fazendo um solo de blues..

    Autor Mensagem
    spy2k
    Veterano
    # jan/03


    e ae galerinha blz ? tá ligado eu tava lendo numas revistas e tal..tipow pra mim fazer um solo de blues.. daí tem umas parada maluca lá.. tipow alguém pode me ajudar.. eu sei q o blues tem 12 compassos....hauahha.. e q tem q colocar a blue note pra "enfeitar" e bla bla .. é uma coisa assim... alguém pode me ajudar ?

    Max
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    numa escala de sol a blue note é o re sustenido (uma quinta)
    e vc na escala pentatonica de sol ira usar a nota como uma note de passagem...vc nao pode tocar ela...pois fica estranho...vc pode fazer uma passagem dela para uma outra...

    Digao
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    vc pode tocar ela como blue note sim... Justamente pra dar o som triste.. caracteristico dessa nota... Geralmente vai nao blue note com um bendzinho pra quinta dai volta...

    Max
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    entao...se vc tocar ela...fica estranho

    boka
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    soh corrigindo..
    a blues note eh a Quinta Diminuta.. e vc pode sim usala sem ser soh como uma nota de pssagem...
    uma outra graande caracteristca do blues eh vc solar com a penta no tom menor da base... por exemplo.. um Blues em Mi.. vc sola com a penta de Mi Menor... onde a blues note eh um A#.. tb por causa de vc estar solando com a escala menor no mesmo tom.. vc pode usar a terca menor.. (q esta na escala) e a terca maior (q esta no acorde q esta tocando e tb combina c vc coloca-la no solo). e por ai vbai.. blues tem mtas e mtas opcoes.. qq duvida mandaí...

    Digao
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Max: nao vai ficar estranho nao... pelo menos pra quem conhece blues... BB king sempre usa ela pra dar aquele uuuup... com um bend... E massa tb qd vc fica com um vibrato bem lento nela... pq fica oscilando entre 4 e 5 e da um efeito legal...

    Mas voltando o assunto do topico, solo em blues nao e feito e improvisado... Entao antes de tentar fazer escute muito alguem q vc goste do estilo dai e so pegar o clima e improvisar em cima...

    spy2k
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    soh...interessante..eu tava tentando fazer umas coisas na praia ..tipow tem todo um suingue tipow pra blues né.. tá ligado.. então vamos ver se eu entendi se eu quero fazer um solo e o tom é E eu faço então a penta de Em .. e coloco a blue note.. bom na escala pentatônica menor a blue note é a quinta diminuta.. pra transformar E em Em tem q diminuir meio tom da terceira ou da quinta ? E F# G# A B C# D# E ..eu esqueçi essa parte.. depois de transformar em menor tem q transformar em pentatônica e por último colocar a blue note.. é isso ?

    Max
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    entao cara...
    é o q eu tava tentando falar (digao) mas acho q me expressei mal...
    era o q vc disse q eu tava tentando...mas algumas musicas onde vc tb toca com a blues note fica estranho...nao no blues mas em musicas onde vc utiliza a penta blues fica meio estranho...
    cara...eu tenhpo um lick de blues legal...c vc quiser depois eu posto...é so pedir

    joao balao
    Veterano
    # jan/03 · Editado por: joao balao
    · votar


    que complicação que vc fez...
    é só usar a pentatônica menor, e colocar uma nota entre a quarta e a quinta (que vai ser a quinta diminuta). em Em ficaria assim um dos desenhos:

    |--------------------------------12-15-|
    |---------------------------12-15------|
    |-------------------12-14-15-----------|
    |--------------12-14-------------------|
    |------12-13-14------------------------|
    |-12-15--------------------------------|

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a fazendo um solo de blues..