Dummy coil como fazer? (com a opção de ativar/desativar)

    Autor Mensagem
    luken200606
    Membro Novato
    # out/21


    Olha é o seguinte, eu pesquisei aqui no fórum sobre dummy coils, e para a minha surpresa não tinha quase nenhum tópico falando sobre isso, basicamente, eu procurei alguns videos no yt sobre como fazer a instalação do dummy coil, e eu vi que o cara tirou os imãs do cap, e ligou ele entre o pot de volume.
    Eu quero fazer essa instalação na minha guitarra, porém, eu queria ter controle sobre o dummy coil, eu não queria que ele ficasse o tempo inteiro ativado, eu queria poder acionar ele apenas quando eu estiver usando uma distorção muito pesada, e isso estiver causando um nivel de ruido alto, e na hora do som clean, desativar ele para ter aquele som mais cristalino.
    Será que alguem sabe como fazer esse esquema? a minha ideia é deixar o segundo botão de tone para o dummy coil, e o terceiro fica pra tone do cap da ponte, mas isso não importa muito, eu só quero ativar o dummy coil girando o knob de tone.
    Lembrando que eu não sei muito de eletronica, só sei soldar algumas coisinhas, eu imagino que não seja muito difícil, mas se puderem deixar bem claro como fazer, vou ficar muito agradecido :)

    ah sim, a minha guitarra é uma tg530 (strato)
    Abç

    sidguitar1
    Veterano
    # out/21
    · votar


    luken200606
    ate pesquisei ,to por fora das coisas,q massa,tem uns caps sobrando aqui,ate deu vontade de fazer uns testes mas minha unica guita com silgle eu emprestei hehe,da uma olhada nesse video,se vc entende ingles ja ta ai,abraçao
    https://www.youtube.com/watch?v=XoPMgAMwAPk

    luken200606
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    sidguitar1
    acabei de ver o video, cara legal, eu só estou meio confuso em relação a onde ligar as coisas na chave de 5 posições, e também tem um outro porém, eu vi alguns comentarios dizendo que aquela ligação faz você perder output na guitarra.

    eu poderia simplemesmente ligar o dummy coil entre o pot de volume e a chave, mas assim eu nao teria como desligar ele, e eu quase NUNCA uso os tones da minha guitarra, então eu imaginei que seria interessante dar utilidade a um deles, até por que, se o dummy coil alterar o timbre, eu quero poder deixa-lo ligado apenas na hora da distorção, pois não deve fazer tanta diferença quando eu tenho tanto ganho.

    quais coisas eu devo levar em consideração pra nao perder output na hora de fazer essa ligação?
    abç

    Schelb
    Veterano
    # out/21 · Editado por: Schelb
    · votar


    Cara, a ligação do cara do vídeo parece fazer o que você quer .. a questão da ligação na chave, pelo o que eu entendi é a seguinte: o dummy vai estar ligado com a bonina invertida em comparação com os caps da ponte e do braço, porém no mesmo sentido do cap do meio, então você só quer ele em paralelo com ponte e braço, por isso, você liga na chave, em paralelo apenas desses dois caps. Você liga o dummy à chave na mesma saída aonde ligaria os pot de tone para esses dois caps .. daí tem que fazer um jumperzinho entre saídas correspondentes aos dois captadores. Se você ligar direto no pot de volume, na mesmo perninha aonde liga o fio da chave, daria certo também, mas ele ficaria em paralelo com os três caps, e iria atrapalhar o cap do meio.

    Não sou muito experiente nessa parte, então se alguém mais manjado pudesse conferir minha ideia aí era uma boa.

    Edit: uma coisa importante aí, é que se você coloca duas resistências parecidas em paralelo, você tem como resultado metade da resistência, ou seja, na teoria acredito que seus caps teriam menos ganho com o dummy ligado.

    luken200606
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    uma coisa importante aí, é que se você coloca duas resistências parecidas em paralelo, você tem como resultado metade da resistência, ou seja, na teoria acredito que seus caps teriam menos ganho com o dummy ligado.

    existe algo que eu possa fazer pra evitar isso?

    Schelb
    Veterano
    # out/21
    · votar


    Então, provavelmente alguma coisa você sempre vai perder. Em paralelo entendo que seja ganho, e com isso algum timbre. Se ligar em série você provavelmente perderia em timbre por causa da resistência a mais no meio do sinal. Sei lá .. de repente procura vídeos que demonstrem a mudança de sinal/timbre de cada forma. Respondi aqui de intrometido, porque num manjo muito disso .. hehe

    luken200606
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Então, provavelmente alguma coisa você sempre vai perder.

