Pedaleira em Amplificador

    Autor Mensagem
    lazylamp
    Membro Novato
    # 01/jul/22 14:36


    Galera,

    Sei que tem alguns assuntos relacionados no tópico mas minha pergunta vai ser mais direta.

    Tenho uma GT-100 e gostaria de ter um amplificador valvulado de baixa potência para tocar em lugares pequenos, a pergunta é:

    Geralmente esses AMPs, mais especificamente um Acedo Audio 276 de 6W não tem por default LOOP, eu gostaria de usar direto no INPUT do Amplificador, isso é uma boa a se fazer ?

    Cloudkicker
    Veterano
    # 01/jul/22 14:55 · Editado por: Cloudkicker
    · votar


    Se desligar as simulações de amps e de gabinetes da GT-100, acredito que não tem problema, ficaria como se fosse uma sequência de pedais ligada direto no input... mas faz tempo que não mexo com isso.

    ejames
    Membro Novato
    # 01/jul/22 15:26 · Editado por: ejames
    · votar


    Acho que a questão mora em outro lugar: por qual motivo exatamente você quer um valvulado de baixa potência?

    O apelo desse tipo de amp é justamente você poder saturar as válvulas dentro dum volume razoável, assim aproveitando o drive produzido naturalmente sem estourar seus ouvidos. Você pode até usar a sua pedaleira para jogar um drive a mais e dar uma "empurrada" no amp, mas o uso de modulações e ambiências vai ficar bem limitado pela falta do loop. A proposta desse Acedo é ser um amp "plug and play": ligar a guitarra direto e ser feliz.

    Cloudkicker
    Veterano
    # 01/jul/22 17:18
    · votar


    Faz sentido isso que o ejames falou, não havia pensado dessa forma...

    Será que não compensa pegar um combo transistorizado mais em conta com falante de 12" ou até um amp que é só power (tem nacional e bem barato, até, como os da EFX ou da Crow Amplificadores, que são em formato de pedal) e uma caixa 1x12? Ou ligar a pedaleira direto na mesa, até (nesse caso, com as simulações de amp e de gabinete ligadas)?

    LeandroP
    Moderador
    # 01/jul/22 20:33
    · votar


    lazylamp
    Geralmente esses AMPs, mais especificamente um Acedo Audio 276 de 6W não tem por default LOOP, eu gostaria de usar direto no INPUT do Amplificador, isso é uma boa a se fazer ?


    Não tem, mas pode ter.
    Se for comprar direto com ele um amplificador novo, é só pedir este recurso.

    lazylamp
    Membro Novato
    # 02/jul/22 10:01
    · votar


    Onde toco é uma Igreja pequena e gostaria de ter bons harmônicos mas ao mesmo tempo simplificar, colocar a pedaleira, escolher drives leves com modulações etc e colocar direto no input de maneira simples.

    Essa abordagem seria errada?

    Schelb
    Veterano
    # 02/jul/22 13:45
    · votar


    Não é que é uma abordagem errada, mas talvez um gasto meio desnecessário de recurso.
    Eu pensaria o seguinte, duas situações:
    Você querer um ampli valvulado pra que ele seja a base do seu timbre e a pedaleira traria só os temperos (delays, modulações e algum drive leve). Nesse caso você poderia investir num ampli com um bom som clean, com bastante headroom, na linha do super clean do pedrone por exemplo ou as linhas VL do acedo entre outros por aí. Nessa pegada, se você quisesse usar um ampli para saturação tbm, aí teria que pegar algum com loop de efeitos e usar ligação de 4 cabos na pedaleira.
    Outra possibilidade é você querer usar a pedaleira como base do timbre, usando simulações de amplificador nela. Aí eu já não acho que compense pensar em um ampli valvulado, sendo que faria mais sentido fazer um bom gabinete com falante legal e usar algum power digital desses em formato de pedal.

    Acho que é importante você entender o que significa um ampli valvulado de baixa potência, e que isso não é tão relacionado ao volume do ampli e sim com o headroom dele. Isso porque a esse valor em watts mede até qual potência o ampli consegue entregar sem saturar. Ou seja, um ampli de 6w é um ampli que satura em volumes baixos e daí se você ligar mudulações e ambiências no input dele, elas vão sofrer saturação e isso não é legal. E isso diz respeito a potência do power dele, então não adiantaria ligar no return pq ia saturar do mesmo jeito a partir de um certo volume. Por isso você tem que ter em mente quando procura um ampli valvulado se você quer usar ele pra saturar ou não. Eu por exemplo tenho um super clean do pedrone de 50w e uso meus pedais ligados no input dele, aí eu tenho potência de sobra pra tocar com ele limpo. Agora, se eu quiser a saturação dele, preciso usar a atenuação que ele tem pra funcionar em 10w e ainda assim usar um volume bem alto pra ter um crunch, pq ele é um ampli que não foi feito pra entregar saturação. Já o Acedo 276 é o oposto do meu ampli, já que é feito pra saturar em volumes baixos, sacou?

