Luisfelp FR1 Membro |
# dez/16
E ai galera blz?
Bom, após um bom período longe do fórum resolvi voltar \o/, então venho aqui hoje fazer pra vocês o review desta grande guitarra que adquiri no ano de 2013. Eu creio que o período de "lua de mel" com o instrumento já tenha passado, hehe, e eu já me sinto seguro em constar os principais pontos que me chamaram a atenção nestes anos de uso, de um jeito mais imparcial. Só que antes de partir direto para o review em si acho que devo destacar alguns pontos: - Os áudios gravados são simples e curtos, pois minha intenção foi de mostrar somente um exemplo do timbre que se pode obter, só pra ter uma noção mesmo. Pois recomendo fortemente, se possível, tocar você mesmo a guitarra para ver como ela se comporta com sua pegada, pois o som que da pra extrair dela varia muito de pessoa para pessoa, como ela toca e tudo mais, o que me faz ficar cada vez mais curioso para saber até aonde ela pode ir. - Os exemplos de audio foram gravados sem o intuito de serem idênticos uns com os outros porém parecidos em comparação ao que foi gravado para cada captador conforme o drive utilizado. - Minha intimidade com músicas que usam drives High Gain é igual a zero kkkk, vcs vão perceber bem, espero desconsiderem este fato. - Para a parte Clean foi utilizado somente a simulação de amp Clean com todos parâmetros em 50. Para a parte Crunch Foi utilizado a mesma simulação de amp porém somada a simulação de Boss Blues Driver com drive no 35 e Tone e Level no 50. Para a parte High-Gain, foi utilizado a simulação de Bogner Übershawn. Todas estas simulações são da própria Boss Me 80. - A qualidade do audio gravado para os exemplos não é "aquela maravilha", pois não possuo um equipamento de gravação adequado além de não entender muito de mixagem e coisas do gênero. - Outro problema é o elemento que se encontra entre a guitarra e a correia, no caso eu (que ainda se recupera de um corte no dedo indicador), por isso desconsiderem as falhas técnicas que este apresenta e já acrescento que se alguém tiver alguma dica pra ajudar neste quesito eu agradeço \o/ hehe. - Os equipamentos utilizados para a gravação foram a Boss Me-80 e cabos santo angelo e o software utilizado na gravação foi o Audacity. Além também de um cabo USB para fazer a ligação Pedaleira ---> Computador. - Outro ponto que gostaria de explicar é o termo "linearidade" que vou utilizar aqui, porém na minha opinião é algo um pouco complexo definir experiência sonora em palavras sem que haja uma perda considerável. Bom para tentar deixar o mais claro possível, esse termo esta relacionado com o quão constante o som é para variações extremamentes pequenas de alteração de pegada ou nuances que o guitarrista imprimi. Enfim, após isso vamos ao Review em si \o/ !!
