[PROJETO] Fazendo Minha propria guitarra: Jaguar barítono de 7 cordas

    Autor Mensagem
    Bosio
    Membro Novato
    # dez/20


    Salve rapaziada! Então, nos últimos tempos andei pensando em comprar uma guitarra de 7 cordas já que estou ouvindo muito Periphery, Monuments, Thornhill, Northlane, Polaris entre outras bandas que também usam guitarras de 7 ou 8 cordas. Ao pesquisar os preços, vi que uma guitarra mediana pra boa de 7 como uma ibanez iron label ou uma schecter estavam fácil chegando a preços de 7000 reais, sendo que há 3 anos comprei uma Ibanez prestige nova por 3000.

    Ao ver esses preços, uma ideia começou a brotar na minha cabeça: E se eu fizer a minha própria guitarra?
    Sei que isso pode parecer loucura a primeira instância, mas eu tenho o meu pai como grande inspiração na minha vida, ele é uma pessoa que simplesmente faz as ideias da cabeça dele acontecerem. Trocamos o portão de casa e ele simplesmente pegou todas as madeiras e fez uma mesa com bancos. Encomendou duas pranchas de eucalipto e fez uma mesa de 6 metros com bancos para os meus avós. Além de várias outras coisas que ele já fez, inclusive construir uma casa sozinho desde o projeto até o acabamento sem nunca ter feito isso na vida.
    Então perguntei pra ele se ele poderia me ajudar a fazer a uma guitarra, já que eu tenho apenas 4 anos de experiência na área da usinagem/mecânica enquanto ele tem 35 e a resposta foi que ele iria me ajudar a fazer, era só eu encontrar um projeto que iriamos começar a fazer.

    Então comecei a pesquisar projetos para usar como base, as madeiras que eu poderia escolher, as mais diversas formas de construção, peças que eu poderia usar, captadores que eu poderia escolher, e depois de muita pesquisa o projeto será assim:

    O modelo será uma Jaguar, que é o meu modelo de guitarra favorito junto a Explorer, só que farei uma mistura entre o clássico e o moderno fazendo um headstock 3x4 e o corpo sem raiar como uma fender clássica, mas ainda utilizando um escudo e os plates clássicos da Jaguar.

    As specs da guitarra serão:
    Corpo em cedro rosa
    Top em Imbuia
    Braço bolt-on em Wenge
    Escala de 27" com 24 trastes e raio de 400mm em Pau Ferro
    Ponte Hipshot dourada .125
    Tarraxas Hipshot Open gear com trava 3x4 douradas
    Captação Fishman Fluence Tosin Abasi signature 7
    1x volume 1x tone com pushpull pra utilizar as outras vozes dos captadores
    Chave seletora de 5 posições superswitch
    Escudo em acrílico transparente
    Plates dourados
    Nut (ainda estou em dúvida em qual material escolher, aceito sugestões)
    Trastes (também aceito sugestões)

    Ponte, tarraxas e a captação pedi para a mãe de uma grande amiga trazer dos EUA pois elas moram lá e a mãe dele veio para cá neste final de ano. Buscarei amanhã com ela. As madeiras já foram compradas e chegarão semana que vem.

    O projeto em si não é nada barato mas acho que será uma experiência muito legal em fazer algo junto ao meu pai, mas já que estamos bem longe de sermos luthiers, aceito dicas e opiniões para o projeto. Pretendo postar fotos aqui e fazer vídeos ao decorrer das etapas, e quem sabe daqui alguns meses, provavelmente, eu já não poste um vídeo tocando algumas músicas nela. Um grande abraço a vcs dos fórum!

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/20
    · votar


    Legal. Já fez um desenho?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # dez/20
    · votar


    Bosio

    Vou acompanhar esse tópico.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/20
    · votar


    Bosio
    O grande problema é a confecção do braço.
    Colocação exata do tensor, confecção da escala, na qual não podem haver erros. Eu não usaria wenge para o braço - é uma madeira cara e se a peça não tiver sido cortada e seca de forma correta podem ocorrer torções (aí... já era).
    O pau-ferro é excelente para a escala.
    Não entendi o termo "raiar" acerca do corpo...
    Também não usaría "hardware" dourado, pois desgasta (e fica feio) mui rapidamente.
    Para a pestana eu usaría latão, e trastes médios.
    Não é uma empreitada fácil, principalmente na confecção do braço - se você não é um luthier experiente eu consideraria a compra de um braço já pronto ou semi-acabado.
    Abç

    renatocaster
    Moderador
    # dez/20
    · votar


    Jaguar barítono 7 cordas? Interessante...