    Então, por isso que eu pensei em colocar o dummy coil no potenciometro, pq se eu vou perder, pelomenos vou poder escolher quando vou perder kkkkkkk
    eu prefiro perder timbre do que ganho, por que é como eu disse, a minha ideia é usar o dummy coil quando eu estiver usando uma distorção com ganho alto, então perder algumas frequencias nao vai fazer tanta diferença, considerando que eu vou me livrar dos ruídos.

    Eu to começando a pensar que no fim eu vou acabar ligando esse dummy coil no pot de volume, porém tem uma coisa que eu estou com duvida em relação a isso, se eu fizer essa ligação, as posições 2 e 4 ainda vão cancelar ruido? por que vão haver 3 captadores ligados, então não vai haver cancelamento né?

    Schelb
    Veterano
    # out/21
    · votar


    Pois é, com o dummy ligado você teria ruído nas posições 2, 3 e 4. Inclusive, imagino que na posição 3 você teria mais ruído e menos ganho .. mas daí é só desligar o dummy e tudo volta ao normal. Outra possibilidade seria você inverter a ligação do cap do meio, de forma que poderia usar ele com o dummy também, só que daí perderia o cancelamento de ruído das posições 2 e 4 mesmo com o dummy desligado. O negócio é ver o que você prefere perder.. hehe.
    Ligar o dummy em série é fácil também, é só colocar ele entre a chave e o volume. Nesse caso também acho que daria pra usar o potenciômetro. Na minha cabeça aqui, acredito que ligando o fio que vem da chave na perna do meio do potenciômetro, você poderia de um lado soldar um fio direto pro volume e do outro lado soldar o dummy e depois ir pro volume. Mas aí já é imaginação minha aqui, não sei na prática se funcionaria.

    Eu acho curioso que nunca tinha visto falar dessa ideia do dummy e se ela fosse muito boa eu esperaria vê-la mais por aí ou até mesmo sendo usada pelos grandes fabricantes né. No geral fiquei curioso e parece um negócio legal de testar, mas considerando esse meu raciocínio, acho que talvez captadores noiseless ou humbuckers em formato de single pudessem te atender melhor. As vezes trocar só seu cap da ponte já fosse resolver seu problema.

    luken200606
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Eu acho curioso que nunca tinha visto falar dessa ideia do dummy e se ela fosse muito boa eu esperaria vê-la mais por aí ou até mesmo sendo usada pelos grandes fabricantes né.
    O SRV usava dummy coil, eu acredito que o motivo pelo qual muita gente não quer usar dummy coil é por que ele come um pouco das tuas frequencias agudas, mas tipo, até pedais podem comer frequencias, então tu vai perder um pouco dos agudos, mas vai se livrar do ruído também, e se vc se importa tanto com as frequencias agudas, compra um pedalzinho de EQ e joga elas pra cima, problema resolvido, eu acho kkkkk.

    em relação ao dummy coil, eu encontrei esse esquema aqui
    https://www.frettech.com/frettech/dummy/strat-rwrp-dummy.gif
    parece que ele ativa o dummy coil através de um switch, porém eu não queria meter um furo no meio do meu escudo, até por que eu nem tenho como fazer isso, será que no caso dele não seria possível trocar o switch por um potenciômetro? se sim, como?
    esse é o site que eu vi: https://www.frettech.com/frettech/dummy/index.html
    ta todo em inglês, só pra avisar

    Schelb
    Veterano
    # out/21
    · votar


    É, comentei disso de talvez ter soluções melhores mais pra você considerar mesmo, pq o dummy parece uma ideia válida também, só que um pouco mais complicada.
    Bom, falando do esquema que você linkou aí então: se eu entendi bem, ele está basicamente ligando o dummy em série com os caps, já que liga ele entre a saída da chave seletora e o volume. Daí ele cria uma rota paralela pro sinal que passa pela chave de liga/desliga. Quando a chave está ligada, não vai haver resistência nessa trilha pro sinal, então o sinal vai acabar passando pelo switch ao invés do dummy já que o dummy é uma resistência. Quando o switch está desligado o sinal só tem o caminho do dummy pra percorrer. O problema dessa ligação aí é que apesar do sinal elétrico "preferir" sempre o caminho de menor resistência, parte do sinal vai acabar passando pelo caminho de maior resistência, proporcionalmente ao tamanho dessa resistência, e nesse caso aí, eu tenho quase certeza que isso vai acontecer, então a guitarra deve perder timbre mesmo com o dummy desligado nesse circuito aí. Pra isso não acontecer precisa tirar mesmo o dummy do circuito, o que dá pra fazer com outros tipos de chave.

