Sobre o timbre do Steve Lukather (Toto, entre outros)

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/15


    E aí moçada!

    Recentemente eu desenterrei dos meus alfarrábios musicais a discografia do Toto pra escutar. O Steve Lukather é uma grande referência musical pra mim, tanto como guitarista como vocalista. Ouvindo a discografia agora, pela segunda vez, percebi o quanto o timbre dele é característico ao longo de todos os álbuns - arrisco dizer que ele tem uma identidade timbrística tão forte como Brian May, David Gilmour, Eddie Van Halen e Slash. O que marca no som de guitarra dele são as distorções rasgadas e os sons limpos bem "pasteurizados" (principalmente os sons de singles, que nem parecem singles tradicionais).

    Procurei algumas informações sobre o que ele usou de equipamentos ao longo da carreira e não encontrei muita coisa. O que sei é que há muitos anos ele usa os captadores da EMG, primeiro numas guitarras diferentes (uma Valley Arts lá nos anos 80, por exemplo) e mais recentemente nas Music Man Luke. Em termos de amplificadores e efeitos, nenhuma dica...

    E aí, o que vocês acham do timbre do cara? E sobre os equipamentos que ele usou, alguém manja?

    EduJazz
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    erico.ascencao

    Boa pergunta... não sei responder, mas sei que ultimamente ele anda usando Bogner...

    Aqui da pra ver:



    ViniciusSetti
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: ViniciusSetti
    · votar


    Opa. Acho o timbre dele simplesmente sensacional. Recentemente ele fala em várias entrevistas que deu uma boa enxugada no set, e voltou ao básico, buscando um som mais orgânico. Parou de usar os EMGs e agora usa Dimarzio (modelos próprios, Transition, passivos), nas guitarras da Music Man. Quanto aos amps, ele usa hoje um Bogner Ecstasy 101b, com caixas 4x12 com Celestions Vintage 30 (não é o head comemorativo de 20th) e eu arriscaria dizer que "só" com o bogner, você chega a um timbre muito, muito próximo. Dá pra ter uma noção bacana com esse material aqui abaixo:

    http://www.stevelukather.com/artist/gear.aspx - Página de gear do site dele, com a foto do pedalboard um pouco desatualizado, ainda usando o footswitch dos marshalls que usava antes, por exemplo, mas dá pra ter uma boa idéia dos pedais e efeitos.


    Vídeos sobre o equipo atual:








    Soultunes
    Membro
    # jul/15
    · votar


    erico.ascencao

    Erico... sou muito fan deste cara, ouvi tanto na minha vida que assimilei bastante coisa dele.

    O timbre eu não acho algo tão distintivo quanto os caras que você citou, mas ele sabe timbrar muito bem.

    Reconheço mais ele pelo fraseado e principalmente vibratos, isto é bem marca registrada do cara mesmo.

    Já fiz algumas tentativas ao longo do tempo, mas é basicamente um amp indo para o higain.

    Como exemplo, combina mais com o som do Luke um soldano SLO100 do que um marshall jcm 800, saca ?

    Faz bastante tempo que ele usa bogner ecstasy, é um puta amp, pena que o Bogner não faz mais este modelo.

    Mas é nesta linha, algo inspirado num som British mas com mais ganho, mesmo esquema do Soldano (estou falando deste amp em especial, e apenas em relação a estrutura de ganho).

    Como ele vem bem dos anos 80´s, alguma modulação e delay de leve caem muito bem nas bases.

    Soultunes
    Membro
    # jul/15
    · votar


    Se tiver curiosidade, tenho uns vídeos caseiros, muito beira de cama com alguns pequenos solos dele.

    Na época minha idéia não foi timbrar parecido, mas corroborando com o que disse acima, é algo nessa linha do médio indo para o high-gain, com alguma modulação bem leve e um delay leve também.

    https://www.youtube.com/watch?v=T7Vq5mRKDlo

    https://www.youtube.com/watch?v=DsOb0ZR11CU

    E este aqui foi uma ideia muito legal de um guitarrista muito fera chamado Vinnas. Ele postou uns vídeos tocando musica de uma banda e simulando outro guitarrista tocando.

    Entrei na brincadeira e peguei uma musica do Bon Jovi e fiz uma improvisação tentando simular o fraseado do Luke.... o timbre vai na linha também.

    https://www.youtube.com/watch?v=fkR_jIZX76U

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    EduJazz
    Joe Camaro

    De fato temos bastante informação sobre o set atual dele no site dele próprio. O que me intriga é o que ele usava no passado. Eu chuto que um Marshall, pra dar aqueles drives bem rasgados, cheios de médios.

    Alguns exemplos de músicas com o timbre bem característico dele:









    ViniciusSetti
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Soultunes
    Faz bastante tempo que ele usa bogner ecstasy, é um puta amp, pena que o Bogner não faz mais este modelo.

    Ainda faz sim pô, não me dá susto kkkk (ainda pego um, sonho haha), o Luke usa um 101b, que é monstro! Ele tem que continuar fabricando o Ecstasy, é um/o clássico flagship da Bogner.

    Muito bacana seus vídeos, por sinal.

    http://www.musiciansfriend.com/amplifiers-effects/bogner-ecstasy-101b- 100w-tube-guitar-amp-head-with-el34s

    ViniciusSetti
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: ViniciusSetti
    · votar


    erico.ascencao

    Entendo que seu foco é nos amplificadores, mas de guitarra sei que já usou de tudo, desde Lespas até umas Ibanez Roadstars que foram usadas e abusadas por ele. Inclusive ele teve uma roadstar signature, que roda a história de que foi dessa roadstar signature e de outra roadstar HSS que ele bolou o protótipo das Lukes Music Man (HH e HSH).

    Quanto a amps e efeitos dos velhos tempos, nesse link de baixo dá pra ter uma noção bem interessante, vem de 2006 e vai descendo até os primeiros rigs que o Bob Bradshaw montou pra ele. Tem Mesa, Marshall e tudo que se possa imaginar hahaha

    http://www.stevelukather.com/media/84498/pastgear.pdf

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    erico.ascencao
    Sempre curti o som desse cara também, Erico.
    Os frasesados, como bem disse o Soultunes são a sua tônica.
    Mas fazia tempo que não ouvia ele... foi bom relembrar seus sons.

    T+

    Drinho
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Luke toca demais e tira um som dos infernos!




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o timbre do Steve Lukather (Toto, entre outros)