1. ESPECIFICAÇÕES GERAIS
Esta é uma guitarra fabricada no Mexico no ano de 2013. Bom através de umas pesquisas que fiz na época que a adquiri, as guitarras Fender MIM fabricadas a partir do ano de 2012 passaram a serem submetidas a um processo de controle de qualidade mais rigoroso, coisa que nunca cheguei a ver uma compravação de fato, porém vi várias pessoas "sentindo" essa diferença nesses instrumentos, coisa que também "senti". A guitarra possui um corpo tradicional de strat da Fender, ou seja algo bem ergonômico e confortável de se tocar tanto em pé como sentado. O formato do braço, modern C, se adequa bem a minha pegada e tamanho de mão, acredito que por conta de seu formato é capaz de agradar muitos guitarristas ou no mínimo porporcionar uma experiência boa de tocabilidade até para aqueles que não estão habituados com o instrumento. O bloco da ponte é gordinho, muito bom para ajudar a manter o sustain. Os captadores são cerâmicos, porém irei abordá-los de maneira mais detelhada abaixo. Enfim a lista dos detalhes e componentes (oferecidos pela Fender) fica assim: - Corpo em alder - Braço em maple modern "C" shape - Escala em rosewood com 25.5" (64.8 cm) - 21 trastes medium jumbo - Escala com raio de 9.5" (241 mm) - Largura do nut 1.650" (42 mm) - Tarraxas standard blindadas Die-Cast - Ponte estilo vintage c/ 6 saddles - Ferragem cromada - 1 captador Standard Humbucking (Cerâmico) - 2 captadores Standard Single Coil (Cerâmicos) - Chave de 5 posições - Escudo sanduiche (3ply) - Controles de MV/T/T Bom pessoal para ilustrar um pouco estas são algumas fotos, aconselho a abrirem em uma aba separada pois pdoe aparecer em um tamanho muito grande pela página https://www.dropbox.com/s/og6z7ytskxajg9j/SAM_4268.JPG?dl=0 https://www.dropbox.com/s/pq78rp7i0c2lkss/SAM_4269.JPG?dl=0 https://www.dropbox.com/s/hyyc88f81hqw1au/SAM_4270.JPG?dl=0 https://www.dropbox.com/s/fo1ky250zzqztvp/SAM_4271.JPG?dl=0 https://www.dropbox.com/s/ugn5oc1uk9ejjle/SAM_4272.JPG?dl=0 https://www.dropbox.com/s/3h8mj8fu72jkq6d/SAM_4273.JPG?dl=0 https://www.dropbox.com/s/6rdf871ey58tg91/SAM_4274.JPG?dl=0 https://www.dropbox.com/s/cvuljoypfc9tckh/SAM_4275.JPG?dl=0 https://www.dropbox.com/s/or5xv26qrms5ozb/SAM_4278.JPG?dl=0 https://www.dropbox.com/s/uj8z3ut39pj8muw/SAM_4279.JPG?dl=0 https://www.dropbox.com/s/14b3voo5hatbga1/SAM_4280.JPG?dl=0 https://www.dropbox.com/s/i9880qpxa0b9ee7/SAM_4281.JPG?dl=0 https://www.dropbox.com/s/x7z5abgsy37qcjt/SAM_4283.JPG?dl=0 https://www.dropbox.com/s/bg9kaf8wyvhwzj1/SAM_4284.JPG?dl=0
2. CONSTRUÇÃO E ACABAMENTO
Bom, eu sou um tipo de pessoa que se preocupa com o acabamento da maioria dos objetos que adquiro e posso dizer que a guitarra saiu com praticamente nenhum tipo de defeito de pintura ou acabemento estético, partindo da análise do instrumento como um todo. Isto foi uma grata surpresa, uma vez que já tinha ouvido relatos de pssoas que pegavam guitarras como esta (nestes relatos não constatei quais foram os anos de fabricação dos instrumentos) com algumas falhas na pintura do corpo, não sendo assim meu caso. Na parte da construção do corpo, dando somente uma olhada é possível perceber a presença de somente uma emenda, porém observando de uma maneira mais rigorosa pode-se ver a existência de um total de 2 emendas, aparentando assim ser feita por 3 pedaços de madeira. No caso do braço não observei emendas. Porém para comprovação mais apurada o correto seria lixar a madeira da guitarra para fazer a análise, coisa que sinceramente não tive coragem de fazer. Mas mesmo assim acho que é válido fazer essas constatações.
