Autor |
Mensagem |
Troller_Vermelho Membro Novato |
# dez/19
Boa tarde,
Tenho uma Cort M600 e ela tem Push'n'pull. O problema eh que ela ficou um tempo parada e, ao toacar novamente, vi que o tone estava um tanto "duro". Após girar alguma vezes, consegui utilizar.
O problema é que para puxar o Push'n'pull está muito, muito duro. Ele dá umtrabalho incrível para "sair" e voltar para o lugar.
Tem alguma solução caseira, colocar óleo ou algo assim, ou só tem jeito levando no luthier?
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# dez/19
· votar
o que usar: spray limpa-contatos alcool isopropilico
o que não usar: óleo de qualquer tipo wd-40 alcool de cozinha
há relatos de gente que usou solventes e diluentes tipo thinner e funcionou, mas eu não recomendo pq se pegar na pintura vai zoar, use por sua conta e risco
|
# dez/19
· votar
acabaramosnicks WD40 eh ruim? Não facilitaria, não? Sabes dizer o motivo dele estar na lista do que não usar?
|
Del-Rei Veterano |
# dez/19 · Editado por: Del-Rei
· votar
Troller_Vermelho WD40 eh ruim? Não facilitaria, não? Sabes dizer o motivo dele estar na lista do que não usar?
Já li algumas coisas sobre isso, mas nunca apliquei WD40 pra limpar potenciômetros... Pelo que entendi, o fato dele ser meio oleoso pode gerar um acúmulo de sujeiras maior ainda e estragar de vez.
Possivelmente se você aplicar o WD o potenciômetro até pode melhorar, mas posteriormente a vida útil despenca.
O mais garantido é algum limpa contatos mesmo, que é específico pra essa função. Lembrando que, dependendo da situação do potenciômetro, nem adianta tentar limpar ou recuperar... Tem que trocar mesmo.
Um aceno de longe!!!
|
# dez/19
· votar
Del-Rei Valeu!!!
|
Rayboard Membro Novato |
# dez/19
· votar
Troller_Vermelho Use álcool isopropílico com uma seringa.
|
Ramsay Veterano |
# dez/19
· votar
Troller_Vermelho Se tá duro assim, spray limpa contatos e álcool propílico não vão resolver. O único jeito é usar WD-40 mesmo, pq ao contrário dos outros dois ele é desengripante, ou seja, solta partes presas.
|
# dez/19
· votar
Ramsay
Entendi. Pessoal, valeu pela opinião de todos. Vou tentar o limpa contatos antes, pois foi o mais "votado". Caso não consiga, vou usar o WD para ver o efeito.
|
Silspiders Membro Novato |
# dez/19
· votar
Wd40 é volátil. Pode usar, deforma controlada.
|
JJJ Veterano
|
# dez/19
· votar
Eu acho que o WD40 pode ser adequado no caso. Pelo que entendi, não se trata da parte elétrica interna do pot, mas apenas da parte mecânica de puxar, que está presa... Nisso, o WD40 é ótimo.
|
T-Rodman Veterano |
# dez/19 · Editado por: T-Rodman
· votar
spray limpa contatos derrete algumas partes de plástico também. Se for usar ele, cuidado para não ficar apertando muito o knob porque ele pode se esfarelar principalmente logo depois da aplicação. Eu tentaria desmontar o knob e dar um banho de isopropilico nele por 24h. (e acho que terei de fazer algo parecido com uma Fender Am Deluxe que o push/pull tá meio que travando)
|
# dez/19
· votar
Pessoal,
Acho que esse mesmo assunto pode me ajudar em outra coisa.
Tenho um amp antigo (Peavey Silver Stripe [Bandir], aquele com o falante Sheffield) e alguns pots (volume, equalização) quando giro, meio que fazem um ruído no som.
Isso deve ser limpeza, também? Tendo em vista que o amplificador é da década de 80, mais ou menos? Esse amp é incrível e gosto demais dele.
|
JJJ Veterano
|
# dez/19
· votar
Troller_Vermelho
Nesse caso é limpa contato... mas tem que ser jogado dentro do pot. Por fora não adianta nada.
|
Releed Veterano |
# dez/19
· votar
Eu tinha esse problema na minha schecter, resolvi de um jeito bem melhor.
Levei no Luthier e pedi pra ele instalar 2 seletores (daqueles pequenos, com 2 posições) pra defasar os captadores individualmente.
Assim, além de acabar com o problema do travamento, já que os seletores não travam, me permitiu ter mais possibilidades de timbre.
|