Fiz m*rda na ponte da minha guitarra, preciso de ajuda

    Autor Mensagem
    Z3itG3iST
    Membro Novato
    # 21/nov/22 19:41


    É o seguinte gurizada, tenho uma Les Paul da Tanglewood e esses tempo eu tava polindo os trastes dela com bombril (até aqui beleza), só que a ponte da minha guitarra estava meio oxidada, com aquelas manchinhas mais escuras (acredito que seja pelo fato de deixar a guitarra no case sla). Dai eu tive a brilhante ideia de passar o bombril na ponte, já que na minha cabeça "se o bombril deixa o traste mais brilhoso, vou passar na ponte" só que dai quando eu passei a palha de aço, a ponte ficou com uma cor de ferrugem, meio rosa meio marrom, claro que depois que eu fiz isso eu parei. Claro que isso não influencia na tocabilidade mas ficou feio tlgd. Se alguém souber de algum jeito que eu possa fazer pra deixar a ponte da guitarra brilhosa e cromada denovo eu agradeço muito a ajuda.

    Criei um link no Google Drive com uma foto da ponte para vocês verem como que tá: https://drive.google.com/file/d/1BYje_4K9FWVBJOL0eRAaclU0E6DcmC_D/view ?usp=share_link[/url]

    ejames
    Membro Novato
    # 21/nov/22 19:54
    · votar


    Não tem muito o que fazer. Você, ao passar material abrasivo, removeu o acabamento niquelado e expôs a liga da qual a ponte é feita - provavelmente alguma liga baseada em latão, por isso a cor.

    Acontece, fica a lição de compreender os materiais para não repetir o erro. Ferragens você deve limpar no máximo com uma escovinha e algum desengripante como WD-40 caso a situação esteja realmente eia.

    JJJ
    Veterano
    # 21/nov/22 21:07
    · votar


    Você pode tentar usar um spray prata... Mas não vai ficar igual ao cromado original. E se for um ponto onde você roce muito, vai acabar saindo, de qualquer forma...

    Lelo Mig
    Membro
    # 22/nov/22 00:36
    · votar


    Z3itG3iST

    Acha uma galvanoplastia na região onde você mora, conversa com os caras e eles fazem a cromagem (cromeação) prá você.

    Só que é o seguinte: Para fazer cromagem é um tanque razoavelmente grande, alguns litros de solução, não é um processo muito barato, os caras não farão de uma só peça e se fizerem fica muito caro. Então você têm que conversar com os caras e quando eles tiverem uma cromagem para fazer eles encaixam sua peça no meio.

    Já fiz de uma ponte, de umas bolinhas metálicas de acabamento de torneiras e uma ferragem de bateria. Fica igual saído de fábrica.

    Wanton
    Veterano
    # 22/nov/22 00:53
    · votar


    Dependendo do custo, vale mais a pena trocar. Joga "tune-o-matic" no Mercado Livre ou no Aliexpress. Você acha substitutas a partir de 100 reais. Só é preciso ficar atento às medidas.

    Lelo Mig
    Membro
    # 22/nov/22 14:48
    · votar


    Wanton

    "Dependendo do custo, vale mais a pena trocar."

    Bem pensado... não considerei essa possibilidade.

    Z3itG3iST
    Membro Novato
    # 22/nov/22 22:20 · Editado por: Z3itG3iST
    · votar


    Lelo Mig


    Acha uma galvanoplastia na região onde você mora, conversa com os caras e eles fazem a cromagem (cromeação) prá você.


    Valeu mano! Vou pesquisar a respeito. Tmj!

    LeandroP
    Moderador
    # 23/nov/22 19:57
    · votar


    Não tem muito o que fazer. Você, ao passar material abrasivo, removeu o acabamento niquelado e expôs a liga da qual a ponte é feita - provavelmente alguma liga baseada em latão, por isso a cor.

    Para dar qualquer banho, seja zinco, níquel ou cromo, é preciso aplicar um banho de cobre antes, senão não há aderência.

    Se você não chegou ao aço ou à liga metálica da qual é feita a ponte, logo as cordas chegarão nele por atrito.

    Recomendo procurar uma empresa de galvanoplastia na sua região. São essas empresas que aplicam banho através do processo galvânico. O mesmo lugar aonde cromam peças de moto, carro etc.

    Eles mesmo fazem a decapagem do banho existente e aplicam um banho novo. Com isso você tem a oportunidade de escolher um acabamento da sua preferência, e com mais micras (camada mais espessa). Não custa tão caro. Creio que você deve pagar o valor mínimo.

    Ps: você terá que desmontar a ponte completamente.

    ejames
    Membro Novato
    # 23/nov/22 21:35 · Editado por: ejames
    · votar


    Spray pode dar uma mascarada, mas dificilmente o resultado será perfeito ou duradouro. Galvanoplastia é a melhor solução para recuperar a peça, porém algumas considerações:
    Não estou afirmando que será o caso da sua guitarra, mas essas pontes tune-o-matic de modelos de entrada, por serem feitas de material mais barato, podem com o passar do tempo perder o raio (curvatura que acompanha a escala, o que causa problemas de regulagem). Algumas nem sequer possuem raio, o que limita o conforto.

    aquelas manchinhas mais escuras (acredito que seja pelo fato de deixar a guitarra no case sla)
    Um hardcase devidamente livre de umidade é o melhor lugar para guardar sua guitarra. Acontece que a ponte é onde sua mão encosta com frequência, levando suor, gordura e outras sujeiras, por isso a oxidação começou por ela. Logo essas manchinhas pretas começarão a aparecer nas outras ferragens - tailpiece, capas dos captadores, tarraxas, etc. Será que vale gastar dinheiro para corrigir uma falha puramente cosmética em ferragens de entrada? Dá para encontrar o jogo de ponte + tailpiece Wilkinson por volta de R$200, o que já é um upgrade.

    Mas quer saber o que eu acho mesmo? Desencana disso e vá tocar, guarda o dinheiro para coisas mais importantes. Talvez seja o primeiro, mas pode ter certeza que não será o último acidente que causará marcas na sua guitarra.

    Drinho
    Veterano
    # 27/nov/22 15:31
    · votar


    Bons tempos quando eu fazia minhas peripécias com as guitarras.

    Me lembro quando descobri a mágica da palha de aço no traste, só não me atentei que não havia protegido a escala que era clara e envernizada…

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fiz m*rda na ponte da minha guitarra, preciso de ajuda