3. SONORIDADE DO INSTRUMENTO
Bom pessoal, aqui que é a parte que mais interessa para mim. A guitarra possui um timbre de Strato do início ao fim, da pra tirar aquele som clean "estalado" com uma bela definição, que muitos procuram. Quando eu comprei essa guitarra procurava por um instrumento versátil, que possuisse um som que tendece a linearidade porém, permitise imprimir nuances através da pegada da mão direita ou a maneira como segurasse as cordas com a mão esquerda (exemplo para caso vc usar a guitarra como destro), com maior facilidade. Essa guitarra possui um som que tende a essa linearidade que citei, porém também reage incrivelmente bem a pegada do guitarrista, só que sendo menor no captador da ponte. Os captadores mesmo sendo cerâmicos possuem uma dinâmica e timbre incrível, coisas que se adaptaram de uma maneira muito boa como toco. Isso faz com que a guitarra possua um timbre que é perfeito para quem toca sons cheio de modulações e delay, coisa que adoro de tocar, principlmente no meio dos arranjos que faço. Porém não é só ai que ela se destaca. Por possuir um Humbucker na ponte é possível tocar sons mais pesados sem problemas. Além disto também vale a pena ressaltar o timbre bluesy que da pra tirar sem muito esforço (porem sabendo timbrar os efeitos) no captador do braço. Aqui já vou falar que achei uma pena o captador da ponte não possuir controle de Tone, coisa que ajudaria muito na hora de timbrar ao vivo. Outro ponto que vale ressaltar: A dinâmica dela aumenta incrivelmente em amps valvulados, no caso eu já toquei nela plugada em um Fender Deluxe e um Peavey Classic. Nessas situações as peculiaridades da linearidade são levemente alteradas deixando a guitarra com som e nuances mais profundas deixando a coisa bem peculiar, além do som ficar ainda mais responsivo a pegada do guitarrista. Enfim, agora vamos ver um pouco mais sobre cada captador de maneira mais direcionada.
Captador da Ponte No clean com o volume todo aberto ele já apresenta um som mais agressivo, mais linear e menos responsivo a pegada do que as outras combinações, porém quando se dosa o volume junto a equalização do amp + efeitos ele responde melhor a pegada. Só que já devo avisar que ele pode embolar o som muito fácil, por isso tem que ter cuidado na hora de escolher os drives e a equalização do amp. Já com drives moderados e até High Gain ela se transforma um pouco, tendo uma dinâmica muito interessante para bases e se você gastar um tempinho na equalização, consegue um timbre excelente para solos mais dinâmicos sem problemas. Porém já vou adiantando que a sonoridade deste talvez desaponte quem gosta mais de sons que tendem ao lead de rock classico Clean https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/humbucker-clean?in=luisfelp-fr1/se ts/testes-guitarra Crunch https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/humbucker-crunch?in=luisfelp-fr1/s ets/testes-guitarra "High Gain" https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/humbucker-high-gain?in=luisfelp-fr 1/sets/testes-guitarra
Captador da Ponte + Meio Essa é a combinação que me faz amar essa guitarra. Como toco muito U2 e músicas que só usam Delay + Amp Clean ela tem uma resposta incrível, com um som que realmente agrada meus ouvidos, pois é cheio de dinâmica timbre rico que da pra passar horas explorando o que ela pode te dar somente mudando um pouco o volume e o tone. Com drives a resposta continua boa, porém perde um pouco de dinâmica que tem no clean só que sem perder definição, a linearização do som se destaca demais acabando por atrapalhar, deixando tudo menos responsivo. Por esse ponto da definição, o som acaba por agradar muito quando se usa distorções com muito ganho, porém já adianto que não é o tipo de som que sei explorar melhor ou que me agrada. Clean https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/meio-ponte-clean?in=luisfelp-fr1/s ets/testes-guitarra Crunch https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/meio-ponte-crunch?in=luisfelp-fr1/ sets/testes-guitarra "High Gain" https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/meio-ponte-high-gain?in=luisfelp-f r1/sets/testes-guitarra