    lazylamp
    Membro Novato
    # 02/jul/22 15:04
    · votar


    Entendi sim, vc acha que um amplificador transistorizado bom + a GT-100 com emulações de amp etc... é um caminho bom a seguir então ?

    lazylamp
    Membro Novato
    # 02/jul/22 15:16
    · votar


    A minha duvida é que se formos colocar uma cadeia de pedais na GT-100 com:

    Tube Screamer -> Delay -> Reverb

    Teoricamente o TS teria que vir antes do pré pra empurra-lo e depois as modulações no send e return do amp certo?

    E como se faz isso com pedaleira? ou não se faz ?

    Schelb
    Veterano
    # 02/jul/22 18:47
    · votar


    é, um bom amplificador transistorizado já entregaria um timbre muito bom. Lógico que tem uma diferença entre um amp valvulado e um transistorizado no som final né .. mas pra som limpo não tem tanta diferença. Inclusive, no caso de um amp transistorizado, é mais fácil e viável um amp que te dê a opção de usar a pedaleira ligada no imput ou no return, pro caso de você querer simular na pedaleira o pré também.

    Quanto a ordem, se você for usar o amplificador limpo, você pode usar tudo antes. Então ficaria TS > delay > reverb > amp. Nesse caso toda a sua saturação viria do TS. É diferente de você usar a distorção do ampli e usar o ts pra empurrar essa distorção. Nesse caso você precisaria colocar o reverb e delay no send/return do amp. Pra fazer essa segunda ligação você precisa fazer um esquema de quatro cabos. A gt100 pelo que pesquisei aqui tem send/return dela, daí você teria que fazer a ligação assim:
    Guitarra > Input GT100 > Cabo saindo do Send da GT100 > Input do amp > cabo sando do send do amp > return da GT100 > cabo saindo do output da GT100 > Return do amp.
    Daí na GT você configuraria a rota interna assim:
    TS > Send/return > delay > reverb

    Schelb
    Veterano
    # 02/jul/22 19:11
    · votar


    Vou inclusive te falar umas coisas aqui que são bastante tabu, daí quem sabe alguém vem opinar aqui diferente, sei la.

    Eu por bastante tempo fiquei nessa de procurar um amp pra me entregar o timbre dos sonhos, querendo algo que pudesse tocar tanto em casa quanto com banda. Eu tinha um Crate transistorizado de 80w, daí troquei ele por um Peavey Bandit, que todo mundo sempre falou bem. Foi uma melhora, principalmente nos recursos, no timbre com distorção, porém não me contentou. Daí comprei um super clean do pedrone, 50w valvulado, e fiz uma caixa 1x12 com um gb128. Nesse meio tempo toquei também em alguns outros amps, inclusive em um katana 50w e num katana 100w. E também fiz a experiência de ligar meu bandit na minha caixa com o gb128. As conclusões que cheguei são que: embora eu realmente prefira o som do meu valvulado, eu toco muito mais no bandit pela praticidade e porque no final das contas, a diferença não é muita. E vou além, eu acho que se eu estivesse ainda com meu Crate gx80 eu não estava num lugar muito diferente não .. pq ele já entregava um ótimo timbre. Isso porque eu uso os meus amplis sempre clean e tenho a saturação nos pedais, que no final uso muito pouco também.
    Eu percebi que o que me traz na minha prática mais diferença de timbre é o falante, o tamanho do gabinete do amplificador e a altura (volume) que estou tocando. Um dos grandes problemas pelo que vejo de amplificadores transistorizados é justamente vir com falante meia boca. Por isso que a ideia, pra quem usa pedaleira, de fazer uma boa caixa com um bom falante e usar um power digital vale tanto a pena.

    Agora, tudo isso que estou dizendo só vale no meu caso porque não estou usando a saturação do amplificador, pq daí, se você for de fato querer saturar o ampli, daí a válvula tem outro valor.
    Fica aqui também a observação de que eu gosto mais dos meus pedais no meu Pedrone do que no bandit porque eu sinto o som mais macio nos agudos e o grave mais bonito, mas sinceramente não sei se isso é somente pelas válvulas ou pelo circuito ou pelo gabinete/falante ..

