Jimi Hendrix - influências

    Autor Mensagem
    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15


    Bom dia, gostaria de falar um pouco com vocês sobre as influências do grande guitarrista Jimi Hendrix!
    Li recentemente o livro "Jimi Hendrix - a dramática história de uma lenda do rock". É claro que é impossível determinar com precisão as influências de um músico, pois mesmo que se perguntasse diretamente ao mesmo, ele não responderia com exatidão.
    Mas enfim, isto é uma parte dos músicos que acredito terem influenciado Jimi Hendrix:

    - Chucky Berry
    - Ray Charles
    - Muddy Watters
    - Buddy Guy
    - Bob Dylan

    Além de outros artistas contemporâneos de Blues, R&B e também um pouco do guitarrista Eric Clapton.

    O motivo da minha pesquisa é que eu gosto de buscar minha influências não apenas em meus músicos preferidos, mas sim nas influências dos mesmos.

    E aí o que acham? Mais alguém poderia me ajudar nessa pesquisa?

    Abraços!

    MMI
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Estudante eterno

    Começa do começo. Vou sugerir que leia o que um amigo daqui escreveu sobre Charlie Christian no blog dele.

    Aproveite o embalo e pesquise sobre Freddie Green da mesma época, o cara de maior "pegada" da história.

    Já é um bom começo...

    Gilberto Juba
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    T-Bone Walker

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    MMI

    Muito obrigado pela força! É bem complicado pesquisar tudo sozinho...
    Como estou no trabalho vou poder ler só mais tarde e ai lhe dou o feedback.

    Gilberto Juba

    Valeu velho, pesquisarei sobre este também!

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: Estudante eterno
    · votar


    Aproveitando o tópico. Como disse acima, eu procuro sempre pesquisar os músicos que gosto a fundo. Afim de conhecer suas influências e ouvir o que eles ouviam.
    Aqui no fórum há quem ache isso um exagero, já me falaram até que eu iria me tornar um "zé das pentas" por gostar entre outros de Hendrix, Eric Clapton e BB King hahaha, e ai o que acham?


    Abraços!

    Edit: Erros de português

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Estudante eterno
    Esqueceu do BB King, que influenciou e muito Jimi. Basta lembrar que ele toca duas dele no repertório "Hey Joe" e "Rock me Baby". Basicamente, o Jimi foi influenciado por todos os grandes "bluesman" anteriores a ele.

    Aproveitando o tópico. Como disse acima, eu procuro sempre pesquisar afundo os músicos que gosto a fundo. Afim de conhecer suas influências e ouvir o que eles ouviam.
    Aqui no fórum há quem ache isso um exagero, já me falaram até que eu iria me tornar um "zé das pentas" por gostar entre outros de Hendrix, Eric Clapton e BB King hahaha, e ai o que acham?


    Eu acho que você está no caminho certo, a pentatônica te dá as primeiras noções e ferramentas para que você possa criar musicalmente, seja no blues, seja em qualquer estilo. Então, pode cair de cabeça e viciar nela que você não vai se arrepender. Te aconselharia a ouvir um outro tipo de som que define bem o som de guitarra também, que é surf music, como The Ventures, Link Wray. Tem uma banda muito boa brasileira atual chamada The Dead Rocks, é bem bacana conhecer esse trabalho.

    boblau
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Rei das Pentas?

    Escuta David Gilmour....

    Quanto ao Hendrix, procure por Vic Flick. Foi meio um ˜professor˜ dele....

    ogner
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Estudante eterno
    Minha referencia é SEMPRE a penta, SEMPRE!!!

    \o/

    ogner
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: ogner
    · votar


    Estudante eterno
    Minha referencia é SEMPRE a penta, SEMPRE!!!

    \o/

    OLha aqui eu tocando uma penta com cara de escala "complicada"...Só penta!! ahuehauhueha!!!



    boblau
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    ogner

    tocou tudo....

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    MMI e Gilberto Juba

    Excelente artigo e excelentes músicos. É estranho como por mais que eu pesquise, parece que os verdadeiros tesouros ainda permanecem escondidos de mim.
    Com toda a certeza estes 2 que vocês citaram serão de grande importância para meu desenvolvimento, de verdade, muito obrigado!

