Não consigo de maneira alguma trocar as cordas na guitarra

    Autor Mensagem
    PorcoDoMar
    Membro Novato
    # fev/21


    Estou tentando colocar cordas 0.10 na minha guitarra modelo strato e sempre que começo a girar a cordas tendem a quebrar, acabei quebrando a corda Mi grande e não quero quebrar outra, pela segunda vez.
    Já vi vários vídeos explicando, então estou fazendo o procedimento tudo certo, mas aí chega em certo ponto a corda entorta tanto que quebra...
    Agora não sei se o erro está em mim, que não percebi algo e ou na guitarra.
    Podem me dizer primeiramente o que devo fazer que eu não sei ?? Sou leigo em trocar corda da guitarra

    PorcoDoMar
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    Obs: sem encordoador nas tarraxas, moro no interior e nenhuma das lojas minha cidade não tem esta peça. Então vai ser na mão mesmo ????

    makumbator
    Moderador
    # fev/21
    · votar


    PorcoDoMar

    Você provavelmente está apertando elas além do aceitável em afinação. Aí elas arrebentam mesmo.

    Você está usando afinador eletrônico para monitorar as cordas enquanto aperta? Se você não tem experiência é melhor ir com calma e ir checando constantemente.

    Outra questão: Você está colocando as cordas certas? Muitas vezes iniciantes colocam uma corda errada (por exemplo, colocar a corda lá no lugar que seria a corda ré, que é mais fina).

    sobrevivente
    Veterano
    # fev/21
    · votar


    PorcoDoMar
    Tem algumas questões aí. Além do que o makumbator falou, verifique se na colocação da corda você não está fazendo algum vinco na corda. Porque se vincar algum ponto da corda, fatalmente a corda vai arrebentar no vinco ao exercer tensão.

    Outra coisa a ser avaliada é se não há alguma rebarba na tarraxa ou na ponte que faz com que a corda arrebente. Tenho uma strato da SX que a corda estava arrebentando bem na ponte, pois havia uma rebarba metálica ali.

    PorcoDoMar
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar