Dúvida sobre o tom de "Ovelha Negra" (Rita Lee)

Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/15

Moçada, estou com uma dúvida. Estava eu tirando esta música ontem e me deparei com uma cifra cujo tom é A. Entendi que esta cifra é da versão acústica, mas eu estava tirando a versão original do disco Fruto Proibido:

Minha dúvida é: o tom desta versão original é D?

Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar

erico.ascencao
    O tom original dessa música é D mesmo e ouvindo essa gravação do álbum Fruto Proibido soa para mim como na tonalidade de D também.

Mas só testando no instrumento para me certificar. Mas tenho quase certeza que está em D mesmo.

Testa aí a sequência D G.... A
    Refrão: G Bm Bb F C G A

JJJ
    Veterano
    # abr/15
    · votar

Provavelmente desceram alguns tons aí pra ela conseguir cantar hoje, mas a original é D mesmo.

EduJazz
    Veterano
    # abr/15
    · votar

erico.ascencao

Ao que me consta é D mesmo.

No mais, bela escolha. Essa música tem um dos solos mais bonitos da história do rock nacional!

Salve Luis Carlini!

erico.ascencao
    Veterano
    # abr/15
    · votar

Daniel_tecladista15

É cara, mudando o tom da música pra D no Cifras aparece esta sequência mesmo.

EduJazz

Fiz um videozinho pra esta música, mas só vou lançar no fim de semana :P

thmenezes_RJ
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: thmenezes_RJ
    · votar

EduJazz
    No mais, bela escolha. Essa música tem um dos solos mais bonitos da história do rock nacional!

Salve Luis Carlini!

Isso!!!
    Infelizmente, a remasterização que foi feita quando passaram esses discos para cd foi uma das piores que eu já ouvi. Capaz de já terem refeito isso, pois tenho o CD faz tempo, mas infelizmente na versão que eu possuo, fizeram um trabalho péssimo de remasterização...

edit: que aliás, é essa versão mesmo que está no tópico. Reparem que o solo some de vez em quando na hora do "pan" do estéreo, e tem variações esquisitas de volume na música. Trabalho porco, pra uma obra genial, pra mim um dos maiores discos do rock mundial, e que merecia um cuidado especial no tratamento.

EduJazz
    Veterano
    # abr/15
    · votar

thmenezes_RJ

Por essas e por outras eu agradeço minha mãe por ter mantido sua coleção de vinis.

Esse aí ta intacto!

Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar

EduJazz
    thmenezes_RJ

Música de muito bom gosto em todos os aspectos!! Solo, letra, harmonia.

Essa música merece até uma discussão se no refrão há uma mudança de tom para F maior ou se aqueles acordes aparecem ali apenas como empréstimo modal. Mas acho que isso é assunto para outro tópico para não desvirtuar o tópico do colega erico.ascencao.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/15
    · votar

Minha banda faz uma versão dessa música em Lá (A).

Lelo Mig
    Membro
    # abr/15
    · votar

Mauricio Luiz Bertola

Seja em Ré (original), em Lá, ou na casa dukapeta.......é um musicão!....hehe.

erico.ascencao
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: erico.ascencao
    · votar

thmenezes_RJ
    Reparem que o solo some de vez em quando na hora do "pan" do estéreo, e tem variações esquisitas de volume na música.

Pensei que fosse de propósito... até tinha pensado em usar um reverb em que eu mudasse o mix pra 100%, pra dar o efeito de só sair a reverberação e sem o sinal não-processado da guitarra.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/15
    · votar

erico.ascencao
    thmenezes_RJ
    Isso ocorre na versão em CD, pois em vinil (eu tenho!), não acontece...
    Abçs

erico.ascencao
    Veterano
    # abr/15
    · votar

Mauricio Luiz Bertola
    thmenezes_RJ

Bom, então parece um erro mesmo. O solo de Esse Tal de Roque en Rou tem um efeito de pan dinâmico muito foda que soa direitinho. Parece que eles quiseram fazer algo do gênero em Ovelha Negra e cagaram na masterização digital.

erico.ascencao
    Veterano
    # abr/15
    · votar

Independente da remasterização questionável, este disco foi muito bem gravado para os padrões da época aqui no Brasi. Acho inclusive que ele foi gravado fora, confere?

erico.ascencao
    Veterano
    # abr/15
    · votar

Bom moçada, tá aí o vídeo: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/321475/

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvida sobre o tom de "Ovelha Negra" (Rita Lee)