Defasagem progressiva de bobinas (auto coil tap)

    Autor Mensagem
    João Pedro Strabelli
    Veterano
    # jul/15


    Defasar uma das bobinas de um humbucker não é nenhuma novidade. Este aqui é um sistema progressivo que funciona junto com o botão de volume.

    João Pedro Strabelli
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Esta foi mais uma das modificações que já fiz em guitarras (acho que sou meio apaixonado por fiação e gambiarras, só pode). Queria defasar uma das bobinas de um captador mas sem ter que puxar knob para cima ou mover alguma chavinha. Talvez tenha feito isso porque tinha um potenciômetro duplo, mas o fato é que a versão que eu fiz até que ficou legal... para mim.

    Tá o esquema aí:
    http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=deyUVEoq (4shared)
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=861591343927541&set=pcb.900916 069973682&type=1&theater (facebook)

    Os desenho são meio explicativos. Para descobrir qual fio ligar, uma pesquisa na internet resolve (seria muito longo explicar aqui, mas você consegue isso com qualquer multímetro).

    Enfim, se servir para alguém...

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    João Pedro Strabelli

    Seria isso?

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/151750/

    Eu fiz e uso até hoje.

    João Pedro Strabelli
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    LeandroP

    É basicamente isso. Só que este aterra uma das bobinas e o que fiz, em vez disso, manda o som dela para a saída, ou melhor, para o switch que manda para a saída. Como nunca fiz esse, não sei dizer a diferença, mas deve ser muito pequena. E, usei apenas um pot duplo. Questão de gosto, eu nunca ia usar uma bobina sozinha com o volume no máximo, tinha o pot duplo sobrando, fiz o teste e gostei, já que som mais baixo com um pouquinho mais de brilho me interessa. Muito mal comparado, o funcionamento lembro o perfil do câmbio automático, que você mexe um único controle (o acelerador) e ele vai mudando conforme necessário. Aliás, se resolver colocar um humbucker na minha Tagima, vou usar de novo.

    NeoRamza
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Na verdade seria um Coil Split progressivo né? Eu já fiz isso na minha les paul só pra ver como ficaria o som, mas não tive coragem de furar pra colocar um quinto potenciômetro ou substituir um dos 4. Nos dias em que testei o potenciômetro ficava atrás pendurado pelos fios.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Defasagem progressiva de bobinas (auto coil tap)