Compartilhem as gambiarras que já fizeram no desespero

    Autor Mensagem
    lrelia
    Membro Novato
    # out/20


    Precisei trocar um pot hoje que tava quebrado, e o único 500K que eu tinha era um pot de cabeça longa. Pro knob não ficar horrivelmente longe do escudo eu serrei a cabeça do pot HHAHAHAH

    Segue a foto
    Pot Serrado

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/20
    · votar


    lrelia
    Já fiz isso tantas vezes que nem considero "gambiarra" mais....
    Abç

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    Eu tenho um ukulele da Kalani que não pegava intonação no começo do braço nem por decreto. Cortei um pedaço de clipe de papel, fiz um “zero fret” e colei com super bonder. Tá lá até hoje. Intonação perfeita.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/20
    · votar


    BrotherCrow
    "O velho truque do papelzinho" ( com a entonação do Agente 86...).
    Kkkkkkk
    Abç

    lrelia
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    KKKKKKKKKK

    Tinha um violão DiGiorgio da minha família que tinha um palito de dente logo depois do nut, acredito que era pra entonaçao tambem kkkkkk

    Lelo Mig
    Membro
    # out/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    lrelia

    Toquei na noite muitos anos... Acontecem muitos imprevistos, já fiz tudo quanto é gambiarra imaginável:... até emendar corda eu já emendei.

    "tinha um palito de dente logo depois do nut, acredito que era pra entonaçao tambem"

    Ou pode ser que o Nut rachou e a corda desce e começa a trastejar, aí vc bota um palito para ela ficar numa altura tocável... já fiz essa gambi.

    instrumentista
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    Tomara que o bertola não me mate... tocando guitarra estourei o pino da correia, tentei colocar o parafuso de novo não dava pq tinha "perdido a rosca" (pior que era uma peça de mogno) peguei uma carinha dei uma desgastada até ela entrar no buraco, cola de madeira enfiei a bicha lá e furei por cima dela... hoje em dia o reparo já tá feito do jeito certo, levei num luthier o cara quase me matou pq pra tirar a cavilha furada foi uma guerra, ele fez uma peça em mogno e colocou no lugar pra refurar

    instrumentista
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    A mais louca que essa foi no violão, tive problema no captador de contato, so funcionava nas cordas graves, peguei outro captador igual (sem pre amp mesmo so a moedinha e o p10 fêmea) pluguei o p10 dentro da boca e toquei com um p10 pra dentro do violão

    Del-Rei
    Veterano
    # out/20
    · votar


    Quando eu era menor, tinha um violão de nylon. Mas eu gostava do som de aço. Fiz a besteira de colocar cordas de aço no bicho.... A ponte descolou, claro. Sem grana pra luthier, meti 2 parafusos na ponte... tempos depois o braço descolou... Tentei usar uns parafusos também, mas não adiantou. Fiquei sem violão na época.

    Um aceno de longe!!!

    Ningen
    Veterano
    # out/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    lrelia

    Footswitch no microondas

    Knob no ventilador

    Durepoxi nos sulcos do nut (A, D, G)

    Bônus:

    Switch para desligar o cooler enquanto gravo perto do notebook.

    lrelia
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    Ningen

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    muito boa

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/20
    · votar


    instrumentista
    Tomara que o bertola não me mate
    Kkkkk....
    Abç

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    Ningen
    Durepoxi nos sulcos do nut

    Também usei isso recentemente. Sem queixas.

    lrelia
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    o único 500K que eu tinha era um pot de cabeça longa

    Ah, e só pra complementar, era um pot linear e nao um antilog. Entao eu tenho que diminuir ele pra uns 20% pra fazer alguma diferença KKKKK

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    Pô, quanto mais eu penso mais me lembro de gambiarras zoadas.

    Botei um humbucker de Epiphone numa cigar box guitar de 3 cordas (parafusando numa caixa de papelão).

    Transformei um cuatro venezolano em ukulele barítono, colocando um cordal de cavaquinho e cordas de violão de nylon.

    Gravei muito midi controlando com uma guitarra de Rock Band 3 do XBOX360.

    E assim por diante.

    Delson
    Veterano
    # out/20
    · votar


    Já emendei cordas quebradas com um pedaço de outra corda mais grossa (fora da escala, no headstock e na ponte)

    Colei palito de dente pra refazer a rosca que tinha espanado

    Uma das aletas do potenciômetro quebrou e eu fiz uma resina com cola de cianoacrilato e bicarbonato de sódio pra preencher o espaço no knob (diga-se de passagem, fica uma beleza, inclusive para refazer os slots no nut. Essa cola com grafite também fica o bicho)

    Papelzinho embaixo do nut pra subir as cordas

    Knob despedaçado e colado com cianoacrilato (não vou falar a marca, kkkk)

    Potenciômetro com uma das perninhas quebradas, soldado depois perto da trilha da placa

    Retirei o nut e lascou um pedaço da madeira (headstock angulado) na parte perto das tarraxas, então tive que aplainar tudo e fazer um nut de osso com apoio angulado (parecido com os Martin)

    Tudo isso foi em meus instrumentos particulares, não de clientes.

    Ningen
    Veterano
    # out/20
    · votar


    entamoeba

    Sim... E o acabamento é bem simples de fazer com o dedo molhado. O único contra é o tempo de secagem rsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compartilhem as gambiarras que já fizeram no desespero