amplitube para android - finalmente!

Autor Mensagem
SkyHawk
Membro
# fev/17
· votar


Buja
O blueboard é só para Apple, iphone, ipad e mac.

Eu uso no iPhone rodando amplitube, jamup e tonestack.

André-left-handed
Membro Novato
# mar/17
· votar


Alguem já usou um aplicativo chamado Andrig? se sim podem informar se funciona bem com o guitarLink? se comprando os presets funciona offline
vi alguns videos no youtube e achei interessante questao de timbre gostaram?

Buja
Veterano
# mar/17
· votar


André-left-handed
Engracado. Hoje a noite vou testar ele. Comprei um cabo OTG pra ver se presta. Qualquer coisa eu falo ou faço um review.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/17
· votar


Eu usava o amplitube no iphone 4 e com fone e ficava muito bom, no PC da muito ruido e o som fica abafado. tentei conectando cabo direto no PC e usando o guitar link, mas ficava muito ruido nos dois acabei parando de usar.

Buja
Veterano
# mar/17
· votar


André-left-handed
Voltei pra falar que fiz uns testes ontem, e pra postar minha impressão.
Testei o Andrig e o DrAmpFree.

Vou tentar resumir em pros e contras do que eu pude ver.

Pros:
1 - Testei no Android 4.2 (Tablet) e no 5.1 (Moto G). Ambos detectam o cabo OTG com guitar link sem problemas. A deteccao é rápida e sem complicação para os dois apps.

2 - O timbre deles é razoavel. Quer dizer, voce consegue coisa bem audivel assim como no pc. No caso do AndRig, ele tem uma saida mais potente que a saida no pc, e tem bem menos ruido. Nesse quesito o app ganha.

3 - Configuracao descomplicada e rapida. É plugar e tocar. Voce consegue colocar pedais e tirar do set com facilidade. Os parametros respondem bem, na hora, nao da lag e o principal de tudo que pra mim ganhou nota 9.9:
BAIXISSIMA LATENCIA. Esse sim da pra tocar facil.

Contras:
1 - O Guitar link consome MUITO a bateria. E como a gente pluga ele justamente na entrada USB, que tambem serve pra carregamento, fica sem opcoes de usar ele e carregar ao mesmo tempo. Resultado: pra brincar de noite dá. Pra ensaios ja acho que nao rola, a nao ser que leve o celular bem carregado e ele seja potente na bateria.

2 - No android 4.2, apesar de tudo ser detectado, o app nao sai som, nem na saida de som do guitar link, nem na saida de som do aparelho, nem nos fones. E nao da nenhuma mensagem de erro, nem de status nem nada.

3 - Os pedais, na sua esmagadora maioria são pagos. É barato, tipo coisa de 4 reais ou menos, no Andrig, mas sao pagos. Existem alguns presets prontos, que utilizam até um cadeia extensa de pedais, mas se nao os tiver, contente-se somente com os free.
No andrig eu so tinha free um amp (com drive, o clean é ruidoso), um noise gate e um auto-wah (que se adquire linkando e compartilhando o app no facebook).
Em um preset tinha um delay, e este sim achei maneiro. Delay bem longo, de uns 3 segundos.

4 - Nao sei como funcionaria o caso de um pedalboard bluetooth, sieke tem pra android. Mas nao vi opcao nenhuma de configurar esse tipo de coisa nos apps. Nem com cabo midi-usb nao acho que daria certo nao. Nisso o pc ganha. Voce querer uma pedaleira no celular e nao ter opcao de trocar os patches com o pe é ruim. So serve pra gravar track por track mesmo, ou bricar de noite sem ligar o amp.



Resumao. Dou nota 7 para os apps.
Servem pra brincar de noite sem ligar pc nem amp.
Serve pra ligar num churrasco numa caixa multiuso que tiver por la.
Serve pra tocar numa gig pequena, é uma simuladorzinho barato e pratico.

