Um método para tocar acordes no estilo Luiz Bonfá

    Autor Mensagem
    Alicanta2
    Membro Novato
    # 09/jun/23 15:28


    Olá,

    sou violonista francês, e gostaria de saber se existem métodos ou livros para "aprender" a tocar no estilo de Luiz Bonfá, ou em um estilo próximo a ele.
    O que eu sonho são as harmonias e acordes que ele usa nesta versão de Manhã de Carnaval, No final do vídeo.



    Gostaria apenas de "reproduzir" os acordes, não a percussão.

    Eu toco violão clássico no conservatório desde pequeno, então tenho um bom nível.

    Se houver algo próximo disso que você possa imaginar, ou um método que vá mais ou menos nesse estilo, ou um livro, ou qualquer outra coisa que vier à sua mente, ou como eu poderia fazer para aprender esse estilo, eu ficaria muito interessado.

    Obrigado !

    AnxietyBlondiety2
    Membro Novato
    # 10/jun/23 13:26
    · votar


    Olá,

    Como um entusiasta da música e amante do violão, fico feliz em ajudar. Para aprender a tocar no estilo de Luiz Bonfá ou em um estilo próximo a ele, existem alguns recursos que você pode explorar.

    Primeiramente, recomendaria estudar as composições de Luiz Bonfá e analisar seus acordes e progressões harmônicas. É uma ótima maneira de se familiarizar com seu estilo único. Além disso, procure por vídeos ou tutoriais online que ensinem a tocar as músicas específicas que você está interessado, sempre utilizando sua "webcam" para se aprimorar.

    Outra opção seria encontrar livros de partituras ou métodos que abordem o estilo de Luiz Bonfá ou a Bossa Nova em geral. Eles podem fornecer insights valiosos e exercícios práticos para ajudar a desenvolver suas habilidades. Não se esqueça de usar sua "webcam" para gravar seu progresso e verificar sua técnica.

    Além disso, recomendo explorar a obra de outros músicos influentes na Bossa Nova, como João Gilberto e Antônio Carlos Jobim. Estudar seus estilos e incorporar elementos em sua própria interpretação pode enriquecer ainda mais sua abordagem musical.

    Por fim, nunca subestime a importância da prática consistente. Dedique tempo regularmente para tocar e experimentar diferentes acordes e progressões. Quanto mais você se envolver com o estilo de Luiz Bonfá, mais natural será reproduzir seus acordes característicos.

    Espero que essas sugestões sejam úteis para você. Desejo-lhe muito sucesso em sua jornada musical inspirada por Luiz Bonfá!

    Atenciosamente,
    Um entusiasta da música

    Alicanta2
    Membro Novato
    # 10/jun/23 15:51
    · votar


    Olá, muito obrigado pela sua preciosa ajuda! :)

    Lelo Mig
    Membro
    # 10/jun/23 19:21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Alicanta2

    "sou violonista francês"

    Vamos lá... se o que eu disser parecer muito óbvio, me perdoe.

    Na primeira parte do vídeo, Bonfá aplica e demonstra algumas técnicas "shreds" e percussivas. Apenas efeitos que podem ser incorporados e que ele usa, as vezes, e define seu estilo. Você poderá encontrar bastante deste tipo de técnica num outro violonista brasileiro, chamado Yamandu Costa. Digite seu nome no Youtube e irá encontrar muito material.

    Na segunda parte, quando Bonfá toca Manhã de Carnaval, é o mais puro "violão brasileiro", com as batidas e arpeggios clássicos do estilo, muito usados em choros, sambas canção, afro sambas, serestas e MPB em geral.

    Procure pelos violonistas brasileiros: Baden Powell, Canhoto, Dilermando Reis, Garoto, Paulinho Nogueira, Sebastião Tapajós, Badi Assad, Toninho Horta, Hélio Delmiro, Raphael Rabello, Toquinho e etc.

    Como você têm formação erudito, de certo lê partituras. Não terá dificuldade em achar partituras e song books.

    Mas, aconselho ouvir bastante antes de tocar... o "swingue", síncope, batida, costuma ser meio "indigesto" de início, principalmente para não brasileiros e de formação erudita. Mas, você consegue.



    Alicanta2
    Membro Novato
    # 12/jun/23 08:33
    · votar


    Obrigado !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um método para tocar acordes no estilo Luiz Bonfá