Autor |
Mensagem |
Ordinaire Membro Novato |
# nov/17
Faz um tempo já que tive a idéia desse tópico, por conta de que eu desde que comecei a tocar sempre gravo alguns riffs/frases que vão surgindo enquanto estou tocando coisa aleatória, e essas idéias sempre acabam sem continuidade (obviamente por inabilidade minha para transformá-las em música kkkkkkkkkkkkkk).
Só nessa bricadeira já são mais de 300 gravações e a primeira coisa que me veio a cabeça é que muito provavelmente não sou o único que faz isso... tendo isso como base, seria interessante um tópico onde nós vamos postando idéias descompromissadas e comentando em cima, e quem curtir alguma coisa pode perguntar quais as referências para para chegar em tal som/parte teórica envolvida ou até mesmo fazer a continuação das idéias uns dos outros e quem sabe até formar algumas músicas!
Eu acredito que isso seria excelente para compartilhar conhecimento musical e estimular criatividade, isso é, se o tópico vingar heuheuheuehuehe.
Para começar deixo aqui a última coisa que gravei, ficou meio genérico mas ta aê: https://soundcloud.com/ordinaires-world/riffs-aleatorios
(não precisa postar um negócio muito bem polido, vide o audio acima onde eu só tinha o primeiro riff em mente o resto foi completamente improvisado)
|
Buja Veterano |
# nov/17
· votar
Ordinaire Faço isso praticamente toda vez que pego na guitarra.... Antigamente tocava coisas completamente sem nexo algum, procurando achar alguma sonoridade que me agradasse.
Depois comecei a estudar mais timbres, e comecei a tocar riffs aleatorios que tivessem mais a ver com o timbre que eu vinha buscando. Acabei sem querer tirando muitas musicas de ouvido assim.
Depois o MauricioBanhia, num topico por aqui me ampliou a mente sobre campo harmonico, e ai comecei a estudar campo harmonico, ciclo das quintas, ciclo das quartas e coisas assim, e meus riffs aleatorios ja não estão mais tao aleatorios assim.
Mesmo assim as vezes simplesmente vou tocando coisas e testando acordes até achar alguma sonoridade que me agrade....depois vou "colando" com alguma coisa que ja tinha feito antes...e assim vai.
Ja fiz umas ideias até legaiszinhas assim...infelizmente nao consigo "cifra-las". So consigo fazer a tab.
|
# nov/17 · Editado por: Ordinaire
· votar
Buja Mano, depois pega uns idéias que estão engavetadas que vc gravou e esqueceu ou descontinuou e posta aí, essa é a idéia do tópico heuheuheuehe. O meu problema de não conseguir fazer música com os riffs é que sempre que vou buscando coisas dentro da mesma escala/campo harmônico aos meus ouvidos soa "genérico" mas obviamente é um inabilidade minha para lidar com isso, até pq eu nunca fico muito tempo tentando compor, no max uns 30 mins e perco o foco total... é algo a ser trabalhado kkkk.
|
Gabezorx Membro Novato |
# nov/17 · Editado por: Gabezorx
· votar
Não sei como vocês captam as idéias, mas queria deixar uma sugestão, um app (android/iOS) da TC Electronic:
WireTap Riff Recorder.
http://www.tcelectronic.com/wiretap-riff-recorder/
O pedal é "desnecessário", mas o app é demais.
|
Buja Veterano |
# nov/17
· votar
Gabezorx Ae? E como seria esse app? Nao consigo acessar no trabalho.
|
Lelo Mig Membro
|
# nov/17
· votar
Ordinaire
Eu fazia muito isso de brincar com linhas melodicas e/ou harmonicas aleatorias, ficar "fazendo sons" e deixando a musica brotar. Ainda faço, mas só para brincar, afinar instrumentos ou soltar os dedos. Não faço mais isso para compor, há muitlo tempo.
E porque?
Porque percebi, que por mais que eu me esforce e mantenha a atenção, eu tenho uma tendência a ficar preso no mesmo estilo, na mesma região, na mesma sonoridade. Se voce colocar um violão no meu colo, de surpresa, 70% das vezes eu vou sair tocando de uma forma muito semelhante.
Então, já algum tempo, quando vou compor no instrumento, vou com a musica pronta na cabeça. Ou seja, não adianta eu fazer um Sol maior no instrumento se a sonoridade em minha cabeça é um Si Menor Sétima. Isso evita que eu fique preso à vicios recorrentes.
Mesmo o improviso, que sempre aplico, por ja ter uma "cama", me tira do lugar comum.
Se tenho uma ideia melodica, harmonica ou ritmica, gravo fazendo os sons com a boca... Depois me obrigo a tirar.
Pra mim funciona muito, minha música ganhou muito em diversidade, porque minha imaginação é muito mais "músico" que meu corpo.
|
Buja Veterano |
# nov/17
· votar
Lelo Mig Ja eu nao consigo cantalorar algo na cabeça e passar para o instrumento. Ao ficar catando nota e procurado acorde, ja perdi a melodia na cabeça.
Eu so consigo criar uma melodia com base em algo que comecei a tirar no instrumento. Por exemplo: mando um sol maior, mando um re menor...logo já sei que posso pular pra um do maior ou la menor, e com base nisso começo a cantarolar algo em cima desse tom.
Se comeco simplesmente a cantarolar no nada e depois pego o instrumento e vou procurar aquilo, normalmente nao acho, fico irritado, a criatividade vai pro saco, largo mao daquilo e toco alguma musica nada a ver que conheco.
|
Gabezorx Membro Novato |
# nov/17
· votar
Buja Funciona como um gravador comum do celular, porém, a interface é melhor e vc consegue colocar nome e tags (rock/pop/riff/melodia/etc) nas faixas, editá-las e o intuito inicial é que ele converse via bluetooth com o pedal que eles lançaram, além de você poder compartilhar mais facilmente com outras pessoas que tenham o app.
|
Buja Veterano |
# nov/17
· votar
Gabezorx Legal, nao sabia que tinha disso. É um facilitador.
|
# nov/17
· votar
Parece que até os clássicos do metal surgiram de riffs aleatórios registrados em pequenas gravações, pra mim é sensacional escutar os riffs que deram vida ao meu album favorito e chega ser estranho pois não está nem um pouco distante dos riffs que eu vou gravando e esquecendo...
|