Cort Solo Series Coreana ou Ibanez JEM jr ?

    Autor Mensagem
    Hélio Café
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Hélio Café


    Bom dia galera!
    Eu anunciei uma Cort Solo Series Coreana com tampo flamed vermelho e um rapaz me propôs uma troca por uma Ibanez JEM Jr branca made in Indonésia, porém, no braço da da Ibanez dele foi feito um trabalho de escalopamento leve.
    Eu uso a guitarra pra tocar de tudo, desde acordes até alguns solos mais simples e eu nunca tive uma guitarra com o braço inteiro escalopado.
    Gostaria de uma opinião pra saber se vale a pena fazer essa troca ou continuar com a minha Cort.
    Valeu!

    guitarrista nerd
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Cara eu ja fiz teste parecido, devolvi porque que não me adaptei ao escalopamento, pedi para ficar 1 semana para ver a adaptação e senti muita dificuldade, sei que é normal para adaptar mas preferi não arriscar o arrependimento.

    Hélio Café
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    E levando em consideração a troca pela qualidade das guitarras, essa Ibanez é melhor do que a Cort?
    Qual é mais fácil de vender caso necessite?
    Valeu!

    guitarrista nerd
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Cara não sei dizer sinceramente porque não conheço tais guitarras.

    O ideal seria comparar os níveis destas guitarras, por exemplo a sua pode ser intermediaria (com caps, metais e madeira melhor) e a dele guitarra de entrada (hardware basico por ser JEM JR), só pela marca pode não significar que ela seja melhor em aspectos técnicos, e o mesmo vale se a sua for profissional e a dele intermediaria, tambem comparar o preço de mercado entre ambas, assim você define se vale ou não a pena.

    o unico fato é que Ibanez tem mais nome, o que significa mais facil o repasse ainda mais sendo modelo JEM JR.

    Abraços ;)

    Nefelibata
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Hélio Café

    Cara, uma Ibanez que não é japonesa e uma Cort são a mesma coisa em qualidade de construção, pq as Ibanez indonesia e parte das corea são feitas pela Cort (cortek).

    Então, uma ibanez que não seja japa é uma Cort com outras specs, mas a construção é a mesma coisa, mesma fábrica.

    No seu caso não tem q colocar marca pra disputar, mas sim cada guitarra em específico, pq mesmo dentro da mesma série e marca de guitarra tem unidades melhores e piores.

    Como resolver? Tem q testar e ver se vc gosta e se a guitarra soa bem. Eu tenho duas Corts neste momento e já tive uma outra.

    O veredito é: uma era meia boca, uma é normal e a outra é foda (uma Z custom), tem MUITO som, sustain e harmônicos. Só trocaria por uma BOA gibson, mas não qualquer uma pq tem gibson meia boca tb.

    Sacou?

    Drinho
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Hélio Café

    nao troque!

    Essa ibanez não é superior a sua guitarra e esta escalopada o que torna seu repasse quase que impossivel....

    a nao ser que voce faça questao de ter um instrumento escalopado

    Hélio Café
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Drinho
    Então guitarra escalopada fica mais difícil de comercializar?

    Drinho
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Drinho
    · votar


    Hélio Café

    claro que sim

    eu falo isso porque eu uso esse tipo de guitarra, na verdade usei por muito tempo, hoje to tentando fugir dela usando trastes de inox grandes para ter meio que a mesma sensação, sem ter que destruir o instrumento..........

    pra cada 10 mil guitarristas um gosta de guitarra escalopada, a probabilidade de venda cai muito.....

    Um coisa é uma guitarra assinatura escalopada (tem um publico especifico) outra coisa é uma guitarra modificada....

    guitarra escalopada é uma porcaria, a gente se mete a fazer isso por causa de malmsteen, blackmore e etc, achando que os caras tocam pra cacete porque a guitarra é escalopada... e na verdade quando você acostuma com o escalope você fica viciado nele, porque voce gerencia a sua pegada para tocar leve, sem nada de esforço e consegue som com muita agressividade....

    Só que não é o escalope que faz isso, é você que faz isso.

    O escalope, só traz maleficios, você remove quantidade considerável de madeira o que é um atentado contra o som do instrumento e o pior ainda, qualquer coisinha é suficiente pro braço (por melhor que seja) envergar para tras ou para frente.....
    Isso também vale para as fenders malmsteen da vida, gostem ou nao....

    Não sou eu que estou falando isto.
    Encomendei um instrumento com um luthier de extrema competência, não, não é marcio zaganin, é um cara que daria boas aulas pro zaganin, pedi que a guitarra a principio fosse escalopada, ele me disse que trabalha com garantia vitalicia e não usa esse conceito em seus instrumentos pois não poderia garantir a saúde do braço do instrumento por muito tempo e está cansado de regular fender malmsteen dos clientes e não dar nem uma semana pros clientes voltarem reclamando que o braço empenou, eu sempre fui desleixado, então não ligava, mas é verdade, dia eu acordava as cordas estavam a 1 metro de altura, no dia seguinte estavam coladas nos trastes....
    o instrumento é completamente instável.....

    ah esqueci de citar outro problema grave, talvez o mais grave da guitarra escalopada...

    troca de trastes com nivelamento da escala.....

    Se o profissional que for trocar os seus trastes não for extrememante cauteloso a escala da sua guitarra será destruída, ela vai virar farofa no momento da remoção do traste....

    é por isso que eu não tenho mais guitarra escalopada, a minha virou farofa, e foi um baque porque eu tinha um amor por aquela guitarra que por muitas vezes minha namorada brigou comigo por dar mais atenção á guitarra do que a ela...

    Se puder evitar evite, não agrega em nada, é que nem aquelas moças que encontramos por aí durante a noite, é gostoso mas faz mal....

    guitarrista nerd
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Drinho
    Exato, sonhava em comprar a signature Tagima E1, encontrei uma com um preço bacana, mas como ela é escalopada achei melhor testar antes, sinceramente achei horrivel a tocabilidade. Tudo o que você citou é pura verdade, não vale muito a pena.

    Drinho
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    guitarrista nerd

    se você comprar essa guitarra vai achar uma merda no primeiro dia....
    um mes depois vai se apaixonar, é muito louco tocar em guitarra escalopada quando você pega a manha!

    mas não é o escalope que faz isso

    é você....

    e dá pra trazer o mesmo approach pruma guitarra sem escalope, principalmente se os trastes forem altos.....

    Hélio Café
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Agora entendi o que acontece com essa galera que gosta de escalope na escala da guitarra.

    Valeu pelas dicas galera... ajudaram pra caramba pra minha decisão!

    Abraços

    copmadguitar
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    sei que já tomou sua decisão, mas, de pintar outro rolo semelhante é interessante saber:
    as ibanez rg de entrada desde 99 tem utilizado baswood plywood que é BASWOOD LAMINADO não é madeira sólida. Por isso que vemos por aí muitas rg de entrada com seymours ou dimarzios soando mal. Sou fã de Ibanez tinha uma rg 550 japonesa de 87 e agora uso uma s420wk indonesia que é incrivel, corpo em mogno (sólido de verdade hehe) super leve e ponte zps que é um capítulo a parte. Mas as rg de entrada infelizmente contra indico. Ah e a escala das Ibanez e um pouco mais larga que as Cort a largura da escala das Cort está mais para Jackson. Espero ter ajudado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cort Solo Series Coreana ou Ibanez JEM jr ?