Autor |
Mensagem |
Guilherme_Vieol Membro Novato |
# mai/19
Oi, boa tarde! Gostaria de saber se alguém sabe me dizer por que os acordes na bossa nova não passam da 7° casa, por exemplo: ao invés de fazer um d#m7 na 11 ° casa com baixo na sexta corda, eles fazem na 6° casa mas com baixo na quinta corda. É uma dúvida muito recorrente já que os acordes soam melhores e mais ''parelhos'' quando são feitos com baixo sempre na mesma corda mas raramente se usa assim. Assisti uma aula recentemente e a minha teoria se confirma, mas POR QUÊ?
(aula se alguem estiver interessado: https://youtu.be/ZZvr-fcJjek)
|
Buja Veterano |
# mai/19
· votar
Veja essa aula. É bastante esclarecedora sobre isso que voce ta perguntando
|
Synth-Men Veterano |
# mai/19
· votar
Guilherme_Vieol
Acho que você fez a pergunta e na propria pergunta tem boa parte da resposta.
Acho que isto depende do arranjo da música, do que o músico quer destacar, dos instrumentos satelites da harmonia, do conjunto voz e violão.
Uma vez eu fui em uma apresentação de Bossa Nova ao vivo. Quem estava se apresentando. Era Johnny Alf, ele estava interpretando músicas de outros cantores.
Lembro-me de tentar reproduzir uma sonoridade da apresentação e ali foi a primeira vez que percebi que cantores de bossa nova, completam acordes do violão com a voz e vice-versa.
A música Desafinado é cheia disto. A voz cai na nota dissonante direto. E são quase ou mais de 40 acordes.
Provavelmente isto também influencirá e muito a posição em que o acorde iria ser acionado, pois deveria corresponder a mesma altura da voz do cantor.
Tente solar a melodia e veja os acordem que passam ou caem nestas notas e provavelmente terá muitas respostas sobre o porque tais acordes são feitos com tais cordas, em tais posições.
Abraços meu caro!
|
# mai/19
· votar
Abraços meu caro! Cara, muito obrigado, de verdade! Me esclareceu muita coisa, obrigado por ter tirado teu tempo pra fazer essa resposta.
|
# mai/19
· votar
Lembro-me de tentar reproduzir uma sonoridade da apresentação e ali foi a primeira vez que percebi que cantores de bossa nova, completam acordes do violão com a voz e vice-versa. Claro que essa pode ser uma característica proposital no gênero, mas isso acaba por acontecer em diversas músicas, é uma condição normal da composição, em uma sequência quadrada de 4 acordes cedo ou tarde tu se pega cantando uma nota que não esta representada na harmônia e muitas músicas fazem isso, acho que o que tu quis destacar é que na bossa nova é uma atitude proposital, em desafinado ele anda por notas dos acordes e por notas de fora mas sempre respeitando a escala do mesmo. Muito interessante ver a voz fazendo isso!
|
# mai/19
· votar
Provavelmente isto também influencirá e muito a posição em que o acorde iria ser acionado, pois deveria corresponder a mesma altura da voz do cantor. E no exemplo que eu citei, ambos os acordes estão na mesma oitava, a ressonância muda um pouco conforme eu me aproximo mais do começo da ponte e o grave soa mais forte na sexta corda. Resumidamente, o acorde soa MUITO melhor na 11° casa, não consigo entender o motivo dele ter feito na 6°.
|
# mai/19
· votar
Veja essa aula. É bastante esclarecedora sobre isso que voce ta perguntando De fato, foi MUITO esclarecedora, nem sabia que esse conceito existia, muito obrigado, extremamente útil, um bom resto de dia pra você!
|
# mai/19
· votar
Só anjo nesse fórum, gente linda
|