Raio do braço da guitarra joe satriani pq tão baixo?

    Autor Mensagem
    vetoraci
    Veterano
    # nov/21


    Salve galera,

    pesquisei por aqui e na internet em geral e não achei...então decidi perguntar por aqui mesmo.

    estive pesquisando por uma nova guitarra recentemente e durante a pesquisa dei uma olhada nas guitarras da Ibanez. A maioria delas, não só Ibanez, mas ESP, Jackson, Kramer....possuem um raio de braço maior. Algumas 14, 15 e até 16 polegadas.

    mas a signature do Satriani possui 250 mm (aprox. 10 pol) o q me surpreendeu. Pois tenho uma telecaster com 9,5 pol de raio e sempre encontro muita dificuldade para fazer solo.

    apesar disso, outras guitarras signature como a Jiva da Nita Strauss e a signature do Kiko Loureiro possuem raios de 15,7 e 16 pol respectivamente....e a do nosso querido Satriani.......250 mm.

    enfim, alguém sabe ou já ouviu alguma fala dele dizendo o pq dessa raio?



    grato desde já........perguntei mais por curiosidade mesmo...

    ejames
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Sendo uma guitarra signature, a resposta mais lógica é: pois ele gosta assim.

    vetoraci
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    Que ele gosta assim da pra saber sem ser muito inteligente......a pergunta é pq.

    Wanton
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    vetoraci
    a pergunta é pq

    Conforto, cara. Tem gente que gosta de travesseiro mais alto, outros, preferem mais baixo. Tem gente que gosta de colchão duro, outros, mole. É uma questão de adaptação!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    vetoraci
    Digitei "Satriani guitar radius" no Google e o primeiro resultado logo de cara é o site oficial do Satriani, que explica:

    Joe likes to bend the strings 1/2 way across the neck, and he likes the feel of a 9" radius fingerboard.
    Those of you who have tried low action and big bends on a stock strat style guitar know the problem.

    The smaller the radius of the fingerboard (more curvature) the higher your strings have to be to have clean bends.

    One way to accomplish this is: we start off with a 9" radius at the nut and work up to about a 10" radius at the 22nd fret. The fingerboard is planed as level as possible with a small amount of tension on the truss rod.


    Em outras palavras... é porque ele gosta assim.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/21
    · votar


    vetoraci

    "e sempre encontro muita dificuldade para fazer solo."

    Isso é um dado que você deve sempre desconsiderar quando analisar o instrumento de outro músico. Do diâmetro da ponta ao comprimento de cada falange dos dedos de um guitarrista para outro, existem uma variante quase infinita de diferenças que tornam um instrumento confortável prá uns ou desconfortável para outros.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    vetoraci

    Eu tentei localizar um vídeo onde dois guitarristas Country utilizam Telecasters para solar com rapidez absurda, não achei. Sei que tenho esse vídeo gravado em DVD, só que não tenho ideia de onde estão.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    vetoraci
    Escalas com radianos (o nome correto é esse) maiores, mais "planos" proporcionam "bends" de maior amplitude que os de escala com radianos menores, mais curvos, assim como favorece uma ação mais baixa. Ademais, é isso mesmo que o pessoal acima postou.
    Abç

    ejames
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Uma das guitarras preferidas do Joe Bonamassa é uma Nocaster de 1951, com raio de 7.25 pol:


    Se for entrar no country então, o que não vai faltar é gente tocando rápido com Telecasters.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Raio do braço da guitarra joe satriani pq tão baixo?