Captador do Meio Eu realemente me surpreendi quando fui tocar algumas músicas do The Doors e do Clapton usando somente este captador. A coisa simplesmente ganhou vida, o timbre respondeu bem do jeito que eu queria sem precisar quebrar a cabeça na equalização do amp. Esta posição responde muito bem a pegada e acaba sendo perfeita solos com mais nuances. Para drives mais leves as características se mantem próximas ao clean. Já para coisas mais pesadas ela acaba por ter um timbre que não me agrada muito, pois passa a ser um pouco mais problemático na questão dos médios graves que se tornam mais rebeldes. Sinceramente não achei tão útil o timbre dele nesta última condição. Clean https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/meio-clean?in=luisfelp-fr1/sets/te stes-guitarra Crunch https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/meio-crunch?in=luisfelp-fr1/sets/t estes-guitarra "High Gain" https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/meio-high-gain?in=luisfelp-fr1/set s/testes-guitarra
Captador do Meio + Braço Na minha opinião o timbre nesta posição, no clean, é um pouco mais fechado do que outras Stratos, porém isso acaba por cair como uma luva para mim quando toco bases funkeadas, sem ter que me preocupar em alterar muito na EQ, devido a maneira como palheto. Além disto possui uma dinâmica tão boa quanto a combinação captador da ponte + meio. Da pra tirar belas frases de Jazz com excelente timbre nele. A sonoridade que essa combinação da, é perfeita para se tocar com a guitarra plugada direto na mesa de som (vou explicar melhor isso abaixo). Para drives ela começa a destacar mais os graves, de maneira peculiar e bem gostosa de se ouvir. Para coisas mais High Gain ela adquiri um som mais grave e sombrio e perde a dinâmica consideravelmente, assim não aconselho esta combinação para isto. Clean https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/meio-neck-clean?in=luisfelp-fr1/se ts/testes-guitarra Crunch https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/meio-neck-crunch?in=luisfelp-fr1/s ets/testes-guitarra "High Gain" https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/meio-neck-high-gain?in=luisfelp-fr 1/sets/testes-guitarra
Captador do Braço O som clean que ele fornece é maravilhoso, bem definido e responsivo. Conforme se altera a pegada, da pra imprimir belas nuances nele. Aqui da pra sentir aquele timbre característico de Strato, desde nos solos como nas bases. Nele da pra tirar muitos sons estilo RHCP sem muito esforço, o que me agradou bastante. Para drives clássicos ele adquiri uma cara bem bluesy, pode parecer redundante mas em drives valvulados ele tem uma cara de som de Strato de Texas Blues bem na pegada SRV, heheh. Já para High Gain eu tenho que passar um tempo para tirar algum som bom nele, pois sempre fica um grave mais embolado, deixando a sensação de perda de vida. Clean https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/neck-clean?in=luisfelp-fr1/sets/te stes-guitarra Crunch https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/neck-crunch?in=luisfelp-fr1/sets/t estes-guitarra "High Gain" https://soundcloud.com/luisfelp-fr1/neck-high-gain?in=luisfelp-fr1/set s/testes-guitarra
O Som da Guitarra Plugada Direta em Linha Eu sei que tem muita gente aqui que vai querer me matar por conta dessa sessão do review kkk, mas acho que pela experiência que tive com ela, não tem como fugir disto. Bom no grupo em que eu toco, basicamente minha função é fazer dedilhados e bases da maneira que melhor ficar na música e até onde a criatividade for heheh. E ressalto que até hoje NÃO me recordo de ter feito UM solo sequer. Também destaco que a justificativa pelo ato é devido a falta de espaço e de tomadas onde temos costume de tocar, então comecei a tocar com a guitarra plugada direto na mesa de som mesmo. Partindo dessa explicação, afirmo que a guitarra se mostrou simplesmente excelente, com a possibilidade de variação de timbres muito boa para as condições, coisa que sinceramente me deixou de boca aberta pois esperava algo unidimensional, embolado e sem muita cor, porém o que aconteceu foi o oposto a isso: o som saiu com uma dinâmica "diferente" que me agradou muito e a definição nos dedilhados fez com que cada nota aparecesse de maneira bem interessante para meus ouvidos. É algo que chega a me deixar cada vez mais intrigado para saber até onde consigo extrair de som nestas condições, que mais uma vez digo, condenadas por alguns técnicos de som hehe. Infelizmente no momento não tenho condições de postar áudios nestas condições, porém no futuro assim que puder irei.
