Metronomo Vivaldi tribute

    Autor Mensagem
    Bruttus
    Membro Novato
    # jun/15


    Ja pesquisei em vários lugares sobre essa tão querida ferramenta e mesmo assim não consigo entender o seu funcionamento.
    Eu quero tocar a música Vilvadi Tribute do Patrick Rondat eu consigo tocar consideravelmente rápido mas as notas ainda saem um pouco "emboloradas" então fui recorrer ao metronomo, o andamento original da música está em 160 BPM e estou tentando treinar uma parte dela que seria

    e------------------------------------------------------
    B--------15-13-11--------------------------------------
    G-----------------14-12-11-----------------------------
    D-------------------------14-12-10---------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    Então eu fiquei meio perdido de como treinar isso no metronomo, a cada "bolinha" do metronomo eu devo treinar apenas uma nota ou as 3 juntas? Tipo a cada "bolinha" do metronomo eu devo tocar 15-13-11, ou apenas 15? Desde já obrigado.

    Bruttus
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    alguem?

    Tiso
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Bom, você passou aqui a tablatura do trecho (que só fornece informação sobre as posições) e o valor de BPM (que fornece o valor da velocidade geral da execução). Mas não dá para te responder sem conhecer o tempo de cada uma das nove notas.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    post duplo

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem tudo vai depender do arquivo que você tem.
    Se for uma tablatura abra num programa tipo Guitar pro ou Tux Guitar, e observe na tela do computador como as notas são tocadas. (partitura)
    E vá treinando junto ao mesmo tempo que visualiza as notas.
    O metronomo toca conforme o tempo do compasso, não toca exatamente igual a sequência de notas da partitura, exceto se a música for muito simples. o que não acontece com o Vivaldi.
    O Metronomo ajuda a se integrar no tempo das batidas somente isto, pode e deve inicialmente se escutar mas o tempo todo ligado para mim não funciona e na verdade me tira a concentração.

    O metronomo até pode ficar ligado.
    Mas eu prefiro tocar sem o metronomo, que me irrita demais.
    O metronomo é uma base apenas para começar a contagem, deixar ligado durante a execução para mim é insuportável.
    Tem que seguir as notas musicais tocadas conforme a boa teoria, o bom metronomo fica dentro da cabeça.

    Bruttus
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    O Metronomo ajuda a se integrar no tempo das batidas somente isto, pode e deve inicialmente se escutar mas o tempo todo ligado para mim não funciona e na verdade me tira a concentração.

    O metronomo até pode ficar ligado.
    Mas eu prefiro tocar sem o metronomo, que me irrita demais.
    O metronomo é uma base apenas para começar a contagem, deixar ligado durante a execução para mim é insuportável.
    Tem que seguir as notas musicais tocadas conforme a boa teoria, o bom metronomo fica dentro da cabeça.

    Sim eu até entendo mas tipo como eu disse as notas ficam emboladas e se eu escutar junto com a partitura, eu nao vou conseguir ver se estou tocando clean e certo sabe.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bruttus

    post errado.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bruttus

    Escreveu:
    Sim eu até entendo mas tipo como eu disse as notas ficam emboladas e se eu escutar junto com a partitura, eu nao vou conseguir ver se estou tocando clean e certo sabe.

    Nos ensaios você pode alternar, deixando o canal da parte que você esta tocando mudo e só acompanhar no visual, como se estivesse só lendo e tocando a partitura (e visualizar junto também a tablatura, caso tenha dificuldades de leitura), e conforme a feitura da tablatura que pode ter outros instrumentos de acompanhamento tocando, se for o caso, e grave o áudio para analisar a sua evolução, escutar as partes que esta errando e ir tentando até conseguir um bom resultado.
    Um bom acompanhamento é melhor que o metronomo.
    O único jeito é treinar e treinar compasso por compasso até dominar a música por completo.

    De repente tem que se acostumar ensaiando músicas mais fáceis.
    Afinal o movimento da Tempestade do Inverno de Vivaldi exige muita virtuosidade que pode estar além da sua performance atual.
    Você tem que encontrar o seu próprio método de fazer isto mas começar com músicas mais fáceis para poder desenvolver a sua própria técnica.

    Escutei no You tube uma versão do Patrick solando, mas na questão de acompanhamento tá muito ruim, não tem harmonia.
    Conheço bem a obra de Vivaldi, mas esta versão do Patrick não faz Juz a obra, não me soou bem, também tá embolada.
    Não é porque ele toca rápido que toca bem.
    Pegue a partitura original é faça a sua própria versão, mas tente respeitar a dinâmica da música, coisa que o Patrick não soube fazer.

