Acordes Bossa Nova

    Autor Mensagem
    Guilherme_Vieol
    Membro Novato
    # mai/19


    Oi, boa tarde!
    Gostaria de saber se alguém sabe me dizer por que os acordes na bossa nova não passam da 7° casa, por exemplo: ao invés de fazer um d#m7 na 11 ° casa com baixo na sexta corda, eles fazem na 6° casa mas com baixo na quinta corda. É uma dúvida muito recorrente já que os acordes soam melhores e mais ''parelhos'' quando são feitos com baixo sempre na mesma corda mas raramente se usa assim. Assisti uma aula recentemente e a minha teoria se confirma, mas POR QUÊ?

    (aula se alguem estiver interessado: https://youtu.be/ZZvr-fcJjek)

    Buja
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Veja essa aula. É bastante esclarecedora sobre isso que voce ta perguntando



    Synth-Men
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Guilherme_Vieol

    Acho que você fez a pergunta e na propria pergunta tem boa parte da resposta.

    Acho que isto depende do arranjo da música, do que o músico quer destacar, dos instrumentos satelites da harmonia, do conjunto voz e violão.

    Uma vez eu fui em uma apresentação de Bossa Nova ao vivo. Quem estava se apresentando. Era Johnny Alf, ele estava interpretando músicas de outros cantores.

    Lembro-me de tentar reproduzir uma sonoridade da apresentação e ali foi a primeira vez que percebi que cantores de bossa nova, completam acordes do violão com a voz e vice-versa.

    A música Desafinado é cheia disto. A voz cai na nota dissonante direto. E são quase ou mais de 40 acordes.

    Provavelmente isto também influencirá e muito a posição em que o acorde iria ser acionado, pois deveria corresponder a mesma altura da voz do cantor.

    Tente solar a melodia e veja os acordem que passam ou caem nestas notas e provavelmente terá muitas respostas sobre o porque tais acordes são feitos com tais cordas, em tais posições.

    Abraços meu caro!

    Guilherme_Vieol
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Abraços meu caro!
    Cara, muito obrigado, de verdade!
    Me esclareceu muita coisa, obrigado por ter tirado teu tempo pra fazer essa resposta.

    Guilherme_Vieol
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Lembro-me de tentar reproduzir uma sonoridade da apresentação e ali foi a primeira vez que percebi que cantores de bossa nova, completam acordes do violão com a voz e vice-versa.
    Claro que essa pode ser uma característica proposital no gênero, mas isso acaba por acontecer em diversas músicas, é uma condição normal da composição, em uma sequência quadrada de 4 acordes cedo ou tarde tu se pega cantando uma nota que não esta representada na harmônia e muitas músicas fazem isso, acho que o que tu quis destacar é que na bossa nova é uma atitude proposital, em desafinado ele anda por notas dos acordes e por notas de fora mas sempre respeitando a escala do mesmo. Muito interessante ver a voz fazendo isso!

    Guilherme_Vieol
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Provavelmente isto também influencirá e muito a posição em que o acorde iria ser acionado, pois deveria corresponder a mesma altura da voz do cantor.
    E no exemplo que eu citei, ambos os acordes estão na mesma oitava, a ressonância muda um pouco conforme eu me aproximo mais do começo da ponte e o grave soa mais forte na sexta corda. Resumidamente, o acorde soa MUITO melhor na 11° casa, não consigo entender o motivo dele ter feito na 6°.

    Guilherme_Vieol
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Veja essa aula. É bastante esclarecedora sobre isso que voce ta perguntando
    De fato, foi MUITO esclarecedora, nem sabia que esse conceito existia, muito obrigado, extremamente útil, um bom resto de dia pra você!

    Guilherme_Vieol
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Só anjo nesse fórum, gente linda

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes Bossa Nova