    Irei acompanhar o projeto.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/20
    · votar


    Bosio

    Tenha sempre em mente que um instrumento musical (mesmo um instrumento simples como uma guitarra elétrica) não é uma "mesa com cadeiras", não passa nem perto disso.

    Desejo sorte. Seja muito criteriosos, tenha muita paciência e nenhuma pressa.

    Delson
    Veterano
    # dez/20
    · votar


    Acompanhando!

    Buja
    Veterano
    # dez/20
    · votar


    Eu compraria somente o braço, e faria todo o resto.
    Sei que voces tem muita força de vontade, coragem, e até conhecimento pra isso.
    Nao duvido nao.

    Mas o braço é a coluna vertebral da guitarra, e tudo nele tem que ser exato e nanometrico.
    Tem que ter muito conhecimento de luthieria e as ferramentas adequadas, além de dar um trabalho gigantesco.
    O minimo erro transforma um projeto incrivel numa grande porcaria intocavel e irregulavel.
    Eu sei voce ja sabe disso. Se voces tem segurança pra fazer o braço, vão em frente, pode dar certo.
    Mas pela complexidade, nao tem feito nada parecido antes, eu compraria o braço ja pronto.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # dez/20
    · votar


    Opa, tem muita coisa pra dar errado mas eu estou torcendo pra dar certo e vou acompanhar aqui! Boa sorte.

    Bosio
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Voltando com o projeto, andei muito ocupado com o trabalho neste mes mas ja deu pra avançar bem e quem sabe até o final de fevereiro ele ja fique pronto. vou responder vcs e postar as fotos do andamento do projeto

    Bosio
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    O grande problema é a confecção do braço.
    Colocação exata do tensor, confecção da escala, na qual não podem haver erros. Eu não usaria wenge para o braço - é uma madeira cara e se a peça não tiver sido cortada e seca de forma correta podem ocorrer torções (aí... já era).
    O pau-ferro é excelente para a escala.
    Não entendi o termo "raiar" acerca do corpo...
    Também não usaría "hardware" dourado, pois desgasta (e fica feio) mui rapidamente.
    Para a pestana eu usaría latão, e trastes médios.

    Então, andei pesquisando muito sobre como fazer o braço e ja estava ciente que seria algo muito dificl de fazer, mas é aquela coisa, só conseguimos aprender se errarmos, e já que eu pretendo no futuro fazer mais guitarras para uso pessoal mesmo, então será uma experiencia muito legal de fazer, está sendo na verdade.
    Felizmente o wenge que escolhi pro braço está muito estavel e até o momento não torceu nem um pouco se quer, na verdade está perfeitamente reto.
    meu pai fez a escala ontem e o total de erro composto foi de 1mm em toda escala (acho que poderiamos ter feito melhor mas é o que tem pra hoje né?) agora é torcer pra na hora que a guitarra for terminada, não ter problemas de intonação. e conseguimos encaixar o tensor perfeitamente no braço, e ficou com um ajuste extremamente justo, utilizamos um tensor de 48cm já que a guitarra tem 27" de comprimento de escala

    Bosio
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    entamoeba
    Vou postar foto do projeto dela aqui

    Bosio
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    e tambem estou ciente que ferragens douradas desgastam muito rapidamente, ja que eu tenho um violão ovation com tarraxas douradas, mas desde que eu comecei a tocar guitarra sempre fui apaixonado por ferragens douradas, alem de que elas formam um lindo contraste com as madeiras escuras que eu escolhi pra esse projeto

    Bosio
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Buja
    Ferramentas aqui em casa é o q não falta kkkkkkkk tanto que descobri que o meu pai tinha muito mais ferramentas do eu imaginava, então não precisei comprar nenhuma pra construir. como eu falei, só se aprende com os erros, e ja que pretendo fazer mais guitarras no futuro, esse será um projeto muito legal pra se aprender

    Bosio
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Lelo Mig
    Tenha sempre em mente que um instrumento musical (mesmo um instrumento simples como uma guitarra elétrica) não é uma "mesa com cadeiras", não passa nem perto disso.