    LeandroP
    Moderador
    # 04/jul/22 21:20
    · votar


    Schelb

    Penso muito parecido.

    E o meu conceito é ter uma caixa fechada com um bom falante de 10" ou 12" que suporte até uns 100watts com 8 Ohms. E nessa brincadeira você pode plugar "o que quiser"; seja uma potência digital (barata e super leve - do tamanho de um pedal),um cabeçote analógico ou mesmo um valvulado. A caixa é leve e fácil de levar aqui e ali, e tá tudo certo.

    Esse Peavey Bandit é um puta amplificador legal. Gosto demais dele!

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 04/jul/22 22:11
    · votar


    LeandroP
    Já pensei em usar essa solução. Uma caixa com um bom falante, como o (greenback 12" que está no meu Marshall) e um Mooer Baby Bomb de power amp. Aí eu iria usar meu set de pedais ligado em um pedal de pre. Usando um aby poderia jogar uma saida do pre para o Mooer e outra pra um ir loader e depois mesa.
    E com essa solução você pode ter um cabeçote valvulado em casa que pode ocasionalmente levar pros shows mais legais, evitando estourar ele por aí em td que é barzinho.

    LeandroP
    Moderador
    # 05/jul/22 06:59 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Rei Arthur Pendragon

    É o que eu faço. Só que na caixa eu não ligo mais do que 30watts, pois ela é do meu cabeçote valvulado de 30watts. Daí ligo aqueles cabeçotes do tipo lancheira, de 20watts e fica animal.

    lazylamp
    Membro Novato
    # 06/jul/22 12:17
    · votar


    Eu acabei pegando um Boss Nextone Stage, achei melhor partir pra um bom transistorizado, ele simula muito bem pelo que vi 4 tipos de valvuias e a galera tem falado muito bem dele.

    Acho que vai ser mais versátil e como vai ser meu único amplificador ele atenua a potência para 0.5w se precisar pra poder estudar em casa de boas.

    Ai além de ser mais leve e pra transportar ser de boas também, vamos ver.

    Já chegaram a ver ele?

    Schelb
    Veterano
    # 06/jul/22 20:26
    · votar


    Rapaz .. deu uma investida bacana .. espero que corresponda ao que você estava querendo..
    Eu num conheço muito sobre esse amp não .. mas se ele for parecido com a tecnologia do Katana ou do Roland Cube .. deve ser um bom amp..
    Depois conta o que você achou .. se deu certo

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 07/jul/22 12:23
    · votar


    lazylamp
    Não conhecia esse. Conheço o Katana. Com certeza compraria um se tivesse uma grana sobrando. Puta ampzinho bom. Depois compartilha a experiência aqui mesmo, como falou o Schelb.

    _JCM_
    Veterano
    # 07/jul/22 15:45
    · votar


    Rei Arthur Pendragon
    LeandroP

    Já pensei em usar essa solução. Uma caixa com um bom falante, como o (greenback 12" que está no meu Marshall) e um Mooer Baby Bomb de power amp.

    Interessante! estou usando um Tubemeister 18 da Hughes & Kettner, ligado em 1x12. Gostaria de testar uma solução mais prática. Achei interessante este pedal da Mooer.

    Se tiverem outras sugestões, agradeceria a informação!

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 08/jul/22 14:04
    · votar


    _JCM_
    A eletroharmonix tem vários modelos de power em pedal (amplificadores Classe D), como o magnum 44, 5mm. Tem até um que já tem um prezinho incluso (um amp completo portátil) - o 15w Howitzer Power amp... saca aí:
    https://www.youtube.com/watch?v=7Vi0jS-t6Tc
    Chinês tem o Mooer Baby Bomb. BR tem o da Tone Ink.
    Minha intenção era pegar o Mooer mesmo e usar um Joyo de pre (um pedal Am Sound que eu modifiquei).

    Caixa tem vários fabricantes handmades no ML. Tem o Roxstage, a Mojoboard e os mais baratos (mas bons) Kingcabs, Stonehandmade.

    Quanto a falantes, já tem vários bons BR Made, caso vc n queira gastar muito nos celestion GB,v30, etc. Indico Voghan Speakers e BGT Speakers.
    https://www.voghanspeakers.com/
    https://www.bgtspeakers.com.br/
    Ambos fazem falantes similares, com especificações e curvas de resp bem próximas aos falantes em que são inspirados.

    _JCM_
    Veterano
    # 08/jul/22 16:52
    · votar


    Rei Arthur Pendragon

    Obrigado meu caro! vou pesquisar sobre!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedaleira em Amplificador