Pequena suíte (Villa-Lobos) guitarra e piano (completa)

    Autor Mensagem
    makumbator
    Moderador
    # fev/16 · Editado por: makumbator


    Suíte originalmente escrita para cello e piano por Heitor Villa-Lobos em 1913, portanto ainda na primeira fase do compositor. São 6 movimentos, e ao contrário das suítes antigas, aqui não temos necessariamente danças como base para cada parte da peça.

    1. Romancette (molto lento)
    Movimento lento e de melodia expressiva e moderna. A parte do piano por si só já vale a música.
    https://www.youtube.com/watch?v=VjWvMHTamAg


    2. Legendária (allegretto)
    Movimento ternário curtíssimo e de melodia com caráter de minueto. Há uma interessante mudança brusca de andamento no final (sobre o qual eu faço harmônicos na guitarra).
    https://www.youtube.com/watch?v=ocqNuRey1y8


    3. Harmonias soltas (moderato)
    Um dos mais interessantes da coleção. Nesse preferi deixar a guitarra quase limpa, de forma a que ela se fundisse mais ao piano, uma vez que me pareceu mais importante criar texturas com os acordes do que ter a dualidade melodia principal/acompanhamento. Usei chorus (Small Clone) e o Tubestation no canal verde com ganho baixo em lugar do Prodrive II (que usei nos demais movimentos).
    https://www.youtube.com/watch?v=sH3NPB8MhQY


    4. Fugato (all’antica) (allegro - leggiero)
    Como o próprio nome diz, é uma peça de caráter contrapontístico. O tema se inicia na mão direita do piano, passa pela guitarra e continua depois no grave do piano. Peça rápida e viva, e com a guitarra quase sempre em palm mute.
    https://www.youtube.com/watch?v=D1OZLa7oW-8


    5. melodia (andantino)
    Esse é o movimento mais conhecido da suíte (sendo inclusive tocado isoladamente e nas mais diversas formações instrumentais). O piano é fluido e constante. No solo usei wha-wha (para ampliar a ideia de vocalidade da melodia).
    https://www.youtube.com/watch?v=lDkwJOyHde8


    6. Gavotte-scherzo (tempo de gavotte)
    Peça que fecha a coleção e que ao lado da primeira é um pouco mais longa que as demais. Possui trechos um pouco mais rápidos na guitarra. Entretanto a melodia é sempre refinada como no ideal de gavota, alternando entre os compassos 2/2 e 4/4.
    https://www.youtube.com/watch?v=PISFppz3g5k


    Apenas o áudio (mp3):
    1. Romancette
    2. Legendária
    3. Harmonias soltas
    4. Fugato (all'antica)
    5. Melodia
    6. Gavotte-scherzo

    Partitura e partes(guitarra com e sem tab):
    https://www.dropbox.com/s/bet0u2eqt6jwnu1/Pequena%20Su%C3%ADte%20%28Vi lla-Lobos%29%20guitarra%20el%C3%A9trica%20e%20piano%20-%20partitura%20 e%20partes.zip?dl=0

    Backing tracks (sem guitarra) - mp3:

    1. Romancette-BT
    2. Legendária-BT
    3. harmonias soltas-BT
    4. Fugato (all' antica)-BT
    5. Melodia-BT
    6.Gavotte-scherzo-BT

    Valeu!

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    makumbator

    Muito bom. Vou passar o teu canal do youtube pra galera de guitarra do Conservatório. Tem muito material bom aí!

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    makumbator

    Excelente cara, suas transcrições são muito boas, você notavelmente se preocupa em transmitir a mesma idéia e dinâmica para qual a composição foi originalmente proposta.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ficou muito bom.
    Este pequeno conjunto de movimentos musicais esta entre as melhores produções suas.
    Senti uma melhoria de todo o processo, e foi o que você conseguiu uma melhor integração entre o piano e a guitarra, gostei mais dos movimentos com a guitarra limpa, mas todos ficaram bons.
    Foi tudo muito bem adaptado, simplesmente demais, e o material de apoio como sempre bem elucidativo, e acredito que muita gente vai aproveitar e tocar, uma grande contribuição sua a memória de Villa-Lobos.
    Esta de parabéns em todos os sentidos.

    makumbator
    Moderador
    # fev/16
    · votar


    Jabijirous

    Valeu! Ah, e agradeço se indicar o canal no conservatório. Realmente quase todos os meus vídeos tem backing tracks e partituras para estudo.

    Wuju Wu Yi

    Agradeço as palavras!

    Adler3x3
    Este pequeno conjunto de movimentos musicais esta entre as melhores produções suas.
    Senti uma melhoria de todo o processo, e foi o que você conseguiu uma melhor integração entre o piano e a guitarra,


    Eu também gostei do resultado, mas na verdade nem saberia dizer o que mudou. Em geral tenho usado menos plugins na mix/master, mas também nunca fui muito de abusar nessa área.

    gostei mais dos movimentos com a guitarra limpa, mas todos ficaram bons.

