A contragosto, farei um relic

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# ago/19


Vou ter que aceitar, resignado, uma relicada numa guitarra aqui...

Explico: já comprei a bichinha (uma Strato Squier) toda arrebentada. Mas fui consertando os problemas, aqui e ali, trocando peças, limpando, polindo, tirando a ferrugem, ajeitando.

No fim, sobraram uns buracos de amassados no corpo, que só podem ter sido propositais, feitos por um troglodita que achava que aquilo parecia "relic". Mas não parecia nada além de buracos aleatórios mesmo.

Pois bem... cobri os buracos com esmalte preto. Ficou meia-boca, mas pelo menos tampou os rombos, deu uma aparência - de longe - normal e protegeu a madeira. Fiquei de tentar resolver isso depois, de algum jeito definitivo.

Quando fui pegar pra fazer o tal "jeito definitivo" é que complicou. Minha ideia inicial foi lixar onde tinha os buracos tapados, pra alisar tudo e tentar fazer um acabamento melhor. Mas não funcionou. Nada que eu tentei pra deixar a coisa com cara de preto brilhante liso (o tom original) funfou. No fim, lixei até onde precisava pra tirar qualquer vestígio dos velhos buracos e, com isso, acabei revelando partes da madeira, bem num estilo relicado.

A ideia de lixar tudo e refazer o acabamento do corpo inteiro não me agrada, porque só a borda é preta e o sunburst é muito bonito e não foi afetado (o troglodita atacou só a borda). Não vou conseguir reproduzir aquele acabamento com a mesma qualidade e não quero desfigurar o que ela era...

Só sobrou deixar relicada mesmo...

Buja
Veterano
# ago/19 · Editado por: Buja
· votar


Strato sunburst relicada é meu proximo sonho/objetivo.

felipe bento pereira
Membro Novato
# ago/19 · Editado por: felipe bento pereira
· votar


é muita estupidez o que esse pessoal faz nas guitarras em PU!! eu tambem fiz uma cobertura com base na minha, mas era uma coisa pequena na parte lateral inferior dela!!
se for uma guitarra de muito apresso seu, manda fazer uma repintura bacana!! vale a pena!

HortaRates
Membro
# ago/19 · Editado por: HortaRates
· votar


Um relic natural/bem feito é uma coisa linda de se ver.
Mas infelizmente se encontram tantas bizarrices de mau gosto na internet que era melhor que essa moda não tivesse se espalhado.
Boa sorte com seu relic e depois poste os resultados!

JJJ
Veterano
# ago/19
· votar


Buja
Strato sunburst relicada é meu proximo sonho/objetivo.

Preferia uma Strato sunburst novinha em folha... kkkkkkkkkk

felipe bento pereira
é muita estupidez o que esse pessoal faz nas guitarras em PU!

Bota estupidez nisso!!!

manda fazer uma repintura bacana!! vale a pena!

A guitarra não vale isso... não é das "top" da Squier.

HortaRates
Um relic natural/bem feito é uma coisa linda de se ver.

Não consigo gostar de praticamente nenhum.

infelizmente se encontram tantas bizarrices de mau gosto na internet que era melhor que essa moda não tivesse se espalhado.

Pois é...

MatheusMX
Veterano
# ago/19
· votar


Eu curto um relic bem feito!
Tive uma Fender Custom Shop com um relic maravilhoso, over color, craquelado, show de bola.
Também cheguei a fazer um relic numa das stratos feitas por mim:
https://pasteboard.co/Iu1SwzB.jpg

Seu grande desafio vai ser lidar com o acabamento em PU.

Buja
Veterano
# ago/19
· votar


Isso eu nao gosto:

https://www.dhresource.com/0x0s/f2-albu-g6-M00-79-91-rBVaSFvsNk2AWNB7A AEk7apjCG0196.jpg/custom-shop-exclusivo-masterbuilt-1964-final.jpg



Ja nisso eu daria meu 13º facil facil:

https://i.ebayimg.com/00/s/NzY4WDEwMjQ=/z/KQ0AAOSww~tdDjsu/$_86.JPG

https://media.sweetwater.com/api/i/q-82__ha-34c1ef9b8850a54c__hmac-1e4 db95bd2ba6ab27ad3da74d47752778d7088c3/images/guitars/Strat113TS/R10032 2/R100322-body-large.jpg

Samucamp
Veterano
# ago/19
· votar


Pode ser frescura minha, mas eu não gosto de relic. Não acho bonito uma guitarra toda ralada e gasta, por mais que seja natual. Gosto dela brilhando e novinha. Mas nesse caso talvez seja melhor que remendar e ficar feio.

felipe bento pereira
Membro Novato
# ago/19
· votar


eu acho muito daora guitarras assim! mas acho que não pagaria a mais pra ter uma guitarra com aspecto surrado!! hahahaha

A guitarra não vale isso... não é das "top" da Squier.
se for uma standard ou califórnia podem até valer! agora de for uma modfied ou classic vibe não! são caras demais!!

