Autor |
Mensagem |
foca2 Membro Novato |
# 13/fev/23 07:59
Na real eu nem sabia que existia. Eu vi numa loja e precisei comprar. Eu comprei duas marcas: Ernie Ball e a signature do Billy Gibbons.
Coloquei a Ernie Ball numa Gibson LP e achei divertido pra cacete. Bends de 2 tons, 2 tons e meio, são super fáceis de fazer. Não achei que o som mudou muito não. Ainda tem muito grave (Les Paul) e eu preciso reduzir no EQ na hora de gravar. Com distorção soa praticamente a mesma coisa. Precisou de um ajuste leve no tensor.
Ao comprar, a vendedora tentou me dissuadir e me alertou que corda fina "arrebenta fácil". Bom, como é só a mizinha que é mais fina (o resto é 0.009 pra cima e nem está sob muita tensão) eu comprei umas mizinhas de reserva. Mas na real, mesmo tocando forte, junto com banda, a corda aguentou.
Alguém mais experimentou? E 0.008, alguém já usou?
|
Wanton Veterano |
# 13/fev/23 09:17
· votar
foca2 E 0.008, alguém já usou?
Já. Balanga muito! É ruim pra tocar metal.
|
Lelo Mig Membro
|
# 13/fev/23 11:25
· votar
foca2
"Alguém mais experimentou? E 0.008, alguém já usou?"
Têm tudo a ver com o estilo que se toca (além de algumas características físicas/preferências pessoais). Meu filho usa 0.08, ele toca nessa vibe Malmsteen.
Eu já sou mais "harmônico" gosto de acordes abertos e brilhantes e também sou muito ogro, muito bruto, tenho mão pesada. Prá mim, menos que 0.10 não aguenta 1 dia.
|
anderson_gesteira Membro Novato |
# 14/fev/23 09:51
· votar
foca2 Como está com mais cordas 0.07, poderia fazer um teste com o encordoamento todo assim. No caso seria só usar uma destas cordas 0.07 e pegar um encordoamento 0.09, descartar a Ezona e colocar as outras cordas no lugar (Ezinha no lugar da B, B no lugar da G e etc.) Deve ficar até interessante. Outro lance também se tiver coragem é testar afinação mais alta, acredito que essa 0.07 aguente no mínimo afinação 1 tom acima. (se for fazer isso, teria que usar o setup que comentei com a Ezinha 0.07 e cordas do jogo 0.09 sem a Ezona e a outras no lugar)
|
foca2 Membro Novato |
# 14/fev/23 16:32 · Editado por: foca2
· votar
Wanton Já. Balanga muito! É ruim pra tocar metal.
Sim. Isso é um problema até na 009 pra mim. Eu gostei bastante do 007 pras cordas mais agudas (embora vá voltar pro 009), mas pros bordões eu estou considerando colocar algo bem mais pesada. Talvez um jogo híbrido, 9-11-16-30-42-52.
anderson_gesteira No caso seria só usar uma destas cordas 0.07 e pegar um encordoamento 0.09, descartar a Ezona e colocar as outras cordas no lugar (Ezinha no lugar da B, B no lugar da G e etc.) Deve ficar até interessante.
Eita, é uma ideia até interessante, mas o jogo 007 da Ernie Ball é tão baratinho aqui comparado como 009 (€3,90 vs €5,90) que vale a pena é comprar o 07 + mizona extra kkkkk
|
anderson_gesteira Membro Novato |
# 14/fev/23 16:45
· votar
foca2 No caso que falei seria pra ficar com o calibre na tensão certa. O que poderia fazer é eliminar a Ezona e comprar uma Ezinha pra usar com B
|
BrotherCrow Membro Novato |
# 14/fev/23 17:29
· votar
foca2 Esse vídeo do Beato é esclarecedor:
Ao comprar, a vendedora tentou me dissuadir e me alertou que corda fina "arrebenta fácil". Besteira isso. Se a corda é mais fina, ela precisa de menos tensão pra chegar na nota. As duas coisas se anulam em grande parte e a diferença de resistência é bem pequena.
Alguém mais experimentou? E 0.008, alguém já usou? Já mas sempre acabo voltando pra .009 ou .010. Uso hoje em dia só pra afinações alternativas tipo open E, que tem que subir umas notas, aí a tensão extra compensa pra corda não ficar muito frouxa.
|
Drinho Veterano |
# 14/fev/23 18:02
· votar
foca2
Eu posso até tocar mal, mas mão de donzela eu não tenho.
CLOSE TOPIC
|
foca2 Membro Novato |
# 16/fev/23 18:47 · Editado por: foca2
· votar
anderson_gesteira No caso que falei seria pra ficar com o calibre na tensão certa
Não entendi! "Tensão certa" eu ajusto no tensor... não? Talvez eu tenha entendi errado hehe.
BrotherCrow Besteira isso. Se a corda é mais fina, ela precisa de menos tensão pra chegar na nota. As duas coisas se anulam em grande parte e a diferença de resistência é bem pequena.
Pois é. Parando pra pensar o mito não faz o menor sentido. B pra cima é um 009 com tensão baixa. Como assim q vai arrebentar???
Na real que arrebenta corda mesmo é técnica ruim e nut/saddle mal feito.
Drinho Eu posso até tocar mal, mas mão de donzela eu não tenho.
Te entendo, mas minha masculinidade é um pouco menos frágil, então pra mim tanto faz ;)
|
Wanton Veterano |
# 16/fev/23 20:17
· votar
BrotherCrow Besteira isso. Se a corda é mais fina, ela precisa de menos tensão pra chegar na nota.
Com relação à tensão, é isso aí. Mas fico pensando no guitarrista que está começando, que dá palhetadas descoordenadas. Quando eu tinha meus 15, 16 anos, vivia arrebentando a mizinha. Isso melhorou quando pus cordas mais parrudas.
|
Drinho Veterano |
# 16/fev/23 21:32
· votar
foca2
Total. Mas brincadeiras a parte, esse negócio de calibre de corda tem que servir apenas ao conforto na minha opinião. Existe uma vertente que se preocupa na corda enquanto timbre e eu não nego que isso possa fazer diferença, mas uma vez a guitarra sendo um instrumento amplificado com uma série de parâmetros em diversas vias para modificar o som, me parece mais producente o instrumento estar confortável para você tocar da melhor forma para encontrar o som que está na sua cabeça, isso também inclui a timbragem.
Sobre ter usado corda fina, já experimentei 0,8 e achei bem mole.
|
Buja Veterano |
# 20/fev/23 23:29
· votar
Alguém mais experimentou? E 0.008, alguém já usou?
0.7 nao. 0.8 ja toquei, e achei com pouco timbre, pouco sustain.
A corda ideal pra mim é 0.9 hibrida. Como nao se acha facinho, as vezes contento com a 0.9 mesmo.
Da ultima regulagem com luthier, mandei ele por 0.9 e ele meteu 0.10 e deixou reguladinha.
Achei ruim de inicio, nunca gostei do peso da 0.10. Acho dificil fazer bend. Mas depois acostumei.
Mas ainda prefiro 0.9 Na proxima regulagem, vai ser 0.9 e vai ser hibrida. O jogo delas ta até aqui ja, guardadinha
|