Nome da técnica/"truque" no solo de Wasted Time

    Autor Mensagem
    Motorbreath
    Membro Novato
    # 15/ago/22 09:54


    Olá! Então, não sei se já falaram aqui sobre, mas como não sei o nome (se é que tem um), fica mei impossível de encontrar por pesquisa...
    Aos 3:16.

    É uma nota tocada normal (com bom sustain), e com o tempo ela vira um harmônico sozinha (minha guitarra não tem tanto sustain pra isso, nem tenho pedal disso, então uso o tapping harmônico na casa 22 (que também é um Fá), e faço vibratos um pouco antes do solo original, o que ajuda a prolongar a nota.

    Não só nessa música tem, como em várias famosas. Já vi ao vivo eles usarem isso entre as músicas, nunca soube se de propósito ou não, hahaha!

    renatocaster
    Moderador
    # 15/ago/22 10:18 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Assim, acho que não existe uma técnica/truque para isso. Foi uma sonoridade que aconteceu de forma mais espontânea, aparentemente uma microfonia "aproveitada" pela sustentação da nota.

    Importante destacar que nese solo o Scot Hill tá tocando numa frequência bem aguda, e usando uma distorção/drive com muito ganho. Então com essa combinação acaba ficando mais propenso a "soltar" essas microfonias.

    Vc pode notar que até ele mesmo não consegue reproduzir o mesmo "efeito" nesta parte do solo em aglumas versões ao vivo dessa música. Em estúdio dá para trabalhar muito melhor essas nuances.

    Motorbreath
    Membro Novato
    # 15/ago/22 11:00 · Editado por: Motorbreath
    · votar


    Ahh, sim! Exatamente isso!
    Então é microfonia o termo mais apropriado.
    Sim, ele até fez uma vídeo aula disso, mas também não teve esse "efeito" (se teve um pouco, não percebi).
    Valeu, Renato!

    Vc pode notar que até ele mesmo não consegue reproduzir o mesmo "efeito" nesta parte do solo em aglumas versões ao vivo dessa música. Em estúdio dá para trabalhar muito melhor essas nuances.
    Sim, deve ser aquela, "se conseguir, bem. Se não, amém", hahaha!

    Lelo Mig
    Membro
    # 15/ago/22 12:11 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Motorbreath

    Como o renatocaster já destacou não é uma técnica, é apenas a sonoridade normal de uma guitarra/distorção high gain, que naturalmente tem uma sustentação longa e retroalimenta no ampli (o que acaba em microfonia), porém, no prosseguimento do solo ele "quebra a frequência que esta sendo realimentada com o uso da alavanca" e impede que uma "microfonia" de fato ocorra.

    Fica mais nítido ainda neste vídeo que você colocou dele tocando "em casa" com o som menos processado.

    Lembre-se que na microfonia tanto a frequência quanto o volume vão aumentando e é comum guitarristas tirarem proveito desse fenômeno sonoro. Santana, por exemplo, chega a marcar o chão com fita crepe, na passagem de som, nos pontos onde ocorrem mais microfonia, porque ele as utiliza muito para seus longos sustains.


    Neste vídeo (claro que com outro timbre) fica nítido como o Santana (que é experiente prá caralho) faz uso disso... repare que ele se move meio metro para direita ou esquerda e coloca a guitarra em um raio de ação de maior ou menor microfonia, usando também o pot de volume.
    Preste atenção onde esta o pedestal de microfone dele e repare que ele sempre se move "meio metro" à direita de quem olha, quando quer mais sustain. É impressionante.



    renatocaster
    Moderador
    # 15/ago/22 12:26 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Motorbreath

    Sim, ele até fez uma vídeo aula disso, mas também não teve esse "efeito" (se teve um pouco, não percebi).

    Sim, soou um pouco mais sutil, né? Não foi com a mesma intensidade da versão do álbum que foi gravada em estúdio.

    Sim, deve ser aquela, "se conseguir, bem. Se não, amém", hahaha!

    Pois é, ao vivo o bicho pega. Tem tbm um detalhe naquele solo da "I Remember You", que no final ele dá um harmônico artificial e emenda numa alavancada. Acho essa parte desse solo foda demais, mas no ao vivo ele nunca conseguiu reproduzir fielmente, kkkkkk.

    Lelo Mig

    +1!

    Explicou muito melhor do que eu, kkkkkkkkk.

    Motorbreath
    Membro Novato
    # 15/ago/22 20:18
    · votar


    Santana, por exemplo, chega a marcar o chão com fita crepe, na passagem de som, nos pontos onde ocorrem mais microfonia, porque ele as utiliza muito para seus longos sustains.

    O gênio é um miserável! Hahahaha!
    Valeu, pessoal!
    De tanto que já vi usarem, achei que era algo mais "planejado" (tipo uma pinch harmônico, que parece, até)

    LES VITO
    Membro Novato
    # 16/ago/22 00:14
    · votar





    O que mata é o sustain dele, é impressionante!

    LeandroP
    Moderador
    # 17/ago/22 20:25
    · votar


    A técnica é tocar com o amplificador em volume alto, saturado, e virar o corpo pro amplificador, provocando uma microfonia ou feedback. A microfonia é o sinal da guitarra sendo realimentado, o que naturalmente aumenta a sustentação e os harmônicos. Se você repousar numa nota e ficar vibrando ela, a sustentação deve se manter indefinidamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nome da técnica/"truque" no solo de Wasted Time