4. AFINAÇÃO E SUSTAIN
No quesito afinação a guitarra mostrou-se bem estável desde quando a comprei, porém o que eu realmente percebi que influencia muito na estabilidade dela é a maneira como se coloca as cordas nas tarrachas. A dica que dou é deixar o mínimo possível de corda nas tarrachas e dar uma espécia de nó simples (dando uma volta só) nas cordas ao passá-las pelas tarrachas. E falando em tarrachas, elas se mostram precisas na afinação e até hoje nunca me deram dores de cabeça, mesmo com a utilização da alavanca da ponte de maneira moderada. Falando na ponte, já gostaria de aconselhar a levarem a um luthier para regular um pouco a tensão dela pois para meu gosto ela veio um pouco "mole" demais, mas ai vai da preferência de cada um heheh. O tremolo cumpre bem seu papel e com uso moderado somado as cordas amarradas nas tarrachas da maneira como cite não causam danos significativos na afinação. Já caso abusar muito (fazer dive bombs ou colar a alavanca no escudo e subi-la de uma vez) ela pode interferir significativamente na afinação, então não indico para esse uso. A guitarra por ser uma Strato não tem um sustain tão vigoroso, mas mesmo assim é algo interessante para uma guitarra do modelo, imagino que principalmente pelo bloco da ponte ser robusto. Falando nisto, já ouvi de pessoas que gostam de trocar os blocos por outros de massa maior, mas eu não acho necessária a troca dele.
5. CONCLUSÕES GERAIS
Essa guitarra me agradou muito, principalmente na maneira como o som dela reage na resença de vários delays e sons cheios de modulação (que é o que eu mais toco), além de ter me surpreendido com a dinâmica apresentada quando se usa overdrives clássicos e drives moderados de amps valvulados. Resumindo bem: Ela consegue entregar um belo som linear e reage de maneira excelente as nuances que se quer imprimir na música, através da maneira como se toca, ambos sem muito esforço. Bom, vamos então para uma breve sessão de Prós/Cons
Prós: - Excelente ergonomia - Excelente variedade de timbres, somente mudando os captadores - Facil de extrair timbres mais específicos que exigem delays e modulações. Plug n' Play
Contras: - O preço que a guitarra é vendida atualmente - Pode não agradar aqueles que querem um timbre "muito profundo" (com nuances extremamente acentuadas) usando ela sem efeitos plugada direto no amp
Mas para quem você indicaria este instrumento?
Eu indicaria esse instrumento para quem gosta de tocar músicas cheias de efeitos de ambiência ou aquelas que se utilizam somente o delay ritmico como por exemplo tocar em colcheia pontuada. Ela também serve para quem curte tocar um blues sem compromisso, com uma bela dinâmica. Resumindo da para tocar muita coisa na linha de bandas como Muse, Pink Floyd, U2 e Red Hot Chili Peppers (bandas que mais toco nas horas vagas). Sinceramente , essa é uma excelente escolha para guitaristas que tocam em bandas de baile, porque a versatilidade dela é algo fora do comum. Da pra tocar muitos gêneros com boa fidelidade no som (principalmente por ser HSS) sem muito esforço.
Enfim galera, acho que ficou um pouco longo, mas minha intenção era a de passar a minha experiência com a guitarra com o máximo de detalhes que conseguisse colocar (acho meio difícil colocar a experiência sonora em palavras). Outra coisa, futuramente pretendo gravar mais áudios, principalmente após recuperar do meu machucado no dedo indicador kkk. Espero que gostem e peço que se possível deixem seu feedback ai embaixo por favor.
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