Tagima TGM 200: problemas com a ponte

    Autor Mensagem
    HugoAlves
    Membro Novato
    # jan/21


    E aí, pessoal, beleza?

    Seguinte: adquiri recentemente uma Tagima TGM 200 roxa com ponte Floyd Rose Special. Pelo preço dela, o som é realmente muito bom, me satisfez totalmente. Meus problemas, porém, têm sido com a ponte dela. Quando eu dou alavancadas - e nem precisam ser muito profundas, ainda que eu a tenha comprado pra tocar Van Halen, principalmente -, ela perde afinação com certa facilidade. Cheguei a reforçar com 3 molas Gotoh PSP originais, mas ainda não está como eu acho que deveria ser.

    E aí: alguém mais teve/ tem o mesmo problema com esse modelo? Ou eu "ganhei" na loteria? Como resolvo isso, afinal?

    ejames
    Membro Novato
    # jan/21 · Editado por: ejames
    · votar


    Cara, só uma ponte Floyd Rose original (sistema esse que é conhecido, mesmo nos modelos mais caros, por ser mesmo problemático em questão de afinação) custa quase o preço dessa guitarra inteira. Com isso dá para imaginar o motivo dos problemas...

    Adicionar molas não vai adiantar muita coisa no quesito de estabilidade de afinação. Primeiro tem que identificar de onde vem a desafinação para só aí decidir o que fazer. Tem várias coisas que podem ser a causa - a ponte em si, atrito com os carrinhos, nut de má qualidade, cordas colocadas erradas ou até uma junção desses e outros fatores. A melhor solução é você enviar para um bom luthier identificar o que tá acontecendo, não tem muito como a gente ajudar sem poder ver a guitarra pessoalmente.

    AmonSakurasou
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    HugoAlves

    Então, essas pontes flutuantes de baixo custo são o terror, e podem ser N fatores pra isso acontecer. Tem 2 coisas que da pra tu fazer:

    1- Trocar a ponte por uma de qualidade (Gotoh, Schaller, FR Original), porém essas custam quase ou até mais q o valor da guita em questão.

    2- como o ejames falou, mandar para um bom luthier pra ele analisar e fazer as regulagem necessárias no instrumento.

    Uma terceira coisa q na vdd é um teste rápido q da pra tu fazer da tua casa mesmo (e as vzs pode até ser o problema kkkk) é afinar a guita, travar o nut e depois soltar um pouco as tarraxas. Se desafinar só de fazer isso, aí já é um possível problema com o locknut.

    Enfim, a melhor opção ainda é levar em um bom luthier e ele com certeza vai saber identificar e como resolver o problema ;)

    Valeu!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/21
    · votar


    HugoAlves
    Pontes tipo FR de má qualidade são mais problema do que solução...
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tagima TGM 200: problemas com a ponte