Cadeira para tocar guitarra

    Autor Mensagem
    Alzariel
    Membro Novato
    # 09/fev/23 19:11


    Pessoal, dei uma breve pesquisada no fórum e não encontrei um tópico sobre. Se existir algum, peço desculpas.

    Gostaria de falar sobre cadeiras mais apropriadas para tocar guitarra. Uso uma de escritório há alguns anos que retirei os braços, mas ainda assim, sinto muito incômodo na postura. Quando gravo algum vídeo tocando, reparo que fico meio troncho na cadeira. Já tentei subir, descer, me ajustar, e nada melhora (sem falar das dores nas costas). Conversei com um amigo e ele me indicou dar uma olhada em uma ergonômica.

    Então pensei em abrir esse tópico aqui para tirar algumas dúvidas. Por exemplo: as rodinhas dessa cadeira de ecritório influenciam nisso? Seria melhor uma cadeira fixa? A inclinação do assento também prejudica ou beneficia? Alguma recomendação de cadeira específica?

    makumbator
    Moderador
    # 10/fev/23 08:40
    · votar


    Alzariel

    Cadeira específica não sei, mas uma coisa que pode te ajudar é usar uma banqueta para pé que violonistas eruditos usam. Isso pode elevar a posição da perna que apoia a guitarra e quem sabe permita ter uma postura melhor na mesma cadeira que já utilize.

    Lelo Mig
    Membro
    # 10/fev/23 10:46 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Alzariel

    Cara, concordo com o makumbator.

    Se você reparar fotos de violonistas (principalmente) ao vivo, irá notar que o tipo de cadeira varia muito, o que é bastante comum é justamente o apoio (suporte) para os pés.

    No entanto, a maioria usa cadeira sem rodas, aquelas tipo de mesa de jantar, são mais rígidas, mais sólidas e firmes. Obviamente dão mais estabilidade para um músico no palco.

    Mas o grande lance é o apoio para pés.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1833388749-suporte-apoio-de-pe -p-violonista-classico-4-alturas-metal-_JM

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 10/fev/23 12:17
    · votar


    Acho que uma daquelas cadeiras diretor de escritório ou estilo gamer, mas que dê pra tirar os apoios de braço seriam ótimas tb.

    Drinho
    Veterano
    # 10/fev/23 21:05
    · votar


    Sou um entusiasta de cadeiras para tocar, estou convicto que elas influenciam muito em nossa performance e desconheço modelo melhor do que este para tal finalidade.

    https://www.americanas.com.br/produto/2974788369?pfm_carac=cadeira-cli ente-para-escritorio&pfm_index=NaN&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_ty pe=search_page&offerId=632060559064f2befbfde553&cor=Preta&condition=NE W

    Só não compre nas americanas porque pode ser que não chegue.

    Wanton
    Veterano
    # 10/fev/23 23:03 · Editado por: Wanton
    · votar


    Alzariel

    Eu apostaria em uma cadeira em que você pudesse reclinar o encosto junto com o assento. Uma pequena reclinação do encosto ajuda a suportar o peso das costas, ainda mais quando você tem um instrumento na parte anterior do corpo.

    Nesse conjunto, a diferença do encosto para o assento seria de uns 100º e a do encosto para o chão seria de uns 120º. Assim você teria os pés plantados no chão 0º; a cadeira regulada na altura suficiente para que os pés fiquem plantados no chão; o assento ligeiramente inclinado para trás 20º; e o encosto com 100º em relação ao assento, totalizando 120º.

    Também seria importante conseguir alternar essa posição com uma posição mais ereta, deixando o assento pouco inclinado. A posição inclinada é uma posição de repouso e a posição ereta é uma posição em que você exige um pouco da musculatura do tronco. É importante variar entre as duas posições.

    Os ângulos que sugeri são aproximados. O que determina a inclinação adequada é a sua percepção de conforto ao tocar. Isso depende da sua constituição física, da sua postura e da maneira como você pega o instrumento. Se você precisa olhar para o braço enquanto toca, a reclinação do encosto pode te causar dores no pescoço.

    Delson
    Veterano
    # 14/fev/23 16:30
    · votar


    Drinho
    Sou um entusiasta de cadeiras para tocar

    Cara, devo te falar que não sabia que era possível.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cadeira para tocar guitarra