NAO serve pra ensaios. Gasta bateria demais pra manter o guitar link ligado.
NAO serve pra shows, de jeito nenhum. Alem da questão da bateria, fica faltando o switch nos pes.

E o principal. O timbre high gain é meio ruidoso. Nao é aquela coisa limpa e cremosa nao. Falta um pouco de sustain, nas minhas impressoes.
Talvez comprando os pedais, vou testar mais um pouco.

E o clean fica parecendo clean de les paul, mesmo na minha strato com cap da ponte e tone aberto. O clean é seco e fechado. Talvez pela falta de comprar os pedaiszinhos, como um compressor ou equalizer. Vamos ver.

Qualquer coisa faço o review completo, mostrando em video como conectar, como usar, como comprar os pedais, e se eu arrumar um pedalboard bluetotth, ai fica completo.

Buja
Veterano
# mar/17
· votar


Ah acabei de lembrar. Existe algumas opcoes de pedalboards genericos da AirTurn.

Credito para o makumbator que me deu essa dica esses dias.

Funcionam tanto para iOS quanto para android. So nao sei qual versao, mas como os apps parecem funcionar apenas da pi 22 pra cima, já se prepare pra ter android lollipop ou superior (a maioria hoje é).

Mas até agora nao vi opcao nenhuma, dentro de nenhum app que configure teclas. Tanto porque o bicho foi feito pra ser touch mesmo.
MAS, no entanto, entretanto e portanto, pode ser, que, o app responda a um teclado bluetooth comum. Pra isso eu teria que fazer um teste com um teclado normal bluetooth, desses de tablet mesmo.
O meu ta chegando do Aliexpress, e quando chegar faço um teste com ele pareado no bluetooth do aparelho e o usb com cabo otg.

Se responder a alguns comandos de tecla, (posso depurar isso no android studio tambem), a chance de responder a um pedalboard da AirTurn é grande. Ai me arrisco a comprar tambem.

Se um app desses responder a comandos do pedalboard bluetooth, a coisa ja melhora 1000%. Ai fico animado.

André-left-handed
Membro Novato
# mar/17
· votar


muito bom o resumo, eu liguei ele tmb no OTG num moto G mais deu latencia, acredito que é por causa do processamento já q é um moto g primeira geracao, não sei, mais é como vc mesmo falou pra estudar ou brincar em casa ta valendo.

Buja
Veterano
# mar/17
· votar


André-left-handed
Engracado. Pluguei no moto g 1 geracao tambem. Nao é processamento nao. O meu nao deu essa latencia toda. Voce usou o guitar link generico?

André-left-handed
Membro Novato
# mar/17
· votar


nada... usei o original mesmo eu n sei oq pode tar causando esse atraso todo,
e fora q depois q saio do programa tenho q reiniciar ele pq o som de midia some,
meu celular deve estar bugado kkk

Buja
Veterano
# mar/17
· votar


André-left-handed
So pode. Ou entao algum app rodando que ta avacalhando o treco. Meu moto g nao roda praticamente nada, so tem mesmo o normal de fabrica, uns 3 apps diferentes e o Andrig.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mar/17
· votar


Não adianta em android não roda legal independente do celular... no iphone uso amplitube com Irig 1 e fica perfeito! se for pra usar tem que ser apple ou comprar aquele Irig 2 que custa alguns dolares...

Buja
Veterano
# mar/17
· votar


Eu tenho tanto Apple quanto Google, mas não tive chance de pegar num original pra testar.
O quanto "melhor" o irig + iPhone roda contra o Android + guitar link?
Latência? Timbre? Como seria? Pra que eu possa avaliar o investimento, custo benefício

makumbator
Moderador
# mar/17
· votar


Buja
O quanto "melhor" o irig + iPhone roda contra o Android + guitar link?
Latência? Timbre?


Latência no IOS sempre foi historicamente menor que no Android. Sem contar que no IOS há uma miríade de aplicativos para música e guitarra (e muito melhores que o app do amplitube, diga-se de passagem).

