FAP Veterano |
# set/15
Pessoas de meu Brasil,
Parece que depois de 6 longos anos, nosso amigo Vinnie Moore vai lançar um novo álbum de guitarra instrumental chamado Aerial Visions. A úlltima vez em que o guitarrista deu o ar da graça em sua carreira solo foi com o álbum To The Core, em 2009.
Só que dessa vez, ele tá fazendo um esquema diferente: o álbum está sendo oferecido através do PledgeMusic, plataforma que ajuda a promover projetos musicais com estilo semelhante ao Kickstarter.
Além do álbum no formato digital, que custa US$10, vários outros itens estão disponíveis à venda, desde palhetas, camisetas e CD autografado até pedais, guitarra e jaquetas usadas em videoaulas do guitarrista.
Pra quem não tá ligado, Vinnie é integrante da clássica banda de hard rock UFO desde 2003, quando substitui o também lendário Michael Schenker (ex-Scorpions).
Na época em que eu era mais ativo nas jams daqui, muitas vezes deixei claro minha apreciação pelo talento de Vinnie Moore. Tive a oportunidade de presenciar um de seus workshops ao vivo e, além de ser um guitarrista extremamente flexível e agradável de ouvir, o cara é também um dos músicos mais humildes e gente fina que já vi. Por isso que, logo quando vi o projeto lá, não pensei duas vezes em ajudar a divulgar.
E pra finalizar, resolvi deixar uns links com músicas variadas do mestre. Muita gente pensa que Vinnie ainda tá na pira do "metal neoclássico", que o deixou famoso no final dos anos 80 e que gerou tanta comparação com Yngwie Malmsteen. No entanto, o cara mudou de estilo várias vezes no decorrer da carreira, passando por rock, blues, progressivo, metal, etc. E justamente pela variedade e flexibilidade musical, recomendo todo guitarrista a conhecer o trabalho do Vinman. Enfim, ouça com seus próprios ouvidos e, se gostar, ajuda o rapaz lá :)
- Pra quem gostou de Na Veia, aquela música que levou Gustavo Guerra ao pódio do Guitar Idol 2008, vai gostar da With The Flow, já que o tema principal é bem parecido (até demais!); - Pra quem tá no clima de uma baladinha relaxante e gostosa de ouvir, daquelas que Andy Timmons e Eric Johnson sabem fazer, pode ir de Echoes, Watching From The Light ou Rain (famosíssima dele); - Pra quem se entreteu com Satch Boogie do Satriani, Vinman's Brew é um rock/blues bem agitado/animado no mesmo estilo; - Se você é adepto aos rocks instrumentais de Joe Satriani, Joe Bonamassa, Joey Tafolla (nossa, quanto Joe), o álbum inteiro de Meltdown é um clássico que merece ser ouvido; - Pra quem curte neoclássico tipo Malmsteen, tem as músicas do começo da carreira do Vinnie, tipo In Control e Shadows of Yesterday; - Pros aficionados em rock progressivo, saibam que Jordan Rudess, Dave LaRue e Tony MacAlpine já participaram de várias músicas de Vinnie, como Prelude/Into The Future, The Maze e The Thinking Machine; - Há também para quem gosta daquelas espanholas (digo, das músicas de violão espanholas :P), como Never Been To Barcelona e Equinox; - Caso você prefira algo mais experimental misturado com rock, talvez uma abordagem meio Kiko Loureiro ou Steve Vai (nem tanto, vai), acho que vai gostar do último álbum To The Core; - Digamos que instrumental não é bem sua praia, então podemos ouvir um rockzão do UFO, que pode ser uma mistura de Scorpions + AC/DC + Van Halen + Guns (insira sua banda aqui), como Hell Driver (a qual estarei gravando um cover em breve, se tudo der certo) ou Daylight Goes To Town (que é baseada na Ridin' High, instrumental do VM).
Enfim, tem muitas outras que possuem diferentes estilos e são legais de ouvir. Novamente, peço que ajudem o artista caso tenham apreciado a música. Deixo aqui um abraço enquanto toco um arpejo maior ascendente em E mixolídio. Até!
|