Epiphone Les Paul Special com 4 Potenciômetros e 4 Knobs?!

Autor Mensagem
    arqvirtua
    Membro Novato
    # 27/mai/20 15:32 · Editado por: arqvirtua

Olá,

Possuo uma Epiphone Les Paul Special modelo1.

Ela tem 2 Knobs e 2 Potenciômetros padrões. 1 Volume e 1 Tone.

Será que seria possível, na troca dos captadores, colocar outros dois 2 Knobs junto a outros dois 2 Potenciômetros? Ficando como padrão Gibson?

Não sei se pelo espaço dela atrás, já daria pra por os outros dois, fazendo só os furos a mais, (talvez não) e aproveitando os dois existentes, e a chave seletora.

Pergunto, pois ví uns captadores da linha Epiphone, q comprando de fora vem com preço bom, e parecem ser bons por algumas recomendações de quem os comprou. Não sei dos timbres, por não ter ninguém próximo para saber sobre...

Enfim, agradeço ajuda nessa ideia.
    Obrigado a todos.

Buja
    Veterano
    # 27/mai/20 15:41
    · votar

Possivel é.
    Nao vai ficar visualmente igualzinha nao, porque a posicao da chave seletona nas duas lespas é diferente, e o espacamento e posicao dos knobs da special é diferente da lespa traditional tambem.

Sobre espaco atras dela, pelas fotos que vi, me parece pequeno, mas talvez de pra abrigar a fiação toda ali.

O principal problema que vejo mesmo, é a chave seletona.
    Se mudar ela de lugar, alem de ficar o buraco ali, vai ter que fazer a furacao da lespal interna, com brocão e isso é trabalho chatinho.

No fim, igual nao fica, e o luthier nao vai cobrar micharia pra fazer isso nao.
    Alem do fato de que, "ouvi dizer" (nao posso provar), que essa lespal é de compensado (nao sei qual ano, nao sei se mudaram isso, nem sei se é verdade)

Se for realmente de compensado, nao acho que vale mexer tanto assim.
    Melhor pegar outra lespal ja pronta.

LeandroP
    Moderador
    # 27/mai/20 15:44
    · votar

arqvirtua

É possível!

A que custo? Eu não sei!

Verifique visualmente se a cavidade traseira possui espaço pra acrescentar outros dois potenciômetros. Caso afirmativo, o trabalho será bem menor, no entanto, ainda há muito trabalho a ser feito. Se sabe e está disposto, ok! Se não, o jeito é delegar o serviço a um luthier.

Caso não caiba, então é necessário aumentar a cavidade, bem como providenciar uma tampa no tamanho adequado.

Tendo isso em vista, ficará a seu critério fazer essas alterações na guitarra. É interessante ter 4 potenciômetros, mas, funciona muito bem com apenas dois.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 27/mai/20 16:09
    · votar

arqvirtua
    Em princípio não é possível pelo tamanho da cavidade dos controles.
    Teria que abrir uma nova cavidade.
    Custo absurdo para uma guitarra de pouquíssimo valor.
    Abç

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Epiphone Les Paul Special com 4 Potenciômetros e 4 Knobs?!