    O "Harmonias soltas" é na minha visão o mais interessante da suíte (apesar de ser o menos "solista"). Mas o Fugato é o mais divertido de se tocar.

    Esta de parabéns em todos os sentidos.

    Muito obrigado!

    De Ros
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    makumbator

    Cara, volta e meia eu penso que está na hora de sair do FCC porque não rola mais. Dai tu faz um troço desses e eu sou obrigado a dizer que graças a Deus ainda tenho o meu cadastro aqui e quase todos os dias dou uma olhada.

    Sensacional, um trabalho maravilhoso. Parabéns!!!

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    De Ros

    kkkkkkkkkkkk

    Já pensei nisso, mas aí tu vai pra onde? Facebook tb é a mesma linha.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/16
    · votar


    makumbator

    É cara, teu trabalho é foda... bonito demais da conta.

    Quando eu acho que guitarra não me emociona mais, vem você e posta uma obra dessas.

    Cara, se um dia tu postar algo do Debussy, ferrou de vez........eu vou na tua casa, pessoalmente, levar flores!

    Obs: Robert Fripp e Steve Hackett aprovaram a 3, Harmonias soltas (moderato).

    makumbator
    Moderador
    # fev/16
    · votar


    De Ros
    Jabijirous

    Obrigado galera! E não nos abandonem! Vocês dois (ao lado de muitos outros usuários) também são responsáveis por eu me manter aqui. Facebook nem dá pra saída para as trocas de conhecimento e camaradagem que ainda vemos no FCC.

    Lelo Mig
    É cara, teu trabalho é foda... bonito demais da conta.

    Puxa, obrigado mesmo!

    Cara, se um dia tu postar algo do Debussy, ferrou de vez........eu vou na tua casa, pessoalmente, levar flores!

    Hahah! Engraçado você falar isso. Essa peça é justamente da fase inicial do Villa, em que ele era bem ligado à música francesa.

    Obs: Robert Fripp e Steve Hackett aprovaram a 3, Harmonias soltas (moderato).

    Ela ficou bem moderna na guitarra né? E pensar que foi composta há mais de um século!!!!

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/16
    · votar


    makumbator

    "Ela ficou bem moderna na guitarra né?"

    Sim, isso me impressionou bastante quando ouvi, porque apesar de conhecer a obra (principalmente as versões para piano e cello) e você ter sido bem fiel ao original, a sonoridade, com a guitarra, ficou bastante moderna e com aquela linha de harmonização européia utilizada pelos guitarristas de progressivo "viajandões" do final dos 60.

    rafael_cpu
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    makumbator

    Um trabalho simplesmente magnífico!
    Parabéns!
    E muito obrigado por compartilhar além de tudo, a partitura, a tab e os backing tracks :))

    Já é a segunda vez que baixo para minha HD um trabalho seu para ouvir, ouvir, ouvir, ouvir...

    T+

    Soultunes
    Membro
    # fev/16
    · votar


    makumbator

    Preciso agradecer aqui pela sua contribuição, ficou demais os estudos e arranjos para guitarra.

    carlcarl
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    makumbator
    você ja é figurinha carimbada do FCC,quando vejo postagens tuas vou sabendo que é coisa boa.
    meus parabens e muito obrigado por disponibilzar o teu talento e excelente bom gosto musical.
    abç

    pianoid
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    que safado, posta na seção guitarra pro tópico não ficar às moscas na seção erudita! O_0

    marcando pra ouvir depois

    makumbator
    Moderador
    # fev/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lelo Mig
    ficou bastante moderna e com aquela linha de harmonização européia utilizada pelos guitarristas de progressivo "viajandões" do final dos 60.

    Pois é, e feita uns 50 anos antes!

    rafael_cpu
    Um trabalho simplesmente magnífico!
    Parabéns!


    Agradeço o elogio!

    á é a segunda vez que baixo para minha HD um trabalho seu para ouvir, ouvir, ouvir, ouvir...

    Fico feliz em saber.

    Soultunes

    Eu que agradeço por ter ouvido e comentado.

    carlcarl

    E aí amigo, tudo certo? Valeu pela presença!

    pianoid
    que safado, posta na seção guitarra pro tópico não ficar às moscas na seção erudita! O_0

    Hahahah! A propaganda é a alma do negócio!!!! Hehehe!

    marcando pra ouvir depois

    Legal!

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    makumbator
    Parabéns, Marcão! O trabalho está impecável, como sempre!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pequena suíte (Villa-Lobos) guitarra e piano (completa)