    AtalaBukas

    Bem lembrado! BB king é realmente alguém para se ouvir.
    Vou pesquisar sobre os estilos e a banda que sugeriu e lhe dou o feedback, obrigado!

    boblau

    Na verdade seria "Zé das pentas", no sentido pejorativo mesmo, hahaha!
    Opa, David Gilmour eu já escuto, é muito bom! Vou pesquisar sobre o Vic Flick e lhe falo o que achei, obrigado pelas dicas!

    ogner

    Realmente, pentatônica é usada em tudo que é estilo, vou ter que esperar chegar em casa para poder ver o som que você postou, depois lhe falo o que achei, valeu, abraço!


    Obrigado a todos pela força!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Estudante eterno
    iria me tornar um "zé das pentas"


    Foi eu que falei isso. Se tu focar demais em determinados músicos de um mesmo genero e não descobrir algo que te diferencie, tu vai virar um Zé das penta mesmo. E não tem problema nenhum nisso, quando eu falo Zé das penta é pra por um pouco de humor. Ninguém precisa revolucionar nada pra ser um bom musico.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    cafe_com_leite

    Não me lembrava de quem era, haha!
    Faz sentido, eu escuto bastante mas não exclusivamente este estilo. Usarei como conselho.

    E aproveitando que você está por aqui, próximo estilo do Ray Charles, conhece mais alguém? Eu gosto pra caramba das músicas dele, e é um dos poucos que eu escuto "fora do Blues".

    Abraço.

    JJJ
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Estudante eterno
    se perguntasse diretamente ao mesmo, ele não responderia com exatidão.

    Acho que ele não responderia nada... :/

    Agora, sério... Creio que ele tenha pelo menos ouvido muito Roy Orbison e Scotty Moore e com certeza bebeu algo dos grandes do blues, como BB King, Albert King, Freddy King (chega de King... rs), Buddy Guy, John Lee Hooker, etc.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    ogner

    Curti bastante seu som! A forma como você usou a penta a fez soar bem "complexa". Parabéns!

    JJJ

    É verdade, infelizmente não dá mais pra perguntar...
    Valeu pelas indicações, irei verificar!

    Luke Strat
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Além desses que vc citou, uma grande influência do Jimi foi Curtis Mayfield, ele bebeu bastante dessa fonte, os lances funkeados e cheio de double stops do Hendrix têm muito a ver com o jeito de tocar do Curtis!!
    Muito da atitude dele tbm veio do Rei do Rock Elvis Presley, ele sempre mencionava Elvis como uma grande influência, aliás, fico triste dos dois não terem se cruzado, eu fico imaginando como seria a fusão dos dois, principalmente na carreira do Elvis nos anos 70 que foi musicalmente falando a mais rica!!!
    Outra pessoa que influenciou ele foi Little Richards, do qual ele foi sideman, tanto pela postura enérgica nos palcos, figurino, e o próprio Jimi disse que sempre imaginava a sua guitarra soando como a voz do Little Richards!!!
    Jimi bebeu de muitas fontes, é notório que ele era um mega conhecedor não só do blues como da música negra em geral, ele conseguia soar soul, blues e tinha conhecimento de harmonias mais elaboradas, por exemplo, na música Purple Haze ele construiu o solo em modo Dórico, já em If 6 Was 9 ele explora intervalos de escalas naturais maiores de forma bastante incomum. Talvez ele não usasse todas essas nomenclaturas, porém ele tinha muita convicção do que estava fazendo, aliás, convicção e domínio era o que ele mais tinha!!!
    Têm uma entrevista dele que o entrevistador pergunta se ele teve um professor de música, e ele responde que teve mais de 30 hehehe, e explica que quando jovem ia em muitos shows, e sempre perguntava e dava um jeito de roubar umas informações e dicas dos músicos no qual ele assistia, e um deles era B.B. King, no qual o mesmo já afirmou isso, dizendo que toda vez que tocava em Seattle via o Jimi na primeira fileira dos shows e sempre o via tbm após o show conversando com os músicos e com o próprio B.B. King.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jimi Hendrix - influências