    Desejo sorte. Seja muito criteriosos, tenha muita paciência e nenhuma pressa.

    entendo perfeitamente, mas já que eu e o meu pai somos do ramo da mecanica, eu tenho três diplomas dentro desta área, e o meu pai quase 35 anos de experiencia na area de ferramentaria/ajustagem onde é necessário com grande frequencia fazer peças com tolerancia maxima de 0.02mm de erro (mas aqui em casa nao temos poucos intrumentos de medição, o q torna um precisão dessa praticamente impossível)

    Bosio
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Vou fazer um resumão de todo o projeto até agora pois rolaram muitos imprevistos como é de se imaginar:

    Meu plano inicial era fazer uma jaguar quase identica a uma fender com as grandes mudanças sendo por parte da ponte e do headstock, mas o cara com quem eu iria comprar os control plates personalizados para o meu gosto sumiu do mercado livre e não encontrei mais nenhum lugar vendendo control plates personalizados sem ser na gringa. então acabei modificando o projeto para a guitarra ser uma telemaster (um hibrido que é o corpo de uma jazzmaster com o control plate e o escudo de uma telecaster) da fender. E as modificações não pararam por ai, acabei tendo q deixar a largura do corpo 2 cm menor mais ou menos, já q tivemos q tirar muito material para deixar as laterais do top retas para colar fazendo o bookmatch.

    Da para ver todas as modificações na foto do projeto no link q vou anexar abaixo.

    depois de terminar o desenho do projeto, colocamos a mão na massa e o corpo saiu perfeito, e não tivemos problema algum tanto na hora de cortar no formato como na hora de dar o pré acabamento.

    Na confecção do braço ainda não tivemos problemas grandes, conseguimos fazer a cavidade da truss rod exatamente no centro do braço e sem folga nenhuma, para que ela consiga agir corretamente. um dos unicos problemas foi que resolvemos fazer o headstock reto como nas fender ao invés de angulado como a maioria das marcas fazem, então meu pai resolveu ja deixar a espessura do headstock com 15mm, que é a espessura final já, só que isso antes de colar a escala, então ao invés de ficar um raio bem harmonioso que as fenders tem logo após o nut, juntando a escala e o nut, esse raio ficará bem ingrime, mas acho q isso só interferirá na estética mesmo.

    A escala da guitarra fizemos utilizando um paquímetro com as medidas dadas por aquele fret calculator do site da stew mac, e conseguimos fazer a escala com uma somatoria de erro composto de 1mm (não sei se esse 1mm de erro na escala da guitarra pode afetar a intonação, então se algum luthier aqui do forum conseguir me responder, ficarei agradecido) e ja fizemos os slots utlizando um arco de serra comum mesmo, mas modificamos a serra para ela ficar com 0,5mm de largura que é a largura das serras específicas para slotar uma escala

    Aqui está o link com as imagens do projeto até agora, se o link não estiver funcionando, me avisem para eu tentar arrumar:

    https://imgur.com/a/uv0og3q

    Bosio
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Agora os proximos passos são fazer as cavidades para os controles e captadores, alem do encaixe do braço no corpo. Fazer o escudo com o blank de acrílico dourado que eu comprei (disse que ia fazer transparente mas acabei mudando de ideia).
    No braço seria raiar a escala, preencher uns pequenos furos de cupim na parte branca da escala, então depois colocar os trates e fazer a parte mais dificl que é ajustar a altura dele e polir, além de dar acabamento nos fret ends pra não cortar a mão.
    Provavelmente é isso que faremos nesta semana pra dar sequência no projeto. Fiquem a vontade pra perguntar coisas sobre o projeto, apontar erros, dar dicas e etc, ficarei muito feliz em ouvir

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [PROJETO] Fazendo Minha propria guitarra: Jaguar barítono de 7 cordas