    Bruttus
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Bruttus
    · votar


    De repente tem que se acostumar ensaiando músicas mais fáceis.
    Afinal o movimento da Tempestade do Inverno de Vivaldi exige muita virtuosidade que pode estar além da sua performance atual.


    Voce saberia alguma outra música então para me recomendar que me ajude a melhorar o meu speed picking e a tocar as notas sem embolorar, tipo alguma música que seja também um exercício e também um desafio

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bruttus

    Isto é um gosto pessoal, que você mesmo tem que escolher.
    Escolha uma música que você goste e avalie o grau de dificuldade.
    Como você quer aprender e criar a sua própria técnica de fazer isto o ideal é começar por músicas que tenham grau de dificuldade menor que a sua habilidade atual.
    Pois além da velocidade de tocar, tem a compreensão da leitura, que quando mais rápida mais difícil é.
    E tem também um período de adaptação a leitura em tempo real no monitor de vídeo, que é diferente da leitura no papel.
    O Vídeo é melhor, mas cansa mais a vista, dependendo do caso as vezes o papel é melhor.
    Então tem que conciliar a velocidade que você toca , com a capacidade de leitura na mesma velocidade, pode ser que a sua capacidade de ler esteja bem abaixo da capacidade de tocar, seja partitura, sejam tablaturas.
    E não é só a velocidade o importante é tocar a nota no tempo certo.
    E para isto tem que buscar músicas lentas também.
    Para aprimorar a velocidade existem exercícios para isto, para tocar no tempo certo tem outros exercícios que passam por notas mais longas até as mais curtas, notas mais fortes e notas mais leves, do pianíssimo ao fortíssimo, para a música ter dinâmica.
    Vivaldi no seu tempo além de ser um dos melhores violinistas, era também um grande compositor, um dos grandes mestres do período barroco.
    Não penso só em velocidade, velocidade é consequência da perseverança e de bons exercícios que passam por partes mais sutis.
    Boa composição aliada a virtuosidade.
    Escute o movimento largo da mesma obra - Inverno movimento largo, que é uma outra peça que não é qualquer um que toca bem.
    Uma obra prima.
    Tai uma bela música para tentar, mas não pense que por ser mais lenta vai ser fácil tocar.
    E até hoje não é qualquer violinista que consegue tocar bem as suas obras, e a transposição para a guitarra também não é fácil.
    A parte que você tentou tocar representa uma tempestade com as suas nuances, que como já foi dito é de alta virtuosidade.
    E se você escuta a original clássica você percebe uma tempestade reproduzida nos instrumentos, que numa guitarra com um acompanhamento pobre fica impossível de representar.

    Bruttus
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Escute o movimento largo da mesma obra - Inverno movimento largo, que é uma outra peça que não é qualquer um que toca bem.
    Uma obra prima.
    Tai uma bela música para tentar, mas não pense que por ser mais lenta vai ser fácil tocar.
    E até hoje não é qualquer violinista que consegue tocar bem as suas obras, e a transposição para a guitarra também não é fácil.


    Nossa cara valeu mesmo, mas eu ainda não sei ler muito bem partitura, mas fiquei bem interessado pelas músicas do Vivaldi realmente elas são bem profundas e te deixam apegado a elas. Vou tentar estudar mais essa parte de partitura mesmo que eu acha meio chato hahaha mas até que o Vivaldi me deu uma encorajada. Teria algum outro músico que voce me indicaria com essa mesma pegada do Vivaldi mas que também não seja super impossivel de reproduzir? Desde já vlw

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Partituras
    A melhor forma de aprender notação musical é praticar, e digitar partituras num software especialmente produzido para isto.
    Tem o Musescore que é Free

    Um site que tem milhares de partituras:
    http://www.imslp.org/wiki/Category:Composers

    Timbre da Guitarra
    Me ocorreu que a causa do embolamento das notas pode estar no envelope do instrumento (ADSR - Atack, Decay, Sustain, Release).
    Assim tem que usar um filtro que pode incluir também "Hold".
    Como a música é muito rápida, se o sustain e o release estiverem com valores muitos altos, embola mesmo.

    Músicas
    Pesquise: Bach, Beethoven, Mozart, Albinoni, Handel e muito mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Metronomo Vivaldi tribute