Steve Vai lança livro sobre teoria musical

    Autor Mensagem
    fontes_rio
    Veterano
    # jan/19


    "Steve Vai lançou seu primeiro livro de teoria musical, chamado "Vaideology: Basic Music Theory for Guitar Players", publicado pela Hal Leonard. O livro é indicado tanto para iniciantes como veteranos das seis cordas".

    Será que vamos ter acesso a obra aqui no Brasil?

    makumbator
    Moderador
    # jan/19
    · votar


    fontes_rio

    Basta comprar na loja online da própria editora (tem inclusive versão digital, o que evita o custo e prazo de frete).


    https://halleonard.com/product/viewproduct.action?itemid=279217&subsit eid=1

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Vaideology

    Quanta Vaidade...

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/19
    · votar


    Beto Guitar Player

    "Vaideology.........Quanta Vaidade..."

    ou, quanta Viadagem....kkk

    Na boa, o que pode haver de novidade em teoria musical que ninguém saiba ainda? Tô perguntando sério, alguém sabe? Alguma metodologia revolucionária? Ou vai ficar gastando páginas e páginas pra no fim dizer...tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom?

    killeryoda
    Membro
    # jan/19
    · votar


    Na boa, o que pode haver de novidade em teoria musical que ninguém saiba ainda? Tô perguntando sério, alguém sabe? Alguma metodologia revolucionária?

    Se tratando do vai acredito que ele deveria falar coisas que aprendeu na estrada... Mas se for só sobre teoria não acredito que venha algo novo, e por 25 dollars eu prefiro comprar algum livro consagrado de teoria musical

    renatocaster
    Moderador
    # jan/19
    · votar


    Lelo Mig

    Na boa, o que pode haver de novidade em teoria musical que ninguém saiba ainda?

    Teoria musical em si acho que não tem nada de "novo", mas a abordagem e a metodologia podem direcionar para algo novo. Lembrando que é um método para "Guitar Players", então deve ter muita coisa relacionada à técnica, execução, etc...

    fontes_rio
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Creio que ele deve abordar algumas técnicas usadas em suas músicas.
    Ele não vai dizer que na escala maior ST é da 3ª para a 4ª e da 7ª para o 8ª, até porque não vai inventar teoria musical .
    Porém, técnicas, riffs, dicas, etc...não há dúvidas que ele pode acrescentar...e muito.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/19
    · votar


    renatocaster
    "deve ter muita coisa relacionada à técnica, execução, etc..."

    fontes_rio
    "técnicas, riffs, dicas, etc...não há dúvidas que ele pode acrescentar...e muito."


    Ele têm muito a ensinar, sem dúvida, é um dos maiores. Mas, suas técnicas, sua metodologia de estudo e etc., ele já mostrou tudo isso, inclusive em workshops.

    Se fosse um vídeo, ou série de videos... Mas "Basic Music Theory for Guitar Players"... sei não.

    Olha, não tô detonando o sujeito, se eu fosse ele, também lançaria... se ele lançar um "como eu coloco as cordas da guitarra, galera compra" ele é profissional, vive de música, é um dos maiores, nada contra ele faturar.

    Só não estou muito convencido que ele tenha muito a dizer... até porque ele é um dos maiores porque é muito estudioso e muito, muito, muito disciplinado, destes que estudava 28 hs por dia, altamente técnico.

    Mas, não "inventou" nada não, sua técnica é a mesma de outros de sua geração. EVH inventou muito mais, com menos técnica.

    fontes_rio
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Bem, de qualquer forma, só tendo acesso ao conteúdo do livro para sabermos.....

    renatocaster
    Moderador
    # jan/19 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Lelo Mig

    sua técnica é a mesma de outros de sua geração.

    Aí eu já discordo. Ter muita técnica todos da geração dele ok, isso é fato. Mas não é a "mesma" técnica. Inclusive, isso vale para os outros. O Vai é um cara virtuoso, assim como o Malmsteen também, Satriani, Petrucci, Paul Gilbert, etc...mas cada um tem a sua própria técnica, a sua própria abordagem.

    Não precisa ir muito longe, basta ir no Youtube e pegar uma vídeo aula do Malmsteen e uma vídeo aula do Paul Gilbert. Fatalmente eles estarão falando das mesmas coisas (escalas, arpejos, sweep, etc), mas as abordagens são diferentes. Existem peculiaridades de um para o outro.

    No mais, eu tbm acho que esse método não vai ser a última bolacha do pacote, que irá revolucionar o mundo didático da guitarra, e tal...até pela descrição do produto no link que o makumbator postou ali, deixa bem claro isso. O que talvez possa agregar de diferente é a visão particular dele sobre os temas, a abordagem, essas coisas.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Nesse estilo da teoria direcionada à guitarra tem o do Guthrie Govan, que eu recomendo muitíssimo. Ele tem uma didática realmente muito boa, conseguindo simplificar certos assuntos que aparecem meio cabulosos em outros livros.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    renatocaster

    Bom, de qualquer forma, se têm um cara que estudou prácaraio guitarra, este é o Steve Vai. Todos sabemos que ele não teve infância nem adolescência, passou décadas, praticamente sem sair de casa, só tocando e estudando.

    Bagagem ele têm, de sobra. Espero, de verdade, que consiga apresentar um material com uma abordagem diferente, mais eficiente e menos entediante.

    rafael_cpu
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Olha aí:



    T+

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/19
    · votar


    Esse nominho é foda...kkkk

    Em português "Veideologi".....é quase a ideologia do viado.

    makumbator
    Moderador
    # jan/19
    · votar


    Quem quiser ver partes do interior do livro, basta clicar no "closer look" no link da editora (no lado esquerdo da tela, logo abaixo a imagem da capa). Tem as páginas de exemplo (índice e trechos diversos).

    https://halleonard.com/product/viewproduct.action?itemid=279217&subsit eid=1


    Lelo Mig
    Esse nominho é foda...kkkk

    Em português "Veideologi".....é quase a ideologia do viado.


    Hahaha! O cara nem faz ideia de como o nome é engraçado pra um brasileiro.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Algumas observações:
    1) Viadeology (HUEHEUHEUE);
    2) Ideologia é uma falsa consciência (HUEHEUHEUHE BRBR);
    3) os livros da Hal Leonard costumam ser bons;
    4) olhei o índice na Amazon e os tópicos são interessantes;
    5) até o Zappa babava no conhecimento teórico do Vai, quem sou eu pra criticar?
    6) as pinturas do Vai parecem a pior imitação de Kandinsky já feita;
    7) Steve Vai? Mars Volta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Steve Vai lança livro sobre teoria musical