Epiphone Les Paul Special com 4 Potenciômetros e 4 Knobs?!

    Autor Mensagem
    arqvirtua
    Membro Novato
    # mai/20 · Editado por: arqvirtua


    Olá,

    Possuo uma Epiphone Les Paul Special modelo1.

    Ela tem 2 Knobs e 2 Potenciômetros padrões. 1 Volume e 1 Tone.

    Será que seria possível, na troca dos captadores, colocar outros dois 2 Knobs junto a outros dois 2 Potenciômetros? Ficando como padrão Gibson?

    Não sei se pelo espaço dela atrás, já daria pra por os outros dois, fazendo só os furos a mais, (talvez não) e aproveitando os dois existentes, e a chave seletora.

    Pergunto, pois ví uns captadores da linha Epiphone, q comprando de fora vem com preço bom, e parecem ser bons por algumas recomendações de quem os comprou. Não sei dos timbres, por não ter ninguém próximo para saber sobre...

    Enfim, agradeço ajuda nessa ideia.
    Obrigado a todos.

    Buja
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Possivel é.
    Nao vai ficar visualmente igualzinha nao, porque a posicao da chave seletona nas duas lespas é diferente, e o espacamento e posicao dos knobs da special é diferente da lespa traditional tambem.

    Sobre espaco atras dela, pelas fotos que vi, me parece pequeno, mas talvez de pra abrigar a fiação toda ali.

    O principal problema que vejo mesmo, é a chave seletona.
    Se mudar ela de lugar, alem de ficar o buraco ali, vai ter que fazer a furacao da lespal interna, com brocão e isso é trabalho chatinho.

    No fim, igual nao fica, e o luthier nao vai cobrar micharia pra fazer isso nao.
    Alem do fato de que, "ouvi dizer" (nao posso provar), que essa lespal é de compensado (nao sei qual ano, nao sei se mudaram isso, nem sei se é verdade)

    Se for realmente de compensado, nao acho que vale mexer tanto assim.
    Melhor pegar outra lespal ja pronta.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/20
    · votar


    arqvirtua

    É possível!

    A que custo? Eu não sei!

    Verifique visualmente se a cavidade traseira possui espaço pra acrescentar outros dois potenciômetros. Caso afirmativo, o trabalho será bem menor, no entanto, ainda há muito trabalho a ser feito. Se sabe e está disposto, ok! Se não, o jeito é delegar o serviço a um luthier.

    Caso não caiba, então é necessário aumentar a cavidade, bem como providenciar uma tampa no tamanho adequado.

    Tendo isso em vista, ficará a seu critério fazer essas alterações na guitarra. É interessante ter 4 potenciômetros, mas, funciona muito bem com apenas dois.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    arqvirtua
    Em princípio não é possível pelo tamanho da cavidade dos controles.
    Teria que abrir uma nova cavidade.
    Custo absurdo para uma guitarra de pouquíssimo valor.
    Abç

    arqvirtua
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Pois é pessoal, é mais pela aventura mesmo, o espaço é pequeno, não cabe o padrão não; daquelas ainda com placa junto, esquece.

    Em medidas q tirei, da pra por os 4 potenciometros, sendo 2 a mais, mantendo os que estão em seus lugares.

    A questão depois seria sobre os fios mesmo, sendo mais grossos, para se distribuirem melhor.
    Na parte de cima da guitarra, daí os dois outros ficariam entre os dois existentes, aí aqueles de metal mais finos ficariam "melhor".

    Aventurar enfim rss valews!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    Até que foi rápido... 2 aninhos rs

    arqvirtua
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Rapaz...até eu esqueci do post kkkk

    Mas só consegui leva-la para ajuste em Luthier, depois de compra-la em 96! Vai vendo ehehehehe... literalmente entocada ela ficou, e qdo a usava era d ojeito q estava mesmo rsss

    Agora estou reativando - qdo posso - e me aventurando na lutheria... massss com calma... pois n é minha profissão principal...

    Vamos ver daqui pra frente... quem sabe mais 2 anos rsss

    LeandroP
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    arqvirtua

    Não importa quanto tempo leva, né ;)
    Boa sorte para os próximos anos!