O Irig HD é melhor que o normal (pois o comum se conecta na entrada do headphone, e tem um pouco mais de ruído que o HD, que se conecta na porta de dados).

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# mar/17 · Editado por: japaubatuba
· votar


Galera faz mt tempo q não toco e quero voltar!
Qual software vcs utilizam para gravar e editar?

Edit: P/ PC

makumbator
Moderador
# mar/17
· votar


japaubatuba
Galera faz mt tempo q não toco e quero voltar!
Qual software vcs utilizam para gravar e editar?


E aí? Beleza?

Não sei quando você parou, mas hoje o mercado de DAWs está bem mais difuso do que já foi antes (no passado eram poucas opções boas). Eu uso Cubase 9 pro, mas há vários outros: Studio One, Reaper, Bitwig, FL studio, Mixcraft, Ardour, além dos tradicionais Pro Tools, Sonar, Ableton, Digital performer, Nuendo, etc... e a lista continua.

Buja
Veterano
# mar/17
· votar


makumbator
mente menor que no Android. Sem contar que no IOS há uma miríade de aplicativos para música e guitarra (e muito melhores que o app do amplitube, diga-se de passagem).

Ta dando pra sentir isso na pele. Nao achei mais do que uns 4 apps de simulador pra android, sendo que somente 1 pseudo-prestou, que é o AndRig.

No caso vou a caça de um irig pra testar no iphone entao.

Pé de chinelo
Veterano
# fev/18
· votar


Pessoal, tenho um irig normal pra iOs que uso a uns 5 anos e sempre funcionou blz no iPad, hoje tentei plugar no meu celular samsung com o amplitube e fiquei sabendo que só roda na Irig UA, que tá 600 contos, muito cara comparada com a irig padrão

Pesquisando achei esse genérico aqui, FLANGER, alguém pra dar um review do produto?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-839237307-flanger-conversor-de -guitarrabaixo-para-android-igual-irig-_JM

Beto Guitar Player
Veterano
# fev/18
· votar


Pé de chinelo

Cara, nunca vi isso aí...
Mas já ouvi falar do cocozinho, pelo que entendi, a conexão é via P2 também...

Dá uma olhada nesse vídeo.


Vc já testou o Guitar Link? Será que não atende o que você quer?

SkyHawk
Membro
# fev/18
· votar


Pé de chinelo
O problema de interface para a amplitube no android é que a interface trabalha no processamento de audio. Isso foi feito pois as diferentes versōes do android impossibilitavam um padrão de software. Assim sendo, para rodar o amplitube no android, que eu saiba, só com a iRig UA mesmo.

Pé de chinelo
Veterano
# fev/18
· votar


Beto Guitar Player

Então, nesse vídeo ele tá mostrando o irig padrão que é o que eu tenho, e o irig HD, esses funcionam com o iOs. Tem esse outro modelo, iRig UA, que é específico pra Android, só que é 600 reais

Talvez o guitar link funcione com um adaptador usb pro celular, vou tentar

SkyHawk

O problema é o preço da iRig UA, acho q vou pegar essa flanger aí genérica mesmo e testar

Beto Guitar Player
Veterano
# fev/18
· votar


Pé de chinelo

Entendi brother, eu não sabia que existia um irig próprio para Android.

Sobre o Guitar Link, ele funciona somente em celular com possibilidade de usar OTG. Veja se seu celular tem essa função antes de comprar o Guitar Link.

Depois posta aqui se der certo, estou doido pra fazer isso, só não tenho money pra comprar as paradas...

Beto Guitar Player
Veterano
# mar/18
· votar


Pé de chinelo

Você testou o Guitar Link no Android?
Eu queria comprar, achei por uns 30 reais no ML, mas não sei se vai funcionar.
Meu celular tem funcionalidade OTG.

