Não consigo de maneira alguma trocar as cordas na guitarra

    Autor Mensagem
    PorcoDoMar
    Membro Novato
    # fev/21


    Estou tentando colocar cordas 0.10 na minha guitarra modelo strato e sempre que começo a girar a cordas tendem a quebrar, acabei quebrando a corda Mi grande e não quero quebrar outra, pela segunda vez.
    Já vi vários vídeos explicando, então estou fazendo o procedimento tudo certo, mas aí chega em certo ponto a corda entorta tanto que quebra...
    Agora não sei se o erro está em mim, que não percebi algo e ou na guitarra.
    Podem me dizer primeiramente o que devo fazer que eu não sei ?? Sou leigo em trocar corda da guitarra

    PorcoDoMar
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    Obs: sem encordoador nas tarraxas, moro no interior e nenhuma das lojas minha cidade não tem esta peça. Então vai ser na mão mesmo ????

    makumbator
    Moderador
    # fev/21
    · votar


    PorcoDoMar

    Você provavelmente está apertando elas além do aceitável em afinação. Aí elas arrebentam mesmo.

    Você está usando afinador eletrônico para monitorar as cordas enquanto aperta? Se você não tem experiência é melhor ir com calma e ir checando constantemente.

    Outra questão: Você está colocando as cordas certas? Muitas vezes iniciantes colocam uma corda errada (por exemplo, colocar a corda lá no lugar que seria a corda ré, que é mais fina).

    sobrevivente
    Veterano
    # fev/21
    · votar


    PorcoDoMar
    Tem algumas questões aí. Além do que o makumbator falou, verifique se na colocação da corda você não está fazendo algum vinco na corda. Porque se vincar algum ponto da corda, fatalmente a corda vai arrebentar no vinco ao exercer tensão.

    Outra coisa a ser avaliada é se não há alguma rebarba na tarraxa ou na ponte que faz com que a corda arrebente. Tenho uma strato da SX que a corda estava arrebentando bem na ponte, pois havia uma rebarba metálica ali.

    PorcoDoMar
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    makumbator Sim, estou colocando as cordas certas. Sou iniciante mas não ao ponto de não conhecer as cordas. E não estou usando afinardor eletrônico

    É isso o que eu penso, posso estar apertando elas além do aceitável. Primeiro antes de tudo eu folgo toda as tarraxas o máximo possível, estou fazendo isso certo?

    ejames
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    PorcoDoMar
    sem encordoador nas tarraxas, moro no interior e nenhuma das lojas minha cidade não tem esta peça
    Esquece isso, não tem nenhuma necessidade.

    E não estou usando afinardor eletrônico
    Por que? Tem uma porrada de apps, tanto para PC quanto celular que você pode usar.

    Primeiro antes de tudo eu folgo toda as tarraxas o máximo possível, estou fazendo isso certo?
    Como assim, cara? Tarraxa não se "folga", elas simplesmente giram.

    Tem como você descrever passo a passo se possível até filmar como você está fazendo isso? Pela sua descrição parece que tem algo muito errado com o método que você tá usando.

    PorcoDoMar
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    ejames
    Por que? Tem uma porrada de apps, tanto para PC quanto celular que você pode usar.
    Eu tenho um app, mas não uso necessariamente pra isso, nesse caso. Só costumo usar quando todas as cordas estão lá colocadas, quando vou tocar mesmo

    "Folgar" não me entenda errado. Devo ter me expressado mal, quando disse folgar é girar para o sentido que a corda fique folgada, desapertar. Não a tarraxa em si...

    PorcoDoMar
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    sobrevivente
    Entendo, mas o problema mesmo que estou tendo é no ato de enrolar a corda na tarraxa e apertar.
    Já conferi na ponte e se ela está bem alinhada com o braço da guitarra e sim está ok. Eu estico bem a corda antes de passá-la na tarraxa e dar as voltas.

    Sobre ter vinco, eu não sei. O que seria esse vinco? Eu tirei de dentro dos buraquinhos das tarraxas uma quantidade bem insignificante de poeira mesmo, não sei

    PorcoDoMar
    Membro Novato
    # fev/21 · Editado por: PorcoDoMar
    · votar


    Pra vocês saberem, deixo os buracos das tarraxas virados para uma mesma direção. Todas para a frente, de modo que as cordas fiquem esticadas e retas, como é indicado a se fazer.

    ejames
    Membro Novato
    # fev/21 · Editado por: ejames
    · votar


    PorcoDoMar
    Eu tenho um app, mas não uso necessariamente pra isso, nesse caso
    Então use! Se você tem certeza de que está colocando as cordas da maneira correta, a única explicação é que você está apertando demais.

    ThiRPG
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    PorcoDoMar

    Eu estico bem a corda antes de passá-la na tarraxa e dar as voltas

    Suas tarraxas são com trava? Porque se não forem e você estiver "esticando bem" elas e ainda enrolando depois, é quase certo que está esticando demais as cordas até estourarem.

    makumbator
    Moderador
    # fev/21 · Editado por: makumbator
    · votar


    PorcoDoMar

    Se as tarraxas forem sem trava você não estica as cordas na afinação e coloca elas direto. É preciso formar voltas em torno do poste de tarraxas comuns (ao menos umas 3 voltas).


    Veja esses vídeos:

    https://www.youtube.com/watch?v=0oJ_vmJdXCo




    https://www.youtube.com/watch?v=tag-ZGgEP5g


    PorcoDoMar
    Membro Novato
    # fev/21 · Editado por: PorcoDoMar
    · votar


    ThiRPG
    O problema foi nas tarraxas, elas estavam um pouco estragadas, nada que um pouquinho de óleo não resolvesse, levei ao reparo depois o cara passou um produto e melhorou, desgaste do tempo mesmo.

    PorcoDoMar
    Membro Novato
    # fev/21 · Editado por: PorcoDoMar
    · votar


    makumbator
    Descobri o que estava estragando a corda, já havia passado as voltas certinho, foi no momento de apertar as tarraxas na verdade. Em dado momento ao girar dava uma travada e quando ia ver ela já dobrava por dentro, sempre acontecia isso.
    Resumindo: essa área não foi muito tocada nas limpezas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não consigo de maneira alguma trocar as cordas na guitarra