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xbenny Veterano |
# abr/15
Fala pessoal! me surgiu uma dúvida aqui!
em Dó maior por exemplo, podemos distribuir as funções da seguinte maneira:
I IIm IIIm IV V VIm VIIm(5b) C - Dm - Em - F - G - Am - Bm(5b)
Função Tônica: Iº, VIº e IIIº Função Subdominante: IVº e IIº Função Dominante: Vº e VIIº
se a escala fosse menor... a função mudaria? no caso da função tônica ela deixaria de ser nos Iº, VIº e IIIº graus?
vlws!
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rcorts Veterano |
# abr/15
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xbenny
Sim, no caso da menor natural o acorde que na maior seria o VIm passa a ocupar a função tônica (I grau). Logo, os demais acordes passam a ocupar outras funções.
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xbenny Veterano |
# abr/15 · Editado por: xbenny
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rcorts Saquei!! é mais fácil eu ver a escala relativa então por enquanto rsrs... ------------ Qual a diferença de uma música em Am pra uma em C? muda sonoricamente?? ou é so na teoria?
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LeandroP Moderador |
# abr/15
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xbenny
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/262880/
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xbenny Veterano |
# abr/15 · Editado por: xbenny
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LeandroP SHOW!!!! ------- essa nomenclatura do acorde diminuto está correta dessas formas?
m(5b) m(b5) º
é tudo a mesma coisa?
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Daniel_tecladista15 Membro Novato |
# abr/15 · Editado por: Daniel_tecladista15
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xbenny As duas primeiras nomenclaturas que você citou até poderiam ser usadas para cifrar tríades diminutas (F, 3m, 5d), mas estas não possuem uso prático.
Normalmente, usamos tétrades diminutas (F, 3m, 5d, 7d), logo a única cifra correta acima seria a última.
As cifras que eu conheço para acordes diminutos são: Xº (mais comum) Xdim (menos comum) Xº7 (incomum) Xm(b5,bb7) ou -5 no lugar do b5 (muito incomum)
---- Editando---- Lendo a sua pergunta no início do tópico, achei que minha resposta vai mais atrapalhar do que ajudar!!!
Veja só: Quando você cita o CH abaixo, ele está sendo mostrado com tríades e não tétrades. Nesse caso, o VII é um acorde diminuto Xm(b5).
I IIm IIIm IV V VIm VIIm(5b) C - Dm - Em - F - G - Am - Bm(5b)
Mas se fosse o CH em tétrades, o VII é um acorde meio-diminuto.
I IIm IIIm IV V VIm VIIm(5b) C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(5b)
Mas como eu já falei acima, a tríade diminuta não tem uso prático. Na maioria dos livros quando se referem a acorde diminuto, eles estão pensando em tétrades e não tríades.
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rcorts Veterano |
# abr/15
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xbenny
Muda um pouco pois ao se adotar o Am como função tônica os outros acordes passam a trabalhar em função dele.
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xbenny Veterano |
# abr/15
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Daniel_tecladista15 Entendi! ajudou muito a resposta! Mas não existe diferença então entre m(5b) ou m(b5)? se o CH fosse com tétrades eu poderia usar Xm7(5b) ou Xm7(b5), correto? eu sei que isto não tem uso prático mas é uma dúvida que eu sempre tive!
rcorts Saquei! vlw!! :D
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Daniel_tecladista15 Membro Novato |
# abr/15
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xbenny Mas não existe diferença então entre m(5b) ou m(b5)? O correto é m(b5) ou m(-5). É errado cifrar m(5b), apesar de você encontrar por aí desta forma.
se o CH fosse com tétrades eu poderia usar Xm7(5b) ou Xm7(b5) Mesma ideia acima.. É incorreto cifrar Xm7(5b).
Segundo as regras de cifragem e intervalos, o bemol e o sustenido devem vir na frente do grau. Por exemplo, #5, b9, bb7, #11, etc...
se o CH fosse com tétrades eu poderia usar Xm7(5b) ou Xm7(b5), correto? eu sei que isto não tem uso prático Isso tem uso prático!! Xm7(b5) é uma tétrade meio-diminuta (F, b3, b5, b7)
O que não tem uso prático é a tríade diminuta (F, b3, b5).
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xbenny Veterano |
# abr/15 · Editado por: xbenny
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Daniel_tecladista15 Entendi! mas como se lê isso então? menor com sétima e quinta bemol? Oque eu quis dizer de não tem uso prático é em relação a cifragem! Obrigado mais uma vez.
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rcorts Veterano |
# abr/15
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xbenny Entendi! mas como se lê isso então? menor com sétima e quinta bemol?
Dessa forma, ou pode-se ler também como acorde meio-diminuto.
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Daniel_tecladista15 Membro Novato |
# abr/15 · Editado por: Daniel_tecladista15
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xbenny Entendi! mas como se lê isso então? menor com sétima e quinta bemol? F#m7(b5) = Fá sustenido menor com sétima menor e quinta diminuta Ou, simplesmente, F# meio-diminuto.
Imagina o guitarrista do seu lado, ensaio rolando, ele ainda não pegou a música e você diz pra ele... o próximo acorde será um fá sustenido menor com sétima menor e quinta diminuta.... a música acaba antes de você terminar!!!! heheheheh
Abraços.
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xbenny Veterano |
# abr/15
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Daniel_tecladista15 HSUahsuahsuHSUA! verdade!
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rcorts Veterano |
# abr/15
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Daniel_tecladista15 O que não tem uso prático é a tríade diminuta (F, b3, b5).
Apesar de o mais comum ser o uso da tétrade do acorde diminuto, em algumas situações ele pode ser usado apenas como tríade.
Uma outra forma, menos convencional, é a utilização do power-chord com 5ª diminuta. No rock isso é muito comum e até um clichê entre guitarristas.
Ex.:
e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G--7---------------------------------------------------- D--6---------------------------------------------------- A--5---------------------------------------------------- E------------------------------------------------------
Da mesma forma, utiliza-se power chords com 5ª aumentada. Pelo fato destes acordes serem acordes sem 3ª, em tese isso não os caracteriza como diminutos ou aumentados, porém o efeito é bem interessante:
e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G--7---------------------------------------------------- D--8---------------------------------------------------- A--5---------------------------------------------------- E------------------------------------------------------
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