Pé de chinelo
Veterano
# mar/18
· votar


Beto Guitar Player

Fala velho, desculpa a demora aê, então, peguei um guitar link emprestado de um aluno e testei no meu samsung J5 e funcionou sim, mas somente no aplicativo 'Deplike', testei uns outros 4 apps em que não rolou, apesar do guitar link estar com o botão aceso e devidamente conectado.

Esse app é quebra galho, os sons não são excelentes, mas dá pra usar, fiz um preset lá que ficou razoável, pra usar em aulas assim é tranquilo, um setup super simples.

Esse Deplike aí é grátis, porém limitado, tipo amplitube, pra comprar são 8 reais pra usar 3 meses e a licença completa são 189 reais.

Buja
Veterano
# mar/18
· votar


Pé de chinelo
Éhhh, passado mais um ano e o anroid nao andou quase nada nesse quesito. Que pena!

Pé de chinelo
Veterano
# mar/18
· votar


Buja

Pois é, uma opção também é pegar um ipod touch aí usado na faixa de uns 200 reais e deixar ele só pra rodar o amplitube. Em termos gerais eu prefiro o celular android, mas pra fazer música o ios é melhor mesmo.

Beto Guitar Player
Veterano
# mar/18
· votar


Esse app é quebra galho, os sons não são excelentes, mas dá pra usar, fiz um preset lá que ficou razoável, pra usar em aulas assim é tranquilo, um setup super simples.

Pé de chinelo

Entendeu... Então, meu interesse é puro e unicamente voltado aos estudos. Cansei de estudar com a guitarra desplugada (tenho preguiça de ligar os pedais e o amp). Acho que vai servir pra mim.
Valeu!!

tomarock
Veterano
# fev/20
· votar


Galera, hoje em pleno 2020, apareceu alguma coisa legal custo benefício para conversor de guitarra Android, que rode satisfatoriamente ? Não preciso de um timbre maravilhoso. Só que rode decente.

mgustavo72
Membro Novato
# 30/jul/22 07:49 · Editado por: mgustavo72
· votar


Pessoal, a alguns meses vi um vídeo do CineAudioLab no youtube, sobre gravar áudio no celular, e segui a recomendação do canal e comprei um adaptador USB OTG para ligar minha interface no smartphone com Android.
Já vi nesse tópico que esse sistema operacional não é o ideal para mexer com áudio, mas alguém teve algum contratempo com esse adaptador?

Ocorre que dos aplicativos que uso apenas um (que é apenas editor de áudio) conseguiu reconhecer a interface, os demais (multipistas) não reconheceram.
* Com exceção do app que ele indicou, que reconheceu mas na prática não funcionou.

Grato!

Buja
Veterano
# 08/ago/22 17:00
· votar


Eu fiz uns testes com apps para android 5.0 (velho que nem existe mais) + guitar link, la nos idos de 2017, 5 anos atras. De la pra ca, nao sei se mudou muita coisa nao.

Sei que tem iRig pra android, e talvez em versoes mais novas do android agora, estamos no 11 ne, talvez ja tenha alguma coisa. Mas duvido que seja algo profissional ou pelo menos razoavel. Talvez ainda, nao sei ta, mas o que exista hoje, em 2022, seja apenas um pouco melhor do que tinhamos em 2017 pra android, ou seja, nada!

Eu ainda nao descobri alternativas que soem tao bem como o velho pedal ou pedaleira na frente do amp. Temos um monte de coisas digitais pra iOS e pc, e tudo soa muito bem. Mas pra android, isso até agora, se tem algo bom, to por fora.

mgustavo72
Membro Novato
# 10/ago/22 13:29 · Editado por: mgustavo72
· votar


Buja

É verdade, um smartphone mais novo pode ter mais melhorias! O meu comprei há uns 3 anos, o Android é versão 8.

* Também lembrei que na época das placas de som PCI precisava de configurar o áudio para 'full duplex', porém com as interfaces USB parece que aquilo foi excluído.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a amplitube para android - finalmente!