JJJ
Veterano
# ago/19 · Editado por: JJJ
· votar


MatheusMX
Buja

Então... esse nível que vocês gostam é o que eu tolero.

Aquela monstruosidade que o Buja colocou na primeira foto, pra mim é madeira pra tacar fogo... kkkkkkk

Tem uma relic Rory Gallagher cara pra cacate que a Fender vende dizendo que é sunburst, mas de sunburst mesmo não tem nem 10% de cobertura... aí é doideira demais...

o que tem de sunburst aqui? Melhor deixar só na madeira mesmo, pô!

Samucamp

É exatamente o meu caso.

felipe bento pereira

é uma affinity

MatheusMX
Veterano
# ago/19
· votar


JJJ
Tem uma relic Rory Gallagher

Pior que a Rory Gallagher, assim como a Michael Landau e até mesmo a Number One são uns dos piores relics da Fender Custom Shop. Não pelo fato de serem muito agressivos, mas porque são plotados, artificiais pra caramba.

JJJ
Veterano
# ago/19 · Editado por: JJJ
· votar


MatheusMX

Plotados? Como assim? É decalque????!?!?!?!?

Buja
Veterano
# ago/19
· votar


Serio que são plotados? Vixeeeeeee

HortaRates
Membro
# ago/19
· votar


JJJ
Eu achei horrível... Será que o uso normal da guitarra, mesmo que por muitos anos, é capaz de deixá-la assim?
Porque pra mim parece que o cara usou essa guitarra pra fazer "skibunda" no asfalto.

JJJ
Veterano
# ago/19
· votar


HortaRates

De qual você fala? Da Rory Gallagher?

Cara... eu também acho que, naquele nível, é dureza chegar naturalmente. Mas deve ser nitro, não PU (que só "envelhece" na base do cacete).

HortaRates
Membro
# ago/19
· votar


JJJ
Sim, dela mesmo. Nitro é bem mais sensível mesmo, tenho uma Les Paul em nitro que já tem uns "relics" naturais entre os captadores... Creio que culpa da palhetada cavala do último dono.
Mas aquele nível é meio absurdo.

MatheusMX
Veterano
# ago/19 · Editado por: MatheusMX
· votar


JJJ
Buja

kkkkk
Calma, não é plotado no sentido da pintura ser um adesivo.
É porque os desgastes são feitos com base num desenho já padronizado que eles colocam sobre a guitarra.
Mais ou menos dessa forma (aos 2:50):


Se vocês observarem numa imagem com definição mais alta, dá pra ver que a parte com pintura é muito bem delimitada, o que é ridículo, na minha opinião. Nada a ver com a original.
Mas a própria Fender CS faz relics de altíssimo nível, e nem precisa ser Masterbuilt.
Essa aqui, por exemplo, é muito mais caprichada que uma Rory Gallagher (vejam os detalhes nas fotos tiradas de perto).
https://reverb.com/item/14616630-fender-fender-custom-shop-2018-namm-l imited-62-strat-heavy-relic-with-video

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/19
· votar


JJJ
Afff...
Relic... modinha que eu detesto...
Abç

Buja
Veterano
# ago/19
· votar


MatheusMX
Ah ta, então se é assim, sim!


----

Eu acho esses relics assim muito, mas muito artificiais e estranhos.
Nao pela forma que são feitos, mas por tentar simular um nada.

Nao tem guitarra que fique assim naturalmente. Descascar a pintura toda, somente tocando normalmente, mesmoq ue por anos. É somente uma questão de arte mesmo.
Um carro, entendo. Pega sol, chuva, sereno, orvalho, poeira, pedra, passarinho cagando em cima, queima pintura, descasca, ok.
Mas guitarra?
Nem que o cara passe 40 na estrada tocando com ela.
So se ele botar roda e for montado em cima dela.
Nao é possivel! Nao creio. Mesmo sendo nitro.

Por isso nao curto esses relicoes ai. So se for por arte mesmo.
Mas o light relic, numa guitarra que nao está relicada so a pintura, mas ta relicado TUDO, e de forma natural, é lindo.
Nao é pegar tarracha cromadinha lisinha, dar uma lixada com lixa 80, e dizer que ralou, porque tarracha nenhuma no mundo rala assim naturalmente.

Guitarra relic, a madeira escurece, tem batidinhas, pintura descasca, ponte e tarrachas ficam foscas (sem ralar) e tem poeira encrostada dificil de tirar, pontos de ferrugem natural.

Escudo cheio de marcas de palhetada (nao é risco de chave de fenda, porque ninguem toca com palheta de arruela).

Polos dos captadores tem pontinhos de ferrugem. Jack tem marcas de batida de ponta de cabo (nao de ponta de faca).

Tem raladinhos de fivela de cinto (nao de rastelo de puxar mato). E tem um leve descaste onde se apoia o braço. Nao é arrancada a pintura como se fosse com uma espátula.

Na escala, (mesmo maple ou rosewood), tem desgaste nas casas 'onde se toca mais'. Tem gente que lixa, quase que fazendo um escalopado, na casa 19 do mizao. Quem toca ali????

