Nova geringonça da Ibanez: Ukulele RG

    Autor Mensagem
    Grimc
    Veterano
    # 09/fev/23 09:23 · Editado por: Grimc


    Não é de hoje que eu sou extremamente fã da série RG da Ibanez e considero ela minha guitarra signature (toco em RG desde que tava no colégio). A série pra mim sempre lembrou hard rock e heavy metal, Mr Big e Racer X lotando estádio, John Petrucci anos 90, guitarra chifruda, shreddy, "do devil".

    Não é exatamente o tipo de linha de guitarra que eu associaria a sentar numa praia no Havaí tocando uns acordes com um colar de flores, mas aparentemente a Ibanez pensa diferente



    De qualquer forma, parece um instrumento divertido, se bem que o Paul Gilbert faz qualquer coisa parecer divertida

    foca2
    Membro Novato
    # 13/fev/23 07:48
    · votar


    Parece bem legal! Eu teria uma versão sólida! Se eles fizessem algo tipo a "Mikro" signature do Paul Gilbert mas em tamanho de Ukulele eu compraria! A Mikro mesmo é uma guitarra super barata e divertida.

    Lelo Mig
    Membro
    # 13/fev/23 11:32
    · votar


    Grimc

    Numa lista de "instrumentos de corda objeto de desejo", na minha, um Ukulele estaria prá lá do 50º. É um dos instrumentos de corda que menos me agradam.

    Se um dia tivesse um seria o original acústico e olha lá. Achei isso aí bem bosta.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 13/fev/23 12:57
    · votar


    Cara, da minha perspectiva de músico que toca ukulele e guitarra (se bobear toco mais uke do que guitarra hoje em dia), achei bem interessante. O Paul Gilbert é um cara incrível, sou fã dele. E esse vídeo passa bem a visão de um guitarrista tocando ukulele. O pessoal mais purista do ukulele com certeza reclamaria que ele está usando palheta e tocando basicamente como se fosse uma guitarra, mas eu acho isso até positivo.

    Sobre o instrumento em si... deve ser divertido. Confio na qualidade de construção da Ibanez (tenho um ukulele Ibanez Concert, modelo mais tradicional, e é super honesto). O formato deve ajudar pra alcançar as notas mais altas, porque normalmente o braço junta com o corpo lá pela 12a. casa, e esse uke dele parece ter 24 trastes (!!!).

    A Ibanez já tinha um uke modelo Iceman, então acho que foi uma oportunidade perdida de fazer o modelo Fireman da guitarra signature do Paul Gilbert como ukulele hehehe. Se eu vir em alguma loja vou testar.

    Buja
    Veterano
    # 20/fev/23 23:25
    · votar


    Lelo Mig
    um Ukulele estaria prá lá do 50º.


    Eu nunca tinha pensado num uke tambem nao.
    Um belo dia vi um uke eletrico (igual violao, jack de saida, afinador embutido, eq de 3 bandas)
    Achei interessante e boletei.

    Fiquei 1 mes tocando aquilo, e achei bem divertido.

    Um dia cansei, pendurei na parede e la está, até hoje.
    De enfeite fica bem legal!

    foca2
    Membro Novato
    # 21/fev/23 16:41 · Editado por: foca2
    · votar


    Lelo Mig
    um Ukulele estaria prá lá do 50º

    Pra mim está na mesma altura de violão. Lá pelo 100º.

    Mas eu teria um desses:

    https://i.imgur.com/dHTYnEn.jpg

    Lelo Mig
    Membro
    # 21/fev/23 21:33 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Buja
    foca2

    Nada contra o instrumento em si, até acho simpático nas mãos de um havaiano como Israel "IZ" Kamakawiwoʻole. Mas não gosto muito da sonoridade, assim como não gosto de cavaquinho. Acho o som meio feio.

    Prá piorar virou instrumento modinha de acompanhamento para cantorzinho Pop fazer musiquinha fofa, e peguei uma bronca ducaraio.

    Prefiro instrumentos (falando em cordas) de sonoridade brilhante e com sustain (menos percussiva) como bandolim, guitarra portuguesa, gayageum, viola caipira, cítara, sarod e etc.





    HortaRates
    Membro
    # 22/fev/23 04:44
    · votar


    Lelo Mig
    Nada contra o instrumento em si, até acho simpático nas mãos de um havaiano como Israel "IZ" Kamakawiwoʻole. Mas não gosto muito da sonoridade, assim como não gosto de cavaquinho. Acho o som meio feio.

    Parei pra pensar agora e é exatamente isso que eu acho também. Eu nunca tive vontade de ter um ukulele, sempre achei o instrumento simpático, bonitinho, a ideia do ukulele em si é legal, mas nunca quis tocar. Nunca parei pra pensar por quê. É isso, acho o som feio, sem sustain, abafado. Mas se fosse ter um achei bem legal esse de formato RG.

    Lelo Mig
    Membro
    # 22/fev/23 14:59
    · votar


    HortaRates

    Além do mais, já temos no Brasil há mais de 50 anos, a guitarra baiana, com um som bem mais interessante.



    foca2
    Membro Novato
    # 26/fev/23 08:44 · Editado por: foca2
    · votar


    Lelo Mig
    Mas não gosto muito da sonoridade, assim como não gosto de cavaquinho. Acho o som meio feio.
    HortaRates
    Nunca parei pra pensar por quê. É isso, acho o som feio, sem sustain, abafado.

    Idem. E também não gosto do fato da corda "ré" ser uma oitava acima. É ruim demais pra tocar melodias. Mas pelo menos isso dá pra resolver comprando outro jogo de cordas.

    Quanto ao som eu concordo com vcs. Todos esses outros instrumentos citados soam bem em diversos tipos de arranjos, outros contextos musicais. Mas Ukulele é sempre um desafio, sempre fica parecendo rodinha de acampamento...

    DJ Bozó
    Membro Novato
    # 26/fev/23 21:26
    · votar


    foca2

    Olha só, concordo plenamente com vocês que os outros instrumentos ali são brabo demais e conseguem se encaixar em diversas paradas musicais, saca só? Mas quando se trata do ukulele, é sempre um cavalo doido, mano. Parece que tá rolando uma rodinha de acampamento, mó vibe roots, mais loko que o padre do balão!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nova geringonça da Ibanez: Ukulele RG