Curso de Luthieria Online - Regulagem de Instrumentos.

    Autor Mensagem
    ReverseBend
    Membro Novato
    # jan/19 · Editado por: ReverseBend


    Olá Pessoal,

    Quero saber a opinião de vocês sobre esse curso online de regulagem de instrumentos:

    Luthieria - Regulagem de Instrumentos

    É bom? É possível aprender online?

    O conteúdo que o curso aborda é:

    - Análise do instrumento
    - Retirando as cordas
    - Regulagem do tensor na hora da retífica
    - Retífica dos trastes
    - Arredondamento dos trastes
    - Polimento dos trastes
    - Colocação das cordas
    - Regulagem das molas
    - Altura da ponte
    - Altura do capotraste
    - Oitavas

    Pesquisei no FB pela Fanpage do Luthier, achei o trabalho dele bacana, além disso, várias opiniões positivas sobre o trabalho dele.

    Vale a pena?

    Por acaso alguém sabe de algum curso online de construção de instrumentos?

    Obrigado.

    ReverseBend
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Ninguém?

    Rayboard
    Membro Novato
    # jan/19 · Editado por: Rayboard
    · votar


    ReverseBend
    Não conheço o curso em questão, mas te digo algo que aprendi por experiência própria:

    1) Tem vários vídeos no YouTube de profissionais confiáveis e consagrados passando tutoriais e dicas. Por exemplo, o Robert O'brien que tem um programa chamado Luthier Tips du Jour. Além de vídeos do Frudua, Dan Erlewine e etc. Monte um cronograma e assista.

    2) Luthieria se aprende na prática do dia-a-dia (habilidades manuais, erros e acertos). Quando a gente pensa que aprendeu por ver/assistir e vai para a prática o negócio é completamente diferente. Exige mão na massa.

    3) Se for para investir, gaste com ferramentas de qualidade. Nesse caso, o barato sai caro. E, além disso, luthieria precisa de ferramentas específicas que não são baratas.

    Espero ter ajudado um pouco.

    ReverseBend
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Rayboard


    Obrigado pela resposta. O que acho complicado em vídeos do Youtube é que os vídeos que já vi rola dicas pinceladas apenas, sem um detalhamento mais a fundo.

    Para quem sabe inglês, esses conteúdos que você indicou devem ser maravilhosos.

    Mas vou ver os vídeos que você indicou. Obrigado.

    Minha dúvida também tem relação do curso estar super em conta, menos que o valor de uma regulagem, então achei interessante. Já vi outros brasileiros que não vou citar nomes, vendendo cursos de luthieria por preços bem mais elevados, mas presencial.


    Muito Obrigado.

    Dr.bradock
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Bom, lutheria se aprende na faculdade, se vc quer realmente tem que fazer vestibular na ufpr no curso de lutheria, que é muito muito mais que trocar cordas e regular oitavas, se vc só quiser aprender a trocar cordas realmente tem videos ensinando bem explicado!

    Dr.bradock
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Aprendi muito com o YouTube! Existem muitos videos ensinando a regular, Guilherme Luther, lutheria de banheiro, gilney parson...

    ReverseBend
    Membro Novato
    # jan/19 · Editado por: ReverseBend
    · votar


    Dr.bradock

    Mas como disse, vídeos no youtube são sempre superficiais, é igual vídeo aula de guitarra no youtube, é como se fosse uma degustação apenas. Se tem algo ensinado superficialmente e ficamos com dúvida é complicado muitas vezes receber resposta etc..

    Já curso comprado, dá pra cobrar atenção do vendedor.

    Mas então, no meu caso é só regulagem mesmo.

    Acho massa construção de instrumentos, mas se fosse para aprender, fazer faculdade no meu caso não compensaria, curso é meio longo, e além do mais é voltado pra vários tipos de instrumentos, tenho interesse apenas em construção de guitarras.

    Mas referente ao curso de regulagem e manutenção http://bit.ly/luthieronline , pretendo comprar daqui um tempo.

    O preço está menos de R$ 100. Acho que para o que eu preciso vai atender.


    Obrigado pelas respostas.

    JJJ
    Veterano
    # jan/19 · Editado por: JJJ
    · votar


    Como eu não trabalho com isso e não domino todas as áreas envolvidas, definitivamente, não sou um luthier profissional.

    Ainda assim... fiz um vídeo sobre regulagens (no caso, de guitarras tipo Fender - Stratocaster e Telecaster principalmente). Não é tão completo quanto o programa apresentado aí acima (não ensino retífica de trastes, por exemplo), mas é um começo (e não é chute, pois é baseado nas indicações da própria Fender):



    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # jan/19 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    ReverseBend
    Se for pra trampar: Sugiro fazer um curso presencial. Como disseram aqui, tem que meter a mão na massa pra aprender mesmo. Além do curso, uma outra ideia é pegar um emprego temporário de assistente de luthier. Vai te dar a chance de mexer em inúmeros instrumentos, sob a supervisão de um profissional.
    Se for pra sacar regulagem básica: Aprender online nesses tutoriais frees vale a pena. O foda é ter q usar seus instrumentos de laboratório kkkk

    JJJ
    Eu também aprendi a regulagem básica. Melhor coisa que eu já fiz. Meus instrumentos só vão no luthier agora em casos de retíficas, problemas elétricos sérios, pintura, etc Fiz algumas merdas enquanto ia aprendendo, mas o resultado final foi extremamente positivo.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Eu aprendi regulagem no canal desse cara aqui. Excelente. Vi a série toda com paciência, começando com troca de cordas, tensor, altura de corda e captadores, intonação, etc

    O bom desse canal é que ele explica bem a teoria, que é importante saber antes de mexer às cegas na expectativa de obter um resultado x. Sabendo a teoria bem você identifica corretamente qual o ajuste necessário a ser feito para cada problema.



    Buja
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Aprendi o basico pra regular meus instrumentos.
    Tambem sei alguma coisa sobre timbragem.
    Isso já faz com que eu consiga tirar meus sons.

    O que mais limita, é não saber tocar igual gente grande.
    Pode-se ter um instrumento perfeito, reguladinho em tudo, um timbre animal, mas se não souber tirar o som com os dedos, nao resolve.

    Se eu pegar a fender do mark knopfler, e conseguir configurar o mesmo timbre dele, ainda assim nao tiro sultains of swing como se deve.

    Esse é o principal entrave do meu hobby.

    ReverseBend
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Valeu pelas dicas galera!!!!

    Muito Obrigado.

    doubletalking
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    ReverseBend

    Luthieria - Regulagem de Instrumentos

    O Rodrigo Rocha, do Rocha Instrumentos, é um ótimo Luthier, trabalho de primeira.



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curso de Luthieria Online - Regulagem de Instrumentos.