    Ningen
    Veterano
    # jan/22 · Editado por: Ningen
    · votar


    arqvirtua

    Encontrei esse projeto aqui usando potenciômetros concêntricos (2 em 1, a Fender usa em alguns modelos). Bem detalhado e o resultado, pra mim, ficou ótimo com os knobs pretos.

    https://www.mylespaul.com/threads/epiphone-special-ii-ltd-mod-2-vol-2- tone-dual-concentric-pots.415160/

    Schelb
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Que top o projeto do cara .. achei muito bacana o look que deram os knobs concêntricos!

    arqvirtua
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    be minteressante!

    eu acabei comprando mais dois potenciometros, é q n consegui anexar meu desenho do espaço intreno aqui, acredito q dê para por...

    o do cara aí é mais legal mesmo, o espaço dele parece até menor do q tem na modelo 1 q é a minha...

    bom, tentar né... antes de furar, vou ver se da mesmo ao esboço feito... me parece q sim...

    as vezes por n enfiarem a faca só para os outros furos... possa compensar financeiramente...

    qdo chegar tudo vou ver para por a mão na massa... obrigado pelos alôs...

    arqvirtua
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    estou vendo a compra desses potenciometros concêntricos, bem melhor mesmo... creio q pelas suas alturas, na parte interna n teria problema... e a tampa ficaria ok

    n sei se veem com pushpull inclusos...

    mas é mais interessante mesmo! e mais prático!

    ...

    estava vendo uma peça vendida tbm, com um sistema de placa, onde vc encaixa os fiso ao invés de soldar... qse peguei... daria facilidade só para qdo for trocar os captadores para outros... mas enfim...

    segue a luta aqui hehehe

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Ningen
    Porra, excelente saída, cara.
    Não fica com o visual clássico de Lespa, mas resolve a parte da sonoridade.

    Um aceno de longe!!!

    arqvirtua
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    havia pego os knobs e potenciometros normais, achei os desse modelo Concentricos... esperar chegar para ver ... depois tento postar os resultados... valew galera!

    arqvirtua
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Chegaram, agora estou vendo para instala-los... tentar por mais dois de cada, ou os concêntricos... breve posto aqui, valewsss

    Ningen
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    arqvirtua

    Massa! quero ver o resultado

    makumbator
    Moderador
    # fev/22
    · votar


    arqvirtua

    Tenho um baixo com pots concêntricos (veio de fábrica assim). É uma maneira ótima de ter dois comandos no mesmo ponto.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # fev/22 · Editado por: BrotherCrow
    · votar


    Eu tinha uma Danelectro com pots assim! E uns tempos atrás a Squier Vintage Modified Jazzmaster também tinha esse esquema.
    Engraçado como cada pessoa precisa de uma coisa diferente. Eu tenho uma Epiphone Special e uma das coisas que eu gosto é justamente o esquema com só dois knobs, porque eu uso muito o volume pra controlar drive e fuzz, e já percebi que tenho dificuldade de cuidar de dois knobs de volume ao mesmo tempo! Hehehe. Aliás, minha Special é toda mexida, troquei captação, parte elétrica e muita coisa visual. Sei que ela é mal falada mas gosto muito dela, principalmente do braço. Aqui um vídeo que fiz com ela:



    Vou pensar carinhosamente em botar pots concentricos nela!

    arqvirtua
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Pois é.... sempre acabamos mexendo hehehe

    Em Luthier q fui perguntar sobre essa adaptação, ele acha bobagem... n precisaria por essa independencia.

    Ele comentou que tem gente q inseriria um Vol a mais. Talvez deva ser ao q vc usa.

    Dos caps, mais pra frente vejo opção de troca tbm... pensando $$$ hehe

    foca2
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    O lance dos pots concentricos é uma ideia bem massa!

    Eu acabei me acostumando usar um dos captadores como "canal limpo" em vez de pisar em pedal, gosto muito da flexibilidade.

    arqvirtua
    Membro Novato
    # 28/ago/22 12:08
    · votar


    ta quase rsss

    é q chegaram trastes novos, n sei se vou adaptar tudo de uma vez...

    ou inserir dois de cada, ... rever com calma...

    infelizmente tbm atrasei mais por uma fatalidade na minha família...

    mas vou postar tudo aqui sim... legal os post de todos! curti demais as indicações!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Epiphone Les Paul Special com 4 Potenciômetros e 4 Knobs?!