Escala para Improvisão de Djavan

    Autor Mensagem
    Tele_Guitar_man
    Membro Novato
    # ago/17


    Sou novo aqui, mas entendo bem de fóruns..
    Não achei nenhum tópico relacionado ao grande Djavan então abri este aqui....

    Tentei procurar na internet mas não achei algo especifico então, se alguém puder me ajudar com algumas imagens de escalas usadas para improvisar em músicas como Samurai, ou Oceano do Djavan vai me quebrar um galho!

    Eu tentei usar as escalas naturais e penta no tom de E para a música Samurai, mas não deu certo... Não sei se nessa música a grande variação de acordas da uma quebrada no campo harmônico do próprio tom e dificulta a improvisação com as escalas mais básicas, ou se devo usar algum outro modo grego, ou escala menor... Enfim... Se puderem me dar uma luz!

    LeandroP
    Moderador
    # ago/17 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Tele_Guitar_man

    Não procure por escalas utilizadas pelo Djavan. Se pudesse perguntar isso pra ele, talvez ele lhe diria que usa todas as escalas.

    Depende da harmonia da música.

    Você pode ter uma compreensão melhor nos tópicos relacionados à harmonia, como campos harmônicos, cadências.

    Por exemplo, pra música Samurai, que está em Mi maior, o seu improviso pode utilizar da escala Mi Lídio, que seria a escala de Si maior partindo do IVº grau (quarta nota - Mi). Ou a penta de G#m / B.

    makumbator
    Moderador
    # ago/17
    · votar


    Uma dica é começar tirando a melodia vocal da música. Depois vá brincando e variando a partir dessa melodia.

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Além das dicas do LeandroP e makumbator, assiste esse vídeo que eu acho que vai te ajudar


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala para Improvisão de Djavan