Autor |
Mensagem |
erico.ascencao Veterano |
# jul/15
E aí moçada!
Recentemente eu desenterrei dos meus alfarrábios musicais a discografia do Toto pra escutar. O Steve Lukather é uma grande referência musical pra mim, tanto como guitarista como vocalista. Ouvindo a discografia agora, pela segunda vez, percebi o quanto o timbre dele é característico ao longo de todos os álbuns - arrisco dizer que ele tem uma identidade timbrística tão forte como Brian May, David Gilmour, Eddie Van Halen e Slash. O que marca no som de guitarra dele são as distorções rasgadas e os sons limpos bem "pasteurizados" (principalmente os sons de singles, que nem parecem singles tradicionais).
Procurei algumas informações sobre o que ele usou de equipamentos ao longo da carreira e não encontrei muita coisa. O que sei é que há muitos anos ele usa os captadores da EMG, primeiro numas guitarras diferentes (uma Valley Arts lá nos anos 80, por exemplo) e mais recentemente nas Music Man Luke. Em termos de amplificadores e efeitos, nenhuma dica...
E aí, o que vocês acham do timbre do cara? E sobre os equipamentos que ele usou, alguém manja?
|
EduJazz Veterano
|
# jul/15
· votar
erico.ascencao
Boa pergunta... não sei responder, mas sei que ultimamente ele anda usando Bogner...
Aqui da pra ver:
|
ViniciusSetti Veterano |
# jul/15 · Editado por: ViniciusSetti
· votar
Opa. Acho o timbre dele simplesmente sensacional. Recentemente ele fala em várias entrevistas que deu uma boa enxugada no set, e voltou ao básico, buscando um som mais orgânico. Parou de usar os EMGs e agora usa Dimarzio (modelos próprios, Transition, passivos), nas guitarras da Music Man. Quanto aos amps, ele usa hoje um Bogner Ecstasy 101b, com caixas 4x12 com Celestions Vintage 30 (não é o head comemorativo de 20th) e eu arriscaria dizer que "só" com o bogner, você chega a um timbre muito, muito próximo. Dá pra ter uma noção bacana com esse material aqui abaixo:
http://www.stevelukather.com/artist/gear.aspx - Página de gear do site dele, com a foto do pedalboard um pouco desatualizado, ainda usando o footswitch dos marshalls que usava antes, por exemplo, mas dá pra ter uma boa idéia dos pedais e efeitos.
Vídeos sobre o equipo atual:
|
Soultunes Membro |
# jul/15
· votar
erico.ascencao
Erico... sou muito fan deste cara, ouvi tanto na minha vida que assimilei bastante coisa dele.
O timbre eu não acho algo tão distintivo quanto os caras que você citou, mas ele sabe timbrar muito bem.
Reconheço mais ele pelo fraseado e principalmente vibratos, isto é bem marca registrada do cara mesmo.
Já fiz algumas tentativas ao longo do tempo, mas é basicamente um amp indo para o higain.
Como exemplo, combina mais com o som do Luke um soldano SLO100 do que um marshall jcm 800, saca ?
Faz bastante tempo que ele usa bogner ecstasy, é um puta amp, pena que o Bogner não faz mais este modelo.
Mas é nesta linha, algo inspirado num som British mas com mais ganho, mesmo esquema do Soldano (estou falando deste amp em especial, e apenas em relação a estrutura de ganho).
Como ele vem bem dos anos 80´s, alguma modulação e delay de leve caem muito bem nas bases.
|
Soultunes Membro |
# jul/15
· votar
Se tiver curiosidade, tenho uns vídeos caseiros, muito beira de cama com alguns pequenos solos dele.
Na época minha idéia não foi timbrar parecido, mas corroborando com o que disse acima, é algo nessa linha do médio indo para o high-gain, com alguma modulação bem leve e um delay leve também.
https://www.youtube.com/watch?v=T7Vq5mRKDlo
https://www.youtube.com/watch?v=DsOb0ZR11CU
E este aqui foi uma ideia muito legal de um guitarrista muito fera chamado Vinnas. Ele postou uns vídeos tocando musica de uma banda e simulando outro guitarrista tocando.
Entrei na brincadeira e peguei uma musica do Bon Jovi e fiz uma improvisação tentando simular o fraseado do Luke.... o timbre vai na linha também.
https://www.youtube.com/watch?v=fkR_jIZX76U
|
erico.ascencao Veterano |
# jul/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar
EduJazz Joe Camaro
De fato temos bastante informação sobre o set atual dele no site dele próprio. O que me intriga é o que ele usava no passado. Eu chuto que um Marshall, pra dar aqueles drives bem rasgados, cheios de médios.
Alguns exemplos de músicas com o timbre bem característico dele:
|
ViniciusSetti Veterano |
# jul/15
· votar
Soultunes Faz bastante tempo que ele usa bogner ecstasy, é um puta amp, pena que o Bogner não faz mais este modelo.
Ainda faz sim pô, não me dá susto kkkk (ainda pego um, sonho haha), o Luke usa um 101b, que é monstro! Ele tem que continuar fabricando o Ecstasy, é um/o clássico flagship da Bogner.
Muito bacana seus vídeos, por sinal.
http://www.musiciansfriend.com/amplifiers-effects/bogner-ecstasy-101b- 100w-tube-guitar-amp-head-with-el34s
|
ViniciusSetti Veterano |
# jul/15 · Editado por: ViniciusSetti
· votar
erico.ascencao
Entendo que seu foco é nos amplificadores, mas de guitarra sei que já usou de tudo, desde Lespas até umas Ibanez Roadstars que foram usadas e abusadas por ele. Inclusive ele teve uma roadstar signature, que roda a história de que foi dessa roadstar signature e de outra roadstar HSS que ele bolou o protótipo das Lukes Music Man (HH e HSH).
Quanto a amps e efeitos dos velhos tempos, nesse link de baixo dá pra ter uma noção bem interessante, vem de 2006 e vai descendo até os primeiros rigs que o Bob Bradshaw montou pra ele. Tem Mesa, Marshall e tudo que se possa imaginar hahaha
http://www.stevelukather.com/media/84498/pastgear.pdf
|
rafael_cpu Veterano |
# jul/15
· votar
erico.ascencao Sempre curti o som desse cara também, Erico. Os frasesados, como bem disse o Soultunes são a sua tônica. Mas fazia tempo que não ouvia ele... foi bom relembrar seus sons.
T+
|
Drinho Veterano |
# jul/15
· votar
Luke toca demais e tira um som dos infernos!
|