessas sem dúvida.
Quanto ao acabamento dos trastes, seu luthier deveria ter resolvido isso na regulagem.
Ele não está errado na questão da cola. Isole com fita crepe a pequena área para não escorrer. Pingue a cola, guiando com uma agulha, vá apertando o traste para a cola penetrar, segure no lugar por um tempo, depois limpe o excesso. O trastejamento também "PODE" ter origem em trastes levantados. O normal é não ouvir o trastejamento quando plugada mesmo. O problema é identificar o que é e o que não é trastejamento quando plugado. Pode ser que a nota tenha menos sustain do que deveria ter, mas sem trastejar sensivelmente. |
Mauricio Luiz Bertola Veterano
 |
# há 29 minutos
· votar
MetalJames Bem, posso estar enganado, mas me parece que esse luthier precisa que vc leve a guitarra de volta... "Ou eu mesmo faço em casa" Você tem proficiência nesse procedimento? "...Eu até comentei com o luthier dizendo que achava que seria necessário martelar essas extremidades, mas ele disse que não daria certo e poderia desnivelar os trastes..." É preciso dominar essa técnica, do "rebatimento" de trastes para fazê-lo... "...Além disso, uma outra coisa que queria pontuar e perguntar aqui é se é normal guitarras trastejarem desplugadas. Pergunto isso porque eu recebi a guitarra trastejando muito (seria porquê as cordas são 100% novas, talvez?), e estranhei isso, mas quando a pluguei, eu não consegui ouvir o trastejamento no ampli (nem no clean e nem com distorção)..." Se não sai no amplificador NÃO está trastejando. Simples assim. Abç |