pedrovishuddah Veterano |
# dez/14
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1. O que é: - Isto é um estudo de Visualização. - Combina visualização Vertical e Horizontal da escala Pentatónica. - Simultaneamente estamos a trabalhar técnica e Vocabulário.
2. Pré requisitos: - é boa ideia já ter trabalhado a digitação da escala pentatónica nas 5 posições, bem como, antecipadamente já ter trabalhado apenas visualização vertical e posteriormente, visualização horizontal da Pentatónica. - Saber aplicar semicolcheias e Tercinas. - Palheta Alternada
3. Conceitos/Objectivos: - Neste estudo estamos a usar: - Pentatónica 2 nps - Visualização Vertical + Visualização Horizontal - Semicolcheias e tercinas. - String Skip (Salto de Corda)...Desafio na Visualização e em termos técnicos...Traz Precisão.
Nota - No último compasso, na parte do “String Skip” há uma espécie de Polirritmia implícita, pois estamos a tocar um padrão Melódico de 4 notas com um feel de tercinas...ou seja, estamos ritmicamente (e melódica) a tocar 3 notas contra o padrão “natural” de 4 notas. Isto pode ser um desafio...tanto em termos de percepção rítmica/Melódica, como em termos técnicos...isolem este pedaço até o dominarem e depois enquadrem-nos no resto do estudo. - Estamos a tocar em toda a extensão do braço, usando todas as posições da pentatónica. Esse é um conceito importante que devem aplicar...se tiverem um exercício só numa posição, expandam-no para todas as posições em toda a tessitura do instrumento.
4. Notação Musical: - Uma dica quanto à forma como escrevi o estudo...estou a usar modulação métrica, ou seja, há mudanças de compassos...não se preocupem...o objectivo é apenas o de discriminar os movimentos/visualização vertical e horizontal , para serem mais fáceis de visualizar na tab. Continuamos a tocar em 4/4.
5. Things to do 5.1 - A primeira sugestão é a de transpor o estudo. 5.2 - Ver a parte II do estudo. 5.3 - Estou a tocar num contexto de “Blues menor”, com uma BT da BluesJamtracks (BBKing)...mas se aplicarmos pentatónicas de substituição, podemos ter algo bem mais “sofisticado” em termos Melódicos/Harmónicos. Experimentem: (Óbvio) Dm Penta(F) over F – F Jónico (T, 2, 3, 5, 6) Dm Penta over Dm – Dm (T, b3, 4, 5, b7) Dm Penta over D7 - DAltered (T, 4, 5, b7, #9) D7#9
Dm Penta over Gm – G Dórico (T, 5, b7, 9, 11) Gm7, Gm9, Gm11 Dm Penta over Eb – Eb Lidio (3, 7, 9, #11, 13); EbMaj7, EbMaj7#11 Dm Penta over Bb – Bb jónico (3, 5, 7, 9, 13); BbMaj7, BbMaj9 Dm Penta over Cm – C Dórico (T, 5, 9, 11, 13); Cm6, Cm9, Cm11 Dm Penta over G7 – G Mixólidio (T, 4, 5, b7, 9); G7sus4 ,G9 Sound Dm Penta over C7 - C Mixólidio (T, 4, 5, 9, 13); Csus4, C7sus4, C9, C7, C13 5.4 - Por último, com base nestas ideias (e não só...) desenvolvam os vossos próprios estudos! A ideia é percorrer o máximo de caminhos no estudo, para que não haja limitação física (Visualização e Técnica) para a música que ouvem dentro da vossa cabeça! Sendo que, podem ser criativos a estudar, estudando sempre material “novo”...pode ser que saia uma ideia para uma música, riff, lick ou frase para aplicar numa improvisação/composição.
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