Guitarra Cort X-300 com oitava que não afina

    Autor Mensagem
    Raulzitouw
    Membro Novato
    # 03/mai/23 21:55


    Iae galera, comprei essa cort seminova praricamente nova, sem arranhões ferrugem ou qualquer coisa do tipo. Indo direto ao ponto, Principalmente das cordas E, A e D, da 13° vai desafinando p bemol, e mesmo com o carrinho topado no parafuso (ou seja no mácimo possível para a esquerda em direção ao braço) ele continua desafinado. Teria alguma solução para esse problema ou a guitarra que foi mal construída ou algo do tipo? (oq eu acho difícil).

    ejames
    Membro Novato
    # 03/mai/23 23:41 · Editado por: ejames
    · votar


    As cordas são novas? EDIT: Me chamou atenção você falar "da 13a", dando a entender que você está medindo em múltiplas casas (da 13a em diante). O ajuste de oitavas tem esse nome por um motivo bem claro: ele é feito com referência na oitava da corda solta, portanto na 12a casa. E sim, mesmo com a 12a batendo perfeitamente, as outras casas podem demonstrar pequenas variações, isso é inevitável, é característica dos instrumentos com escala temperada.

    Schelb
    Veterano
    # 04/mai/23 16:34
    · votar


    Rapaz ... apesar de meio improvável, será que o antigo dono trocou o braço dela por um que não fosse do mesmo tamanho de escala? sei la .. me passou pela cabeça. A grosso modo você poderia pegar uma fita métrica e medir a distância entre o nut e o traste da 12ª e daí espelhar essa medida entre esse traste e a ponte, aí vc tem uma noção de onde os carrinhos da ponte deveriam estar.

    Wanton
    Veterano
    # 04/mai/23 16:46
    · votar


    Schelb será que o antigo dono trocou o braço dela Ou a ponte.

    makumbator
    Moderador
    # 04/mai/23 18:41
    · votar


    Raulzitouw O braço está torcido? A ação das cordas está muito alta? E como o exames comentou, no final do braço é comum começar a ficar levemente desafinado mesmo com o instrumento regulado. E se vc corrigir precisamente o tom para essa região, a parte mais usual do instrumento (as primeiras oitavas) provavelmente vão ficar desafinadas.Acaba tendo que se fazer um compromisso entre afinação e usabilidade.

    Raulzitouw
    Membro Novato
    # 04/mai/23 20:22
    · votar


    então amigo, as cordas são novas e eu entendo q da 13° em diante não ficaria perfeito e com uma pequena diferença porém tá voltando quase MEIO TOM (mais precisamente metade de um meio tom (1/4 de tom)) As cordas são novas? EDIT: Me chamou atenção você falar "da 13a", dando a entender que você está medindo em múltiplas casas (da 13a em diante). O ajuste de oitavas tem esse nome por um motivo bem claro: ele é feito com referência na oitava da corda solta, portanto na 12a casa. E sim, mesmo com a 12a batendo perfeitamente, as outras casas podem demonstrar pequenas variações, isso é inevitável, é característica dos instrumentos com escala temperada.

    Raulzitouw
    Membro Novato
    # 04/mai/23 20:26
    · votar


    não sei como mexe em fórum direito e n sei como responde uma pessoa em espeficio, MAS de acordo com as minhas pesquisas tá tudo como o original, a Floyd Rose Special e o Braço de 24 trastes. A altura das cordas tá baixa (mas não ao ponto de trastejar) e sobre o braço estar torcido eu nem sabia q isso era possível ent n faço a menor ideia de como olha isso

    ejames
    Membro Novato
    # 05/mai/23 02:14
    · votar


    Raulzitouw porém tá voltando quase MEIO TOM (mais precisamente metade de um meio tom (1/4 de tom)) Olha, 1/4 de tom tá distante de meio tom - meio tom seria preocupante, 1/4 de tom tá dentro da realidade. Cara, existe muita coisa dita na internet sobre regulagem, mas o mais importante é o seguinte: essa desafinação te atrapalha? Eu não imagino você usando muito os bordões enquanto toca lá embaixo do braço, menos ainda montando acordes cheios, talvez só alguns arpejos ou alguns acordes simplificados, nada que deve provocar problemas de afinação. Mais importante que isso: essa desafinação se mostra constante, ou tem discrepância entre uma nota e outra na região? Se não tem, é isso mesmo: não vai ser notável no "mundo real". Você pode tentar alguns ajustes mais precisos do "relief" do braço (deixar ele levemente mais ou menos côncavo ajustando o tensor), mas isso vai acarretar em cada ajuste ter que mudar todos os outros aspectos de regulagem. E como você já disse que a altura das cordas está boa, então esse não deve ser o problema. Resumo: se você toca e a guitarra soa bem aos ouvidos, esquece o que o afinador mostra. Afinação nunca vai ser perfeita num instrumento de escala temperada. Não quero menosprezar sua questão, mas acho que todo guitarrista que explora a parte de regulagem já chegou nesse ponto de ficar quase maluco tentando achar a entonação perfeita, só que ela é impossível.

    warto
    Membro Novato
    # 05/mai/23 16:13
    · votar


    Raulzitouw Iae galera, comprei essa cort seminova praricamente nova Da uma revisada nos comentários dos colegas e também se você tiver oportunidade, leva a um luthier de confiança. Sempre que se adquire um instrumento seja novo ou usado (ou semi-novo), é recomendado leva-lo a um luthier. Com certeza ele conseguirá te dar mais detalhes sobre suas dúvidas além de deixar o instrumento zerado após uma regulagem.

    Raulzitouw
    Membro Novato
    # 07/mai/23 03:30
    · votar


    Pessoal! descobri o problema, descobri q tem um buraquinho mais p frente q dá p rosquear o parafuso e deixar a oitava mais aguda (sim no final das contas foi só um pouco de falta se atenção minha) onrigado a todos que tentaram ajudar aí

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Guitarra Cort X-300 com oitava que não afina