    Quanto a dar pra substituir a chave por potenciômetro dá sim. Só que diferentemente da chave, que realmente corta o sinal que passa por ela, separando os terminais, o potenciômetro coloca uma resistência variável naquele percurso, que vai ser no seu caso 250k provavelmente, de forma que conforme expliquei ali em cima, parte do sinal ainda acaba fluindo por ele. A solução mais adequada que vejo pra essa ligação aí sem furar sua guitarra seria trocar o potenciômetro por um com chave push/pull. Nesse tipo de potenciômetro, o circuito da chave push/pull é totalmente separado da parte do potenciômetro, e ela permite realmente definir 100% do percurso do sinal.
    Só pra você saber, nessas chaves push/pull que estou falando, você entraria com o fio que vem da chave no terminal do meio, daí no terminal de cima você põe, por exemplo, o fio que vai direto pro volume e no terminal de baixo põe, por exemplo, o fio que passa pelo dummy e depois vai pro volume. Daí numa posição ela conecta meio-cima e na outra ela conecta meio-baixo. Dessa forma, ela realmente tira do circuito uma parte enquanto liga a outra. Não sei se deu pra entender, mas eu ligaria assim.

    luken200606
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Eu acho que vou fazer o seguinte: primeiramente, minha guitarra não vai ter TONES, por que se eu ligar o dummy entre a chave e o volume, os tones vão afetar apenas os caps bridge neck e middle, e o dummy vai ficar intacto, eu poderia ligar o dummy no fio preto que liga os lado AB do switch, mas não precisa, eu acho bem mais válido para mim que nunca usa os knobs de tone, fazer um neck blend pra ter o sonzinho de tele, e pro dummy coil eu vou ligar ele entre o volume e o switch, e fazer a ligação paralela que vc falou, porém eu não vou ligar isso em um push pull, e nem switch liga desliga, vou apenas ligar no segundo potenciômetro que eu tenho, assim eu imagino que dê até pra dosar o dummy coil.
    Depois que eu fizer isso eu vou ver se perdi muitas frequências agudas, se a diferença for mínima, eu vou deixar assim mesmo, pode ser até bom a perda delas, talvez deixe o som da strato mais gordinho, posso até gostar.
    o que você acha? estou esquecendo alguma coisa?

    Schelb
    Veterano
    # out/21
    · votar


    Hmm, parece um bom plano. Acho que vai chegar nos resultados que você tá querendo. Eu só deixaria o tone de cima como tone geral, mas já que você num usa, o blend pode mesmo te trazer mais benefícios né. Só não esquece de testar tudo ainda com a guitarra aberta pra já corrigir qualquer erro. E depois posta aqui os resultados que fiquei curioso! hehe

    luken200606
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    E depois posta aqui os resultados que fiquei curioso! hehe
    Com certeza! quando eu fizer isso eu volto nesse tópico, mas eu só vou fazer isso mês que vem, to esperando as cordas da minha guitarra ficarem velhas pra eu trocar elas junto com o captador, aí eu aproveito e faço o dummy

    Schelb
    Veterano
    # out/21
    · votar


    Saquei, boa sorte então! Dá uma checada aqui daqui uns dias que vai que alguém mais experiente da algum toque né.

    luken200606
    Membro Novato
    # out/21 · Editado por: luken200606
    · votar


    Vish eu acho que essa ligação minha não da certo não, olha só, como todas as stratocasters, o captador do meio é RWRP, então isso significa que o dummy iria funcionar nas posições 1 e 5, mas nas posilções 2 3 e 4 iriam duplicar a quantidade de ruído, eu poderia simplesmente desligar o dummy nessas situações, mas isso seria um saco se eu tivesse que mudar de captador de forma rápida, eu teria que mudar o captador e girar o tone do dummy.
    mas o que me deixa curioso é isso aqui: https://www.youtube.com/watch?v=EmX_5tlPFUo O cara literalmente ligou o dummy entre o pot de volume e o switch, e todas as posições ficaram sem ruído, depois ele fez um video demonstrando: https://www.youtube.com/watch?v=A0jVXtAZCIs
    mas nos comentarios do video do tutorial, um cara escreveu isso aqui