Outra coisa, é normal ver naquela região final do braço, na parte de cima, ta meio raladinha. Bem pouco, mas sim. Palhetada no braço. A minha está assim, e so tem 3 anos de uso!

Eu nunca vi guitarra velha com pontas de escudo quebrado, e parafusos novos! Coisa que povo nao leva em conta nos relics.
Guitarra relicada tem strap-lock? Na epoca nao tinha!

Nut, novinho novinho novinho. Nas guitas velhas, eles são bem amarelados, as vezes escuros. Knobs nao sao so encafezados. São tambem muito sujos e "roidos". Sim, de tanto tirar e colocar. E as marcações de numeros (1..10) sao gastas mais aleatoriamente. Tambem o knob de volume é mais gasto que o knob de tone.

Geralmente nas guitas velhas a ponta da alavanca (aquela ponteirinha de plastico) é quebrada. E bem velhinha e lisinha tambem. Nao ralada.
Quebrada porque vira e mexe o cara poe a guita em pé e a ponta pega no chão.

Quem ja viu guitarra relic com traste jumbão? Quem ja viu strato relic com logo fender novinho, até reluzente? Ja viu guitarra velha que nunca tenha dado uma batidinha na parte de tras do headstock?
Mas nao...tem gente que esfrega a ponta de cigarro ali, 1 vez so, e diz que ta simulando kurt kobain. Aváaaaa....melhor esfregar um carvão de churrasco.

É muita coisa nesses relicoes artificiais ai que eu nao curto.
Relic bem feito, é super caro, muito detalhista, e tem que ter muito bom gosto pra fazer direito.

JJJ
Veterano
# ago/19
· votar


MatheusMX

Ah... mas não tinha muito jeito, né? Se a ideia é reproduzir fielmente os estragos...

Mauricio Luiz Bertola

Também detesto... mas foi o que sobrou, no caso.

JJJ
Veterano
# ago/19
· votar


Buja

Eu vou tentar fazer desse jeito aí que você descreve e que eu concordo que é o único realmente válido.

Vou pegar tudo que houver de mais naturalmente velho aqui de peça e colocar nela...

vinibassplayer
Veterano
# ago/19
· votar



É muita coisa nesses relicoes artificiais ai que eu nao curto.
Relic bem feito, é super caro, muito detalhista, e tem que ter muito bom gosto pra fazer direito.


relic bem feito é aquele que só o tempo faz!

T-Rodman
Veterano
# ago/19
· votar


odeio relic.
aceito o 'worn use'.
e eu era mais desastrado. tenho várias guitarras batidas de um lado ou outro, rs.
mas depois de ter assistido uns videos do povo colocando luz uv pra ver o estrago que faz no instrumento, parei com os relaxos, rs.

Buja
Veterano
# ago/19
· votar


T-Rodman
Uai que videos? Fiquei curioso

MatheusMX
Veterano
# ago/19
· votar


JJJ
Ah... mas não tinha muito jeito, né? Se a ideia é reproduzir fielmente os estragos...

Mas aí é que tá... não reproduziu fielmente, ficou muito diferente, rs.
Podem até ser nos locais corretos e tal, mas fica muito ruim.
Uma guitarra que ficou bem legal foi a Number One que a Dunamiz fez recentemente. Não é exatamente igual a original, mas foi feita num processo muito mais natural. Está no insta deles.
Um cara que manda super bem é o @relicartguitares.

Buja
Pois é. Fazer um relic que pareça mais legítimo, mesmo que seja um heavy relic, exige tempo, e muita técnica. Se for tentar fazer tudo num dia, é bem provável que saia uma porcaria. Tem que ter calma, materiais apropriados, etc. E principalmente noção e bom gosto.

MatheusMX
Veterano
# ago/19
· votar


Pra mim o lance do relic vai além da estética.
Eu me sinto muito mais confortável, diria até inspirado, tocando nas guitarras relics.
É algo psicológico, mas pra mim faz alguma diferença. Não gosto de guitarra novinha em folha.

felipe bento pereira
Membro Novato
# ago/19
· votar


relic bem feito é aquele que só o tempo faz!

concordo! tanto que eu ia trocar a pintura da minha de PU para nitro pra quando ela começasse a relicar tivesse minha "impressão digital", mas eu desisti, o meu upgrade ia ficar muito caro, então eu preferi focar nas outras partes, captadores escudo etc...

obs; tentei fazer um comentario parecido antes, mas acho que não foi pro ar, o forum parece estar em manuntenção

The Man Who Sold The World
Veterano
# ago/19
· votar


eu tenho uma fender preta que foi desgastando com o tempo, ja tenho ela faz pouco mais de 10 anos
https://www.instagram.com/p/B1MxY8OnD0Y/?utm_source=ig_web_copy_link

felipe bento pereira
Membro Novato
# ago/19
· votar


https://www.instagram.com/p/B1MxY8OnD0Y/?utm_source=ig_web_copy_link

essa tá chic!!! combinou com o ampli!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/19
· votar


JJJ
Pinta de novo...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A contragosto, farei um relic