    Hi +Woodeso's Guitar Mods .. Congrats for your videos. I installed a dummy coil in my guitar too. I have some comments to improve it:
    1. The schematic you teach is not the best. You put the dummy coil between the switch and the volume pot, however this work good only when you have a master tone knob (as shown in the schematics you used). When you have separate tone knobs like most strats do, then you end up having a lot of noise when you roll off the tone. That happens because you are filtering just the signal from the pickup, but leaving unfiltered the noise from the dummy coil. The CORRECT way is to place the dummy coil in replace of the black wire that connects one side of the switch to the other (in case of the schematic). In the case of your switch, that would be pins 4 and 5. Then you can have a regular strat wiring with separate tone knobs with no noise when you roll off the tones.
    2. I used a cheap chinese pickup as a dummy coil. I removed the ceramic magnet from the back and removed the pole pieces. These pole pieces are not magnetic. However, without the polepieces, the noise reduction was insignificant. But when I put the pole pieces back, then the dummy coil really worked. So, for dummy coils made from ceramic pickups, its better to leave the poles. For alnico pickups, you have no option.
    3. You guitar don't have a RWRP middle pickup and, in this case, the dummy coil will work for all 5 positions. However, most Fender strats have a middle RWRP pickup and then the dummy coil will only work for positions 1 and 5. The other positions will be noisier. In this case, you need a DPDT switch or push-pull knob to enable/disable the dummy coil.
    4. For those who have fender standard alnico pickups, you can undo the RWRP pickup just by reversing the pole pieces and the wire leads. However, this only works for those pickups that have a plastic bobin, otherwise you will damage you pickups.

    Hope these comments will help everybody.


    basicamente, ele fala que a guitarra do cara não tem o captador do meio RWRP, então se o meu captador do meio nao for RWRP, aí o dummy vai funcionar perfeitamente, em TODAS as posições(como no video), nao importa a combinação, e isso é EXATAMENTE o que eu quero, porém o meu captador do meio É RWRP, por que ele tem que ser, para cancelar os ruídos.
    então a minha pergunta é: como eu faço pra inverter isso? deixando todos os captadores com a mesma polaridade, pra o dummy funcionar em todas as posições, como naquele video?
    isso tudo parece muito complicado, mas se funcionar, vai ser a strato dos sonhos, uma strato com singles e sem ruídos chatos.

    Schelb
    Veterano
    # out/21 · Editado por: Schelb
    · votar


    Então, é isso mesmo que você está entendendo, sua guitarra ficaria com mais ruído na 2,3 e 4 além da perda de ganho e timbre. Eu não sei muito ao certo qual a forma mais fácil de inverter o captador. Geralmente eles já são produzidos pra serem ou não invertidos, e até dá pra fazer dependendo da montagem como ele disse, mas sinceramente não te recomendo fazer algo assim sem ter um conhecimento razoável da fabricação de captadores.

    Quer dizer, se você não quiser ter esses problemas nas posições 2, 3 e 4, me parece melhor usar o esquema do tíveo que o sid postou lá em cima, que coloca o dummy em paralelo apenas aos captadores da ponte e braço. Naquele esquema teria ruído nas posições 2, 3 e 4, mas apenas um ruído normal de single e que sumiria das posições 2 e 4 tirando o dummy da jogada. Acho que você ficou confuso apenas com a chave naquele vídeo né? E o problema é porque o cara ta usando uma chave com mais terminais. Só que não é difícil fazer o mesmo numa chave normal e eu vou tentar explicar aqui. Primeiro que isso muda dependendo do tipo de chave que você tem aí .. mas deve ser aquelas com 8 conectores em sequencia. Normalmente nessas chaves você usa os três conectores do final ligando um captador em cada, os dois conectores do meio jumpeados (se forem 7 conectores o do meio é um só) indo pro volume e daí os três conectores que sobram, são cada um saídas para cada um dos captadores e são ligados nos tones. Daí, se sua guitarra ta ligada com conexão normal, você vai ter fios saindo da chave para os potenciômetros de tone e com isso você consegue saber qual saída é pra cada captador sabe? Exemplo, se você tem o pot do meio só pro braço e o pot de baixo pro cap do meio, então você sabe a saída do cap do braço e do meio e logicamente a que não tem nada ligado é a saída do cap da ponte. Enfim, você pode assistir também uns vídeos que ensinam ligação normal de strato pra entender melhor também a chave. Finalmente, sabendo qual saída é de cada captador, no diagrama do vídeo você conectaria as saídas dos caps da ponte e do braço com um jumperzinho (com fio normal mesmo) e ligaria essas saída no dummy. Daí a ligação deveria ficar em ordem: conectores 1 e 3 jumpeados e indo pro dummy, conector 2 sem nada, conectores 4 e 5 jumpeados indo pro volume, conectores 6, 7 e 8 para caps da braço meio e ponte (se fosse de 7 conectores os conetores 4 e 5 do exemplo correspondem ao conector 4). O resto da conexão é fácil de copiar do vídeo.

    luken200606
    Membro Novato
    # out/21 · Editado por: luken200606
    · votar


    É, o unico problema dessa ligação é que eu vou ter perda de ganho sempre que eu ativar o dummy, e isso vai ser muito chato. Olha, eu vou falar com um luthier pra ver se da pra inverter a polaridade do cap do meio do novo set que eu vou comprar, se não der certo, eu vou comprar o novo set de captadores, e usar apenas os caps da ponte e braço, e depois eu vou pegar o cap do braço ou ponte do set antigo e colocar no meio, assim todos os caps vão ter a mesma polaridade, aí eu só faço a ligação que tava no video que eu mandei.
    o unico ruim disso é que eu vou deixar de usar um dos captadores que eu vou comprar, mas sei la, nao faz tanta diferença pra mim, é o cap do meio mesmo... então tanto faz.

    Schelb
    Veterano
    # out/21
    · votar


    Uai, mas se você tá comprando um set novo, é só pedir pra fazer o do meio sem inverter a polaridade. Os captadores vintage eram feitos assim

    luken200606
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Uai, mas se você tá comprando um set novo, é só pedir pra fazer o do meio sem inverter a polaridade. Os captadores vintage eram feitos assim
    eu acho que eu vou comprar 2 malagolis separados, e colocar na ponte e no braço, assim eu gasto a mesma quantidade de dinheiro que eu tava pensando inicialmente, e não vou deixar de usar nenhum cap, e ainda vou ter captadores bem legais na guita, aí eu deixo o cap do meio original mesmo, não faço questão de ter captador incrivel no meio, qualquer coisa se eu quiser trocar, eu compro um wilkinson e boto lá.
    aí no fim eu vou ter os dummy coils bontinhos lá, e um som bem legal.

    Schelb
    Veterano
    # out/21
    · votar


    Ah .. parece melhor assim. Até porque você gasta menos e testa .. se mais pra frente quiser um cap do meio do mesmo set, você compra só ele.

    luken200606
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    se mais pra frente quiser um cap do meio do mesmo set
    Na verdade vou ter que comprar ou um do braço ou da ponte, por que se não a polaridade vai ser invertida, aí vai arruinar o sistema do dummy completamente, mas é, no futuro se eu quiser completar o set de caps, eu compro só mais um.

    luken200606
    Membro Novato
    # fev/22 · Editado por: luken200606
    · votar


    Bom, revivendo um pouco este tópico, eu tentei fazer o dummy coil mas ele simplesmente não funcionou....
    basicamente eu comprei um set the captadores wilkinson e meti na guita, dps disso peguei um dos caps ceramicos antigos, retirei a barra ceramica, soldei ele entre o fio do pot de volume e o output da chave seletora e boom! nada aconteceu... eu tentei inverter a ligação pra testar este problema, mas ainda sim nada. eu fiquei HORAS invertendo a ligação, tentando posições diferentes no dummy, mas nada funcionava, o ruido continuava lá, lembrando que o meu captador dummy funcionava sim, eu testei com multimetro e ele ainda dava resistencia.
    o que pode ter dado errado? eu simplesmente não tenho a minima ideia....

    Schelb
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Rapaz, aí ficou difícil ... jurava que ia ler você aqui contando das qualidades e defeitos do dummy ... não esperava por essa

    Ramsay
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    luken200606
    Não funcionou pq vc retirou a barra cerâmica (imã).
    A função do dummy coil é justamente propiciar uma contrafase que elimine o "humm" como ocorre nos humbuckers.

    Se vc retira o imã não tem uma contrafase magnética, mas, apenas uma bobina passiva.
    Então, sugiro que recoloque a barra cerâmica e teste.
    Se não eliminar o humm, aí sim, inverta os fios do dummy.
    E boa sorte aí !!

    luken200606
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    naverdade não mano kkkkkk, acabei de fazer um dummy coil funcionar aqui. eu peguei outro captador e retirei o imã dele pra ver se funcionava, e deu certo.
    dps eu faço um video aí demonstrando como q ficou...

    Schelb
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    Uai .. tava bichado o outro cap então ... aí fica difícil de funcionar .. haha

    luken200606
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Uai .. tava bichado o outro cap então ... aí fica difícil de funcionar .. haha
    então... mas o engraçado é que eu chequei e o cap ainda dava resistência, então teoricamente era pra funcionar eu acho. mas não tava...

    Schelb
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    Uai .. vai entender

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dummy coil como fazer